Doutoramento: vale a pena?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
curiousbeing
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 31
Registado: quarta abr 25, 2018 2:39 am
University/ Institute: N/A

Doutoramento: vale a pena?

Mensagem por curiousbeing »

Recebi esta semana uma proposta de uma indústria farmacêutica para trabalhar na área de qualificação e validação (área de controlo de qualidade).

Entretanto, recebi várias propostas para bolsas de investigação para mestre. Numa das bolsas já sei que fui seleccionada mas não é bem o quero. O que quero são as outras bolsas para as quais ainda não sei se serei seleccionada.

A minha ideia, caso aceitasse uma das bolsas seria fazer currículo científico para eventualmente me candidatar a um doutoramento. No entanto, não estou interessada em seguir carreira docente/académica. Gostaria de participar num programa doutoral prático, mais virado para a indústria (idealmente em parceria com uma indústria) em temas como desenvolvimento e validação de métodos analíticos, engenharia de processos ou biotecnologia.

A minha questão é: tendo em conta que não quero seguir carreira docente, vale a pena apostar num doutoramento para acabar a trabalhar numa indústria? Quanto vale um doutoramento no mundo do mercado de trabalho? Traduz-se em melhores posições e em melhores salários ou um doutorado ganha o mesmo e faz o mesmo que alguém apenas com mestrado?

O meu "medo" de rejeitar as oportunidades de investigação agora que sou relativamente nova (e por isso, posso lidar bem com a instabilidade do meio, visto que não tenho planos de constituir família tão cedo) e ingressar já na indústria é que daqui por, sei lá, 5 anos posso-me fartar do meu trabalho, atingir um ponto de estagnação de conhecimentos e não ter mais para onde evoluir. E receito que daqui por 5 anos, com um intervalo de 7 anos desde que terminei o curso, caso depois queira voltar a estudar, já seja mais dificil encontrar bolsas de investigação e doutoramentos. Qual é a vossa opinião em relação a candidatos que deixam a academia, vão para o mundo empresarial e regressam aos estudos passado alguns anos: partem em desvantagem para os concursos?

E já agora, é comum quem está em bolsa de investigação, estar inscrito numa pós-graduação em simultâneo? Na minha faculdade havia alguns alunos de doutoramento que vinham doutras faculdades e estavam a tirar o meu curso ao mesmo tempo que faziam o doutoramento, por isso, fiquei com a ideia que era possível. Tendo em conta que as bolsas de investigação são em institutos universitários que têm tanta oferta formativa, gostaria de aproveitar a proximidade geográfica para tirar uns mestrados ou pós-graduações noutras áreas do saber de forma a que tenha um escape para o mundo do trabalho caso algo corra mal, por exemplo caso alguma bolsa não seja renovada. A minha ideia era cursos em regime pós-laboral ou então mestrados em que só há aulas 1 ou 2 dias por semana, sendo assim não iria ocupar toda a minha agenda e poderia conciliar com as experiências, mas não sei se isso é possível ou se o grupo iria ver com maus olhos.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Doutoramento: vale a pena?

Mensagem por spca »

Olá.
Controlo de qualidade é controlo de qualidade, parece-me que não iria melhorar as tuas hipóteses de fazer investigação se é isso que queres... Mas seja isso ou seja a bolsa de investigação, e descrevendo-te tu como ainda nova, penso que podes considerar o que quer que faças como algo que te vai dar experiência para perceberes melhor o que fazer no futuro.
Se o doutoramento vale a pena, mais uma vez, é algo discutível... A meu ver a grande pergunta que deves colocar é o que desejas fazer. Se quiseres fazer investigação se calhar vale a pena, e a nível de investigação académica mais cedo ou mais tarde terás de o fazer. Se é só para ganhar mais e subir na carreira e melhorar a tua empregabilidade no mercado de trabalho, se calhar pelo menos em Portugal é duvidoso que te ponha em posição muito melhor relativamente a uma pessoa que não tenha seguido por aí.

Também se calhar uma hipótese que podes colocar é a de procurares alguma experiência noutro país. Em particular se queres fazer investigação numa farmacêutica se calhar o melhor é concorreres a empregos nessa área noutros países onde estas indústrias têm os seus centros de investigação, ex. Holanda, Suíça, ...

Mas se calhar o melhor que tens a fazer para já é experimentar uma bolsa de investigação se tens vontade de trabalhar nisso e depois amadureces a ideia já com algum conhecimento de causa, não tanto por discussões abstractas.

