Alteração completa de plano de trabalhos

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
pedrocunha37
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quinta mai 24, 2018 1:04 pm
University/ Institute: Universidade da vida

Alteração completa de plano de trabalhos

Mensagem por pedrocunha37 »

Olá a todos

Preciso mesmo da ajuda de alguém.

Consegui uma bolsa de doutoramento da FCT no concurso de 2016 (o que se atrasou 5 meses) mas os problemas não parecem desaparecer.

Por causa do atraso, chegou um aluno ao laboratorio onde estou actualmente com a bolsa e começou ele a fazer o meu projecto (celulas endoteliais/metastase). Ou seja, quando cheguei, o meu orientador deu-me um projecto completamente diferente (Linfocitos/imunoterapia).

Aceitei por achar que podia relacionar ambas as investigações, mas percebi por esta altura que isso não vai acontecer, uma vez que a minha co-orientadora (que tem o know-how no meu plano de trabalhos original) abandonou o grupo.


Terei então de pedir a alteração completa de tema e projecto à FCT. Alguém teve sujeito a este tipo de situação? É possível que me seja retirada a bolsa?
Devo entregar parecer do meu orientador/instituição de acolhimento a explicar o porquê da troca e o novo plano de trabalhos para que haja aprovação? Ou simplesente não digo nada?

Preciso mesmo de alguma ajuda, pois a minha renovação está a chegar (em Julho) e penso que seria melhor ter esta situação resolvida até lá.

Desde já obrigado pela disponibilidade

Pedro

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Alteração completa de plano de trabalhos

Mensagem por spca »

Olá.
Parece-me melhor não fazeres nada para já. Se puderes apresentar uma dissertação com o mesmo título ninguém na FCT vai notar. Senão, pedes à FCT (e eventualmente à tua universidade dependendo como as coisas funcionarem por lá) para alterar o título da dissertação com um parecer justificativo dessa mudança, por ex. pela necessidade de alterar o teu programa de trabalhos por falta de resultados ou por mudança do orientador (ele/a saberá o que colocar a justificar).
Se calhar é melhor perguntares ao teu orientador o que fazer e eventualmente sugerir isto, para ele/a não vir a ser surpreendido/a e levantar-te problemas dentro de uns anos quando lhe pedires para entregar esse parecer.
A única coisa que interessa à FCT é que termines a tese, desejavelmente com alguns artigos e comunicações em congressos com mênção do apoio da FCT nos agradecimentos. Não que cumpras o plano de trabalhos original ponto por ponto. Por isso a FCT não levantará grandes questões por causa dessa mudança.

Boa sorte.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Alteração completa de plano de trabalhos

Mensagem por spca »

Ou também podes entregar um parecer do(s) orientador(es) a relatar o que se passou e que o teu tema mudou, etc. conforme dizes. Parece-me ligeiramente mais arriscado uma vez que dás à FCT oportunidade de dizer que "não" mas também podes fazer isso se não te sentes confortável a deixar até ao final ou achas que isso não é viável...

O que quer decidas, desejo-te boa sorte.

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Alteração completa de plano de trabalhos

Mensagem por el_Bosco »

Parece-me uma situação extremamente complicada e inacreditável.

Então por causa de um atraso no concurso o orientador dá o projecto a outra pessoa, deixando-te a ti pendurado, com bolsa e sem projecto?! Enfim...

Não tenho dúvidas que corres o risco de perder a bolsa se a FCT perceber a extensão da situação porque efectivamente a bolsa foi avaliada e concedida para um projecto completamente diferente do que vai ser executado.

Não sei bem o que dizer. É arriscado tentar esconder isso da FCT pois envolve o prestar de falsas declarações não só de tua parte mas tb das instituições e orientadores envolvidos para cada renovação, já para não falar da necessidade de inventarem uma boa desculpa para mudar completamente o tema da tese.

Ao contrário do que o spca disse, isto não é uma situação semelhante à que acontece em quase todos os projectos, em que por X ou Y não se consegue fazer parte dos objectivos (todos sabemos como o projectos tb são cheios de objectivos intangíveis). Neste caso o tema é completamente diferente e até o OP diz que não têm pontos em comum. Trata-se de um projecto que não foi posto a concurso nem avaliado.

Na tua posição, eu ponderaria bem a situação. Se estiveres deslocalizado, como aparenta a tua filiação institucional, e se toda a situação da entrega do tema a outra pessoa tiver tido consequências na relação com o orientador e instituição de acolhimento (como no meu caso teria, já que ia ficar possesso), eu provavelmente exporia a situação à FCT, no sentido de cancelar a bolsa. Mesmo correndo o risco de, no limite, ter de devolver os valores já recebidos - o que para estes casos, tanto quanto sei de outros exemplos aqui expostos no forum, não costuma acontecer.

Não ia conseguir dormir em paz durante os anos da bolsa sabendo que estava a incorrer numa trapaça dessas e com as consequências que poderia ter. Conseguiste ganhar a bolsa uma vez. As possibilidades de ganhar novamente são boas.

pedrocunha37
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quinta mai 24, 2018 1:04 pm
University/ Institute: Universidade da vida

Re: Alteração completa de plano de trabalhos

Mensagem por pedrocunha37 »

Bom dia

Fico muito agradecido pelas vossas respostas.

Nao consigo fazer outra coisa que seja expor a situacao a FCT. Nao vou andar 4 anos com o coracao nas maos.

Assim o farei com total transparencia e explicarei as razoes que levaram a esta troca. Depois lido com as consequencias. 'E triste porque nao tenho culpa nenhuma, e vou perder esta oportunidade sem culpa nenhuma, mas nao vejo outra saida.

Obrigado
Pedro

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Alteração completa de plano de trabalhos

Mensagem por spca »

pedrocunha37 Escreveu:Bom dia

Fico muito agradecido pelas vossas respostas.

Nao consigo fazer outra coisa que seja expor a situacao a FCT. Nao vou andar 4 anos com o coracao nas maos.

Assim o farei com total transparencia e explicarei as razoes que levaram a esta troca. Depois lido com as consequencias. 'E triste porque nao tenho culpa nenhuma, e vou perder esta oportunidade sem culpa nenhuma, mas nao vejo outra saida.

Obrigado
Pedro
Desejo-te a melhor das sortes na resolução desse problema.
Penso que se o teu orientador te passar alguma declaração a dizer que o plano de trabalhos foi alterado a acompanhar o que dizes, a FCT provavelmente aceitará.
Tudo de bom.

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Alteração completa de plano de trabalhos

Mensagem por el_Bosco »

É efectivamente um situação muito chata e revoltante. Enfim...

A cessação da bolsa é efectivamente a única acção possível.

Boa sorte

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Alteração completa de plano de trabalhos

Mensagem por spca »

el_Bosco Escreveu:É efectivamente um situação muito chata e revoltante. Enfim...

A cessação da bolsa é efectivamente a única acção possível.

Boa sorte
Não sei se sou eu que não estou a ver bem a situação, mas na minha visão, não me parece nada que a cessação de bolsa seja a única acção possível (a menos que fosse essa a vontade dele)... A meu ver, desde que apresente a coisa bem fundamentada, que foi uma mudança por iniciativa do orientador e com o orientador a justificar isso mesmo, ou seja, não foi a ele que lhe apeteceu a mudar o programa de trabalhos, provavelmente a FCT aceitará a alteração. Ou pelo menos tenta-se.

Votos de boa sorte na resolução do problema.

Responder