Não contratualização da bolsa de doutoramento e repercussões

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Doliv
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: terça nov 20, 2018 10:00 am
University/ Institute: i3S

Não contratualização da bolsa de doutoramento e repercussões

Mensagem por Doliv »

Bom dia,

Eu ganhei a bolsa de doutoramento na call anterior da FCT (2018), no entanto por motivos pessoais não poderei aceitar esta bolsa, ou seja não irei submeter nenhum documento à FCT para proceder à realização do contrato.

Sabem dizer-me se o facto de ter ganho a bolsa e de não ter aceite impossibilita candidatar-me outra vez numa próxima call, ou se serei prejudicada na avaliação por já ter tido uma bolsa e não ter aceite? Já me disseram que a FCT pode decidir não dar bolsa por já ter havido uma candidatura no ano anterior.

Sabem alguma informação sobre este tipo de situações? Preciso da vossa ajuda.

Obrigada.

Sofia.Ribeiro
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 33
Registado: sexta jan 08, 2010 6:04 pm
University/ Institute: portugal

Re: Não contratualização da bolsa de doutoramento e repercus

Mensagem por Sofia.Ribeiro »

Eu tive bolsa de doutoramento da FCT e acabei por não poder aceitar por causa de problemas de reconhecimento do meu diploma na universidade estrangeira.

Na altura não sabia mais e simplesmente não assinei o contrato. Hoje provavelmente teria tentado negociar com a FCT a mudança de universidade e orientador. Conheci várias pessoas que o fizeram sem qualquer problema. Pode ser uma hipótese.

De qualquer forma, no ano seguinte a esse, concorri e tive bolsa de novo sem qualquer problema.

Já se passaram muitos anos e as coisas podem ter mudado, mas comigo foi assim.

Doliv
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: terça nov 20, 2018 10:00 am
University/ Institute: i3S

Re: Não contratualização da bolsa de doutoramento e repercus

Mensagem por Doliv »

Sofia.Ribeiro Escreveu:Eu tive bolsa de doutoramento da FCT e acabei por não poder aceitar por causa de problemas de reconhecimento do meu diploma na universidade estrangeira.

Na altura não sabia mais e simplesmente não assinei o contrato. Hoje provavelmente teria tentado negociar com a FCT a mudança de universidade e orientador. Conheci várias pessoas que o fizeram sem qualquer problema. Pode ser uma hipótese.

De qualquer forma, no ano seguinte a esse, concorri e tive bolsa de novo sem qualquer problema.

Já se passaram muitos anos e as coisas podem ter mudado, mas comigo foi assim.

Obrigada Sofia Ribeiro.
Na minha situação o melhor é candidatar-me na próxima call da FCT.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Não contratualização da bolsa de doutoramento e repercus

Mensagem por spca »

Olá.
Penso que no email da FCT deve estar explícito no caso de haver alguma penalização.
Creio que não terás problema se não fizeres nada (e caducar o prazo de apresentares os documentos) relativamente a contratos futuros.
Creio que o que a FCT está a levantar problemas é relativamente a pessoas que tenham assinado contrato e desistido de bolsas que estavam em curso. Pelo que entendi, enquanto antes podiam voltar a concorrer ao concurso (sendo descontado da duração máxima o tempo de bolsa que tivessem já auferido), agora já não podem concorrer.

De qualquer modo, para tirar todas as dúvidas, penso que nada como explicares a situação e perguntares à FCT se haverá alguma penalização por não prosseguir com o processo.

Boa sorte.

Responder