Dúvidas Gerais

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
stracc
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: sábado nov 24, 2018 9:52 pm
University/ Institute: FCT

Dúvidas Gerais

Mensagem por stracc »

Olá, gostaria de colocar as seguintes questões:
- Só poderei candidatar-me a uma bolsa da FCT após ser aceite para um doutoramento numa universidade certo?
- Caso não consiga bolsa posso ir tentando re-candidaturas todos os anos?
- Caso não consiga mesmo bolsa acham possível conciliar um trabalho part-time com o doutoramento?
- Por ultimo, tenho mestrado em Eng. Biomédica e gostaria de realizar o doutoramento em Eng. Informática e Computadores no IST. Terei muitos problemas com a alteração de área? É comum?

Muito obrigada.

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Dúvidas Gerais

Mensagem por el_Bosco »

stracc Escreveu:Olá, gostaria de colocar as seguintes questões:
- Só poderei candidatar-me a uma bolsa da FCT após ser aceite para um doutoramento numa universidade certo?
- Caso não consiga bolsa posso ir tentando re-candidaturas todos os anos?
- Caso não consiga mesmo bolsa acham possível conciliar um trabalho part-time com o doutoramento?
- Por ultimo, tenho mestrado em Eng. Biomédica e gostaria de realizar o doutoramento em Eng. Informática e Computadores no IST. Terei muitos problemas com a alteração de área? É comum?
1- não necessariamente. Normalmente o processo é o inverso. Primeiro ganham a bolsa e depois são aceites em doutoramento. Se não houver concordância de prazos, as faculdades podem (ou não) emitir uma declaração em como te aceitam preliminarmente no programa doutoral. Neste caso a FCT costuma aceitar (no meu caso aceitou) mas depois da efectivação da matricula, tens de enviar esse documento.

2- Podes tentar todos os anos sim, até porque ganhar bolsa à 1ª é raro.

3- Possível é... Só será extremamente difícil. Depende do plano de trabalho e do que envolver. No entanto podes inscrever-te a tempo parcial e ter assim mais tempo e pagar metade do valor anual. Tens de te informar na universidade.

4- Depende do painel de avaliação e do projecto de doutoramento que deliniares. Se for sólido e o tiver consonante com o teu currículo, não deverá existir um preconceito a priori.

Responder