Mobilidade e pos-doc

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
druano
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quarta mar 08, 2006 2:21 pm
Localização: Universidade do Minho

Mobilidade e pos-doc

Mensagem por druano »

Muito embora o meu doutoramento só acabe no último trimestre do ano, lá terei que submeter a candidatura de pos-doc até final do mês...

Mas tenho uma dúvida:
Na prática vou mudar de instituição mas havia a hipótese de manter colaboração com a antiga instituição e orientadora de forma a pedir uma bolsa mista. Alguém sabe se no caso de haver 2 instituições/orientadores envolvidos e um deles ser o mesmo do doutoramento, também se é penalizado por “falta de mobilidade”?

Será que alguém me pode esclarecer?
Obrigado,

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Olá Druano,

acho que sim, que se é penalizado nessa situação.

David
P.S: se puderes coloca alguma informação no teu perfil
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

druano
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quarta mar 08, 2006 2:21 pm
Localização: Universidade do Minho

Mensagem por druano »

Só para clarificar, que acho que talvez não tenha ficado bem explicito: o meu doutoramento foi feito em Portugal e o pós-doc vai (se for aceite) ser na Holanda. Mas como me informaram que a FCT tem cortado nas bolsas exclusivamente no estrangeiro (dado não haver estatísticas, não sei se é mito urbano) estava a pensar numa solução.
O que é que acham? Concorro com a instituição estrangeira só ou ponho a instituição/orientador antigo, correndo o risco de ser penalizada?


Se ao menos a FCT clarificasse estas nuances devidamente, sempre era mais fácil.
Dina

PS: Pronto, já tenho o perfil mais compostinho.

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Olá Dina,

Não sei se leste os critérios para atribuição de bolsas para 2004 e 2005?
(http://www.bolseiros.org/documentos.htm)

http://www.bolseiros.org/pdfs/criterios-bolsas2004.pdf
http://www.bolseiros.org/pdfs/criterios-bolsas2005.pdf

Diz claramente "mantêm como responsável pelo Pós-Doutoramento o supervisor de Doutoramento;". Julgo que terás alguma penalização sempre por aqui. Agora o que perguntas é se mesmo assim compensará por ser uma bolsa mista em vez de totalmente no estrangeiro?
Como dizes não é certo que as bolsas totalmente no estrangeiro estejam a ser cortadas. Portanto não há caminho certo. Pessoalmente diria que tentava que fosse mista a bolsa no caso de haver manifesto interesse em termos de programa de trabalhos e competências. Eventualmente se o alguém outro da mesma instituição que não o orientador de doutoramento ficasse responsável pelo pós-doc seria melhor para a candidatura.

David

P.S: o perfil ajuda a facilitar a conversa ;-) Desculpa ter-te chamado druano antes mas não sabia como te tratar.
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Paulo J. N. Silva
Sócios
Sócios
Mensagens: 362
Registado: segunda mai 17, 2004 11:57 am
University/ Institute: Ansiao
Localização: Ansiao

Re: Mobilidade e pos-doc

Mensagem por Paulo J. N. Silva »

druano Escreveu:Muito embora o meu doutoramento só acabe no último trimestre do ano, lá terei que submeter a candidatura de pos-doc até final do mês...

Mas tenho uma dúvida:
Na prática vou mudar de instituição mas havia a hipótese de manter colaboração com a antiga instituição e orientadora de forma a pedir uma bolsa mista. Alguém sabe se no caso de haver 2 instituições/orientadores envolvidos e um deles ser o mesmo do doutoramento, também se é penalizado por “falta de mobilidade”?

Será que alguém me pode esclarecer?
Obrigado,
Ola

A mobilidade positiva e do estrangeiro para Portugal, nao o contrario.
Tambem importante e a mudanca do tema de trabalho, ou seja o pos-doc nao ser uma continuacao do doutoramento. Pelo menos foi assim em 2002.

Paulo

Responder