Extensão de Bolsa de Doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
elopes
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: domingo fev 17, 2019 7:21 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Extensão de Bolsa de Doutoramento

Mensagem por elopes »

Boa tarde,

Recentemente informaram-me que é possível pedir a extensão da duração das bolsas de doutoramento financiadas pela FCT além dos 3/4 anos normais de bolsa, contudo, após ter pesquisado no site da FCT não encontrei nenhuma menção a este assunto. Alguém sabe se esta situação é possível?

Muito Obrigado

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Extensão de Bolsa de Doutoramento

Mensagem por spca »

Olá.

Que eu saiba, não há extensão de bolsas de doutoramento além do período inicialmente previsto. Antigamente a FCT deixava, no caso de bolsas que tivessem tido no seu plano de trabalhos menos que os 48 meses máximos, renovar novamente até ao máximo dos 48 meses, mas creio que já não o permite. Para tal o bolseiro devia dirigir-se à FCT pedindo mais uma renovação acompanhado dos pareceres do orientador e instituição, como no caso das renovações anteriores.

Dá-me a sensação que talvez possas estar a confundir com a Extensão e Prorrogação de bolsas de pós-doc no âmbito do Decreto-Lei nº 57/2016 e Lei nº 24/2018, que se aplica apenas a bolsas de pós-doc ou de bolseiros já doutorados há mais de 3 anos (enquanto os contratos previstos no Decreto-Lei nº 57/2016 não estavam prontos, uma vez que o processo se atrasou, foi concedida essa Extensão e Prorrogação para as bolsas que entretanto tinham acabado ou viessem a acabar, extensão essa que terminou ou virá a terminar com o início desses contratos). No entanto, repito, isto destina-se a bolseiros já doutorados há mais de 3 anos e que estejam abrangidos pelo Decreto/Lei 57/2016. Podes ler mais sobre isso em https://www.fct.pt/apoios/contratacaodo ... a.phtml.pt
Boa sorte para o teu trabalho.

Responder