Boa sorte no que quer que faças / decidas fazer.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Doutoramento: vale a pena?

Mensagem por spca »

Penso que nada na vida é linear e muito menos garantido... Seja qual for a opção que tomes penso que não será de estranhar se ao fim de alguns anos estiveres farta e quiseres mudar.
Penso que neste momento não serás prejudicada nos concursos se te afastares do meio académico. Simplesmente também possivelmente não serás beneficiada pela experiência no mundo empresarial, se as regras dos concursos se mantiverem.

Portanto, e repetindo-me mais uma vez... Não há opções seguras, penso que deves seguir o que diz o teu coração que te parece ser a melhor opção a seguir, o que te entusiasma. O que não garante de modo algum que será a opção certa e que ao fim de alguns anos não vais estar farta e querer mudar, mas se calhar aumenta a probabilidade de tomares a melhor decisão neste momento.

Boa sorte na escolha do teu caminho.

curiousbeing
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 31
Registado: quarta abr 25, 2018 2:39 am
University/ Institute: N/A

Re: Doutoramento: vale a pena?

Mensagem por curiousbeing »

spca Escreveu:Olá.
Controlo de qualidade é controlo de qualidade, parece-me que não iria melhorar as tuas hipóteses de fazer investigação se é isso que queres... Mas seja isso ou seja a bolsa de investigação, e descrevendo-te tu como ainda nova, penso que podes considerar o que quer que faças como algo que te vai dar experiência para perceberes melhor o que fazer no futuro.
Se o doutoramento vale a pena, mais uma vez, é algo discutível... A meu ver a grande pergunta que deves colocar é o que desejas fazer. Se quiseres fazer investigação se calhar vale a pena, e a nível de investigação académica mais cedo ou mais tarde terás de o fazer. Se é só para ganhar mais e subir na carreira e melhorar a tua empregabilidade no mercado de trabalho, se calhar pelo menos em Portugal é duvidoso que te ponha em posição muito melhor relativamente a uma pessoa que não tenha seguido por aí.

Também se calhar uma hipótese que podes colocar é a de procurares alguma experiência noutro país. Em particular se queres fazer investigação numa farmacêutica se calhar o melhor é concorreres a empregos nessa área noutros países onde estas indústrias têm os seus centros de investigação, ex. Holanda, Suíça, ...

Mas se calhar o melhor que tens a fazer para já é experimentar uma bolsa de investigação se tens vontade de trabalhar nisso e depois amadureces a ideia já com algum conhecimento de causa, não tanto por discussões abstractas.

Boa sorte no que quer que faças / decidas fazer.
Desde já obrigado pela resposta.

Eu não quero fazer investigação para publicar artigos. Para mim um trabalho de investigação so faz sentido se houver articulação com a indústria e se os resultados poderem ser utilizados para optimizar processos, desenvolver métodos ou novos produtos.

Se eu seguir a via da investigação, após doutoramento, estou interessada em ingressar no privado. Não quero uma carreira académica nem de docente.

Vejo a investigação como uma forma de adiar a minha ida para o mercado e ter oportunidade de aprender mais tendo um rendimento. O facto de a investigação ser feita em universidades e ter um horário flexivel, ir-me-ia permitir fazer curso adicionais, algo que eu adoraria. Se pudesse passava o resto da minha vida a tirar novos cursos.

Porque não ir já para o mercado? Essa e a minha questão. Será que devo ou não? Pelo que vejo nas empresas as tarefas são um bocado repetitivas. Eu tenho 25 anos o que significa no minimo mais 47 anos de trabalho pela frente. Acho que em 5 anos e suficiente para aprender o trabalho numa empresa e fartar-me e depois? O que faço com os outros 42 anos? Lol

Por outro lado se fizer doutoramento so entro no mercado na casa dos 30. Para algumas empresas isso e ser velha... O que e uma estupidez.

curiousbeing
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 31
Registado: quarta abr 25, 2018 2:39 am
University/ Institute: N/A

Re: Doutoramento: vale a pena?

Mensagem por curiousbeing »

spca Escreveu:Penso que nada na vida é linear e muito menos garantido... Seja qual for a opção que tomes penso que não será de estranhar se ao fim de alguns anos estiveres farta e quiseres mudar.
Penso que neste momento não serás prejudicada nos concursos se te afastares do meio académico. Simplesmente também possivelmente não serás beneficiada pela experiência no mundo empresarial, se as regras dos concursos se mantiverem.

