Bolsa BDE - datas de início de bolsa e permanência

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
leonor_nc_reis
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: domingo fev 24, 2019 12:14 pm
University/ Institute: Sapienza Università di Roma - Dipartimento di Filosofia

Bolsa BDE - datas de início de bolsa e permanência

Mensagem por leonor_nc_reis »

Bom dia,

Estou a candidatar-me a uma bd no estrangeiro e estou com uma dúvida no campo das datas....o doutoramento é de 3 anos, e portanto concebi o meu programa de trabalhos e o respectivo cronograma no sentido de o completar em 3 anos, mas só no final desses 3 anos, que na verdade são 38 meses porque a entrega da tese é só em dezembro), é que sei se sou admitida a exame final ou se tenho de ficar mais um ano para corrigir a tese...ou seja, o meu plano de trabalho só contempla 38 meses, mas mesmo que a tese seja aceite no final desse tempo, ainda tenho de lá ficar para defender a tese...o que é que me aconselham a fazer??

Obrigada

Ana_Augusto
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 25
Registado: terça jul 18, 2017 12:00 pm
University/ Institute: MARe

Re: Bolsa BDE - datas de início de bolsa e permanência

Mensagem por Ana_Augusto »

Olá Leonor,
o melhor é candidatar-se para os quatro anos, apenas tem de indicar o número máximo de meses permitidos. Assim sabe que caso algo corra mal tem um ano extra (3+1), caso contrário a FCT não tem permitido renovações para além de 3 anos quando os candidatos apenas indicaram 3 anos.
Também estou matriculada numa instituição estrangeira e coloquei 4 anos.
Espero ter ajudado, cumprimentos.

leonor_nc_reis
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: domingo fev 24, 2019 12:14 pm
University/ Institute: Sapienza Università di Roma - Dipartimento di Filosofia

Re: Bolsa BDE - datas de início de bolsa e permanência

Mensagem por leonor_nc_reis »

Ana, muito obrigada pela resposta.
De facto os 4 anos parece-me a opção mais segura.

JJTT
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 29
Registado: quarta fev 06, 2019 5:59 pm
University/ Institute: FADEUO

Re: Bolsa BDE - datas de início de bolsa e permanência

Mensagem por JJTT »

Já agora, meio relacionado...

A duração da bolsa tem de ser 36 ou 48 meses? Ou posso solicitar 40 meses, por exemplo?

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Bolsa BDE - datas de início de bolsa e permanência

Mensagem por spca »

JJTT Escreveu:Já agora, meio relacionado...

A duração da bolsa tem de ser 36 ou 48 meses? Ou posso solicitar 40 meses, por exemplo?
Se o formulário não impedir colocar 40 meses, penso que não haverá problemas. Mas pegando nas intervenções anteriores, se em 40 meses não tiver terminado provavelmente não vão deixar continuar, mas se acabar antes ninguém se incomodará que a bolsa pare antecipadamente, pelo que a meu ver mais vale pedir logo os 48 meses. A probabilidade de obter bolsa com 36 ou 48 ou 40 meses à partida será a mesma...

Boa sorte.

Toaki
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: sexta mar 02, 2018 10:57 am
University/ Institute: UMinho

Re: Bolsa BDE - datas de início de bolsa e permanência

Mensagem por Toaki »

Uma questão offtopic, mas ao mesmo tempo relacionada, pois como estão a usufruir de uma BDE sabem melhor do que ninguém:
- Uma BD no estrangeiro obriga a permanência anual 100% no estrangeiro? Ou posso vir a portugal e ficar cá alguns períodos? Que documentação a FCT pede quanto à permanência, são muito exigentes?

Contexto: quero candidatar-me a BD, mas quero que o grau seja conferido por uma instituição estrangeira porque enriquece o currículo. Estava a pensar orientação noutro país (talvez Canadá ou Espanha, já tenho contacto com orientadores de ambos e são portugueses) e co-orientação em portugal. Para além disso o valor da bolsa é muito superior à BD nacional, também me atrai.

O meu problema: a minha esposa está a efetuar uma especialização, com a possibilidade de pedir que a mesma seja realizada numa instituição estrangeira durante 2 anos. O plano era eu me candidatar a BD no estrangeiro, caso fosse positivo ela pedia transferência. Mas e se ela não consegue a transferência ou não consegue os 2 anos fora? Dá para alterar a BDE a meio do campeonato e pedir que se torne mista, obtendo o grau no estrangeiro mas permanecendo mais em portugual? Ou posso continuar no estrangeiro com BDE caso a FCT não peça documentação comprovativa da residência, mas permanecer mais tempo em portugal, realizando as reuniões com o orientador via skype e viajando ao país anfitrião apenas quando necessário?

