Como ser investigador?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
TheMSPT
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: quinta mai 17, 2018 11:35 pm
University/ Institute: Universidade

Como ser investigador?

Mensagem por TheMSPT »

Ora boas! Desculpem se a temática for muito chata para vós, mas iniciei os meus estudos superiores à pouco tempo e sou muito "maçarico" nestas coisas.

Apesar de estar ainda a iniciar o meu percurso universitário, sinto-me muito atraído pela investigação. Gostaria, no futuro, de vir a trabalhar nesse sentido, de participar em projetos, etc etc. Tudo o que a atividade envolve.

No entanto, sei pouco sobre aquilo a que me deverei dedicar mais para manter esta via aberta para o meu futuro. Em que me deverei centrar, nesta fase, e que me poderá ser útil mais tarde em termos de ter a via de investigação aberta como possibilidade mais adiante e, quem sabe, como hipótese de carreira?

Desde já, o meu muito obrigado! ;)

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Como ser investigador?

Mensagem por el_Bosco »

Não existe carreira de investigação. Existe precariedade, más condições laborais, as bolsas estão congeladas há 18 anos (tirando as de doutoramento que foram actualizadas este ano) e são manifestamente mal pagas. E não recebemos salário mas sim um "subsídio de sobrevivência".

O conselho que dou, independentemente da área, é que sejas um excelente aluno e que durante a licenciatura procures um tema e um professor que te acompanhe. Durante o mestrado foca-te nesse tema e depois candidata-te à FCT.

Responder