Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Perguntas / Apoio ao Bolseiro

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: SSV-cessação após 1 ano sem pagamentos
 Mensagem Enviado: Sexta Maio 10, 2019 6:52 pm 
recém-chegado
recém-chegado

Registado: Sexta Maio 10, 2019 6:22 pm
Universidade/ Instituto: IPMA
Olá,

Durante os últimos dois anos não fiz os pagamentos do SSV, andei na duvida entre sair ou esperar pelo resultado dos "prepavs".
No inicio deste finamente fui contratado, hoje os RH dissera-me para meu espanto que não me conseguiam inscrever na segurança social porque ainda tinha o SSV activo. fui a segurança social directa e tenho la uma carrada de pagamentos por fazer em que a soma da 3400€.

Mas segundo o guia do ssv :
O enquadramento cessa:
 Em qualquer momento, a requerimento do beneficiário
 Se o beneficiário passar a estar abrangido por regime obrigatório de proteção social
 Quando se verificar a falta de pagamento das contribuições por período superior a 12 meses.
A cessação do enquadramento produz efeitos a partir:
 Do mês em que foi apresentado o respetivo requerimento
 Do mês seguinte àquele a que diz respeito a última contribuição paga.

Isto não me devia estar a acontecer
já liguei para lá e basicamente disseram me tinha que tinha que mandar um mail ou ir a um centro de atendimento

Amanha vou tentar a minha sorte na loja do cidadão das laranjeiras

Alguém já passou por esta situação ? como resolveram?

Obrigado

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: SSV-cessação após 1 ano sem pagamentos
 Mensagem Enviado: Sexta Maio 10, 2019 8:13 pm 
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Registado: Sexta Jul 29, 2005 10:06 am
Olá.
Tenho conhecimento de colegas que "resolveram" o SSV dessa maneira, basicamente deixando de pagar após o fim da bolsa, penso que por desconhecimento e pelo "engano" da palavra "voluntário" (pois só significa que a adesão é voluntária, mas após aderir e até cancelar o pagamento é obrigatório), mas já foi há uns anos e os procedimentos vão mudando com os governos, novas direcções, etc.
De qualquer modo, penso que te deves "agarrar" a isso - por um lado pensavas que já não tinhas de pagar (porque acabou a bolsa? porque achavas que o pagamento era voluntário? por causa dessa norma da cessação automática ao fim de um ano? Vê o que se enquadra e te faz mais sentido) e por outro há essa cláusula da cessação automática do enquadramento ao fim de um ano sem pagar.

Possivelmente há alguma margem de manobra dos funcionários, por não ser uma situação muito bem definida e o SSV ser algo com muito poucas adesões comparando com os regimes "gerais" do trabalho, pelo que penso que se um funcionário te disser que não podes sempre tentar ir a outro lugar e ser atendido por outro para ver se a resposta muda.

Boa sorte, que tudo se resolva.

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: SSV-cessação após 1 ano sem pagamentos
 Mensagem Enviado: Sexta Maio 10, 2019 8:27 pm 
investigador em formação
investigador em formação

Registado: Quarta Fev 09, 2011 11:40 pm
Universidade/ Instituto: Univ. Coimbra
Há uns anos, quando estive alguns meses sem receber entre duas bolsas, também "deixei andar" no que toca ao SSV. Depois, quando me deparei com a dívida à SS, felizmente bastou-me justificar que não tinha sido bolseiro nesse periodo, com contratos e declarações da FCT a mostrar datas de inicio e fim, e a SS cancelou-me a dívida 8)

Resposta com citações  

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 

Índice do Fórum » Geral » Perguntas / Apoio ao Bolseiro

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Google [Bot] e 13 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: