Dúvida - Bolsa de Doutoramento FCT

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
MiguelOliveira20
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: domingo jul 22, 2018 3:11 pm
University/ Institute: Coimbra

Dúvida - Bolsa de Doutoramento FCT

Mensagem por MiguelOliveira20 »

Olá a todos!,

Gostaria de expor a minha situação com o intuito de obter algum esclarecimento/opinião por parte de pessoas que já passaram pela experiência de uma candidatura a uma bolsa da FCT.

Basicamente é o seguinte: tenho uma licenciatura e um mestrado (ambos concluídos com média final de 17) em áreas totalmente diferentes. Licenciei-me em marketing e, inclusive, trabalhei na área (numa empresa de estudo do comportamento do consumidor) e, foi nesta altura, que percebi que a minha grande vocação sempre foram as ciências biológicas. Na altura, não achei necessário recuar alguns passos atrás e tirar uma nova licenciatura e entrei directamente num mestrado em evolução e biologia humanas e, apesar de na prática não ter uma licenciatura de base, correu bastante bem, uma vez que sempre fui um autodidacta em várias áreas da ciência como a biologia ou antropologia.

A minha ideia é candidatar-me, no próximo ano, a uma bolsa da FCT para fazer o doutoramento na área da antropologia biológica. A minha questão reside em perceber até que ponto é que a ausência de uma licenciatura de base pode ser um factor de penalização (ou até de exclusão). É que apesar de ter médias bastante boas, no máximo vou ter uma publicação científica, um poster num congresso científico e um ou outro curso de curta duração. De resto, toda a minha experiência profissional não tem qualquer relevo para a antropologia biológica.

Será que este percurso académico um tanto exótico pode ser um factor prejudicial numa eventual candidatura?

annacfonseca
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 28
Registado: domingo mar 05, 2017 12:56 pm
University/ Institute: UPorto

Re: Dúvida - Bolsa de Doutoramento FCT

Mensagem por annacfonseca »

Nao me parece que haja nada nos criterios de selecao de bolsa de PhD que te exclua (ou mesmo que te diminua a pontuaçao).

Globalmente, os criterios sao: Nota de Licenciatura e mestrado (independentemente da area), qualidade dos orientadores e da instituiçao de acolhimento e qualidade do projeto. Eles pedem a publicacao mais relevante e fazem uma analise curricular, mas grande parte desta analise é objetiva (media de curso). Nao me preocuparia muito com isso.
Boa sorte.

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Dúvida - Bolsa de Doutoramento FCT

Mensagem por el_Bosco »

Não obstante não haver nada que impeça - ao nível de regulamentos - o que propões, é frequente haver um certo preconceito do júri dos painéis para esse tipo de situações.

No entanto, se o projecto de phd tiver isso em conta e se o juri tiver sensibilidade para essa questão, em principio poderá não haver nenhum handicap.

Responder