Como concorrer a uma Bolsa de doutoramento?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Garfield
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: quarta fev 22, 2006 10:32 am
Localização: Universidade da Beira Interior

Como concorrer a uma Bolsa de doutoramento?

Mensagem por Garfield »

Pretendo concorrer pela 1ª vez à bolsa de doutoramento.
Como a maioria neste forum já é veterna será que me podem enumerar a documentação necessária e qual o "truque" para o sucesso? :wink:

Muito muito obrigado.

Renata Benavente
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 53
Registado: terça jan 24, 2006 10:23 am
Localização: FPCE - Universidade de Lisboa

Mensagem por Renata Benavente »

Garfield,


O melhor é ires ao site da FCT para confirmares os prazos de candidatura e documentos a apresentar. :lol:

Relativamente às possibilidades de atribuição da Bolsa, parece-me que podem variar de ano para ano.

Os factores que foram considerados no concurso do ano passdo foram: o merito do candidato, o mérito do projecto de investigação e o mérito da instituição de acolhimento.

Em relação ao primeiro ponto, para além das habilitações académicas que tens, podes sempre melhorar o teu perfil tentando publicar alguma coisa ou apresentando trabalhos em encontros científicos. Parece-me que ter o grau de Mestre é fundamental...

Relativamente ao 2º critério, talvez seja boa ideia reunires com os teus futuros orientadores para delinearem um projecto interessante, bem fundamentado na literatura!


E por fim, escolhe uma instituição de acolhimento cientificamente reconhecida e onde sintas que poderás vir a trabalhar com tranquilidade e apoio.

Boa sorte!! :D


Renata
Renata Benavente

Responder