Obrigado

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Bolsa BDE - datas de início de bolsa e permanência

Mensagem por spca »

Toaki Escreveu:
terça fev 11, 2020 1:32 pm
Uma questão offtopic, mas ao mesmo tempo relacionada, pois como estão a usufruir de uma BDE sabem melhor do que ninguém:
- Uma BD no estrangeiro obriga a permanência anual 100% no estrangeiro? Ou posso vir a portugal e ficar cá alguns períodos? Que documentação a FCT pede quanto à permanência, são muito exigentes?

Contexto: quero candidatar-me a BD, mas quero que o grau seja conferido por uma instituição estrangeira porque enriquece o currículo. Estava a pensar orientação noutro país (talvez Canadá ou Espanha, já tenho contacto com orientadores de ambos e são portugueses) e co-orientação em portugal. Para além disso o valor da bolsa é muito superior à BD nacional, também me atrai.

O meu problema: a minha esposa está a efetuar uma especialização, com a possibilidade de pedir que a mesma seja realizada numa instituição estrangeira durante 2 anos. O plano era eu me candidatar a BD no estrangeiro, caso fosse positivo ela pedia transferência. Mas e se ela não consegue a transferência ou não consegue os 2 anos fora? Dá para alterar a BDE a meio do campeonato e pedir que se torne mista, obtendo o grau no estrangeiro mas permanecendo mais em portugual? Ou posso continuar no estrangeiro com BDE caso a FCT não peça documentação comprovativa da residência, mas permanecer mais tempo em portugal, realizando as reuniões com o orientador via skype e viajando ao país anfitrião apenas quando necessário?

Obrigado
Olá.
Não creio que seja a pessoa ideal para te responder, mas na ausência de outras respostas...
Antes de mais, uma nota para outras pessoas que possam ler este post: Aqui está-se a referir a Bolsa de Doutoramento no Estrangeiro (e NÃO a Bolsa de Doutoramento em Empresa, a que normalmente a sigla BDE remete).
Toaki Escreveu:
terça fev 11, 2020 1:32 pm
- Uma BD no estrangeiro obriga a permanência anual 100% no estrangeiro? Ou posso vir a portugal e ficar cá alguns períodos? (...)
Deixo um parágrafo da página do concurso em construção (fonte: https://www.fct.pt/apoios/bolsas/concur ... 0.phtml.pt)
O programa de trabalhos poderá decorrer integralmente ou de forma parcial numa instituição nacional (bolsa no país ou bolsa mista, respetivamente), ou decorrer integralmente numa instituição estrangeira (bolsa no estrangeiro).
Toaki Escreveu:
terça fev 11, 2020 1:32 pm
O meu problema: a minha esposa está a efetuar uma especialização, com a possibilidade de pedir que a mesma seja realizada numa instituição estrangeira durante 2 anos. O plano era eu me candidatar a BD no estrangeiro, caso fosse positivo ela pedia transferência. Mas e se ela não consegue a transferência ou não consegue os 2 anos fora? Dá para alterar a BDE a meio do campeonato e pedir que se torne mista, obtendo o grau no estrangeiro mas permanecendo mais em portugual? Ou posso continuar no estrangeiro com BDE caso a FCT não peça documentação comprovativa da residência, mas permanecer mais tempo em portugal, realizando as reuniões com o orientador via skype e viajando ao país anfitrião apenas quando necessário?
Eu creio que se o teu orientador aprovar essa mudança para bolsa mista e o declarar à FCT, e tu encontrares quem te aceite por cá, não é impossível que a FCT autorize. Mas penso que não é uma coisa com que possas estar a fazer planos à partida... E nos períodos em que estiveres cá a bolsa passa a bolsa nacional.
Quanto a continuar com bolsa no estrangeiro e não dizer nada à FCT e estar em Portugal e fazer tudo por Skype... O teu orientador teria de ser teu cúmplice, e declarar à FCT que estiveste sempre lá (ou pelo menos não dizer nada), e a tua instituição também, quando pedires a renovação da bolsa todos os anos. Possivelmente não estarão dispostos a isso, especialmente a prestar falsas declarações reiteradamente. E se fores "apanhado" penso que podes ser acusado de fraude. Penso que não é impossível mas é arriscado e mais uma vez penso que não podes estar a "contar" com isso à partida.

Boa sorte e boas decisões.

Responder