Portanto, e repetindo-me mais uma vez... Não há opções seguras, penso que deves seguir o que diz o teu coração que te parece ser a melhor opção a seguir, o que te entusiasma. O que não garante de modo algum que será a opção certa e que ao fim de alguns anos não vais estar farta e querer mudar, mas se calhar aumenta a probabilidade de tomares a melhor decisão neste momento.

Boa sorte na escolha do teu caminho.
Sim, certo. Obrigado :)

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Doutoramento: vale a pena?

Mensagem por spca »

curiousbeing Escreveu:(...)Porque não ir já para o mercado? Essa e a minha questão. Será que devo ou não? Pelo que vejo nas empresas as tarefas são um bocado repetitivas. Eu tenho 25 anos o que significa no minimo mais 47 anos de trabalho pela frente. Acho que em 5 anos e suficiente para aprender o trabalho numa empresa e fartar-me e depois? O que faço com os outros 42 anos? Lol
Parece-me "normal" e saudável que ao fim de alguns anos, seja o que for que faças, queiras mudar. Seja mudar de emprego, de empresa, ou mesmo de área - o que é válido também para percursos académicos... Ou que mesmo que te mantenhas na mesma coisa aprendas outras áreas nem que seja como "hobbie".
Por outro lado se fizer doutoramento so entro no mercado na casa dos 30. Para algumas empresas isso e ser velha... O que e uma estupidez.
Infelizmente sim, e já ouvi quem dissesse que não quer pessoas com doutoramento, mesmo para investigação, para "formatar" a pessoa recém-formada à forma de trabalhar da empresa.
Por isso acho que não seria mal pensado tentares procurar um emprego na investigação em empresas no estrangeiro, se ainda não o estás a fazer, para veres o que é e se te interessa.

A única coisa que acho que não deves fazer, do que dizes, é lançar-te "de cabeça" para um doutoramento. Mas por ex. fazeres uma bolsa de investigação onde estarás 6 meses ou 1 ano penso que pode ser uma boa forma de ganhar experiência e saber se tens vontade de trabalhar em investigação num contexto mais académico - e seguir para doutoramento, etc. - ou não.

Boa sorte, bom discernimento e que os teus caminhos se abram.

curiousbeing
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 31
Registado: quarta abr 25, 2018 2:39 am
University/ Institute: N/A

Re: Doutoramento: vale a pena?

Mensagem por curiousbeing »

spca Escreveu:
curiousbeing Escreveu:(...)Porque não ir já para o mercado? Essa e a minha questão. Será que devo ou não? Pelo que vejo nas empresas as tarefas são um bocado repetitivas. Eu tenho 25 anos o que significa no minimo mais 47 anos de trabalho pela frente. Acho que em 5 anos e suficiente para aprender o trabalho numa empresa e fartar-me e depois? O que faço com os outros 42 anos? Lol
Parece-me "normal" e saudável que ao fim de alguns anos, seja o que for que faças, queiras mudar. Seja mudar de emprego, de empresa, ou mesmo de área - o que é válido também para percursos académicos... Ou que mesmo que te mantenhas na mesma coisa aprendas outras áreas nem que seja como "hobbie".
Por outro lado se fizer doutoramento so entro no mercado na casa dos 30. Para algumas empresas isso e ser velha... O que e uma estupidez.
Infelizmente sim, e já ouvi quem dissesse que não quer pessoas com doutoramento, mesmo para investigação, para "formatar" a pessoa recém-formada à forma de trabalhar da empresa.
Por isso acho que não seria mal pensado tentares procurar um emprego na investigação em empresas no estrangeiro, se ainda não o estás a fazer, para veres o que é e se te interessa.

A única coisa que acho que não deves fazer, do que dizes, é lançar-te "de cabeça" para um doutoramento. Mas por ex. fazeres uma bolsa de investigação onde estarás 6 meses ou 1 ano penso que pode ser uma boa forma de ganhar experiência e saber se tens vontade de trabalhar em investigação num contexto mais académico - e seguir para doutoramento, etc. - ou não.

Boa sorte, bom discernimento e que os teus caminhos se abram.
Obtigado!

Já se estão a abrir. Hoje tive uma entrevista e recebi 2 novas propostas de bolsa para ir a entrevista, uma bastante promissora. Amanhã terei mais 2 entrevistas, uma numa indústria farmacêutica e outra para bolsa de investigação. Todos projectos têm duração alargada mas começam como disse: primeiro 6 meses a 12 de investigação como mestre e so depois há a possibilidade de doutoramento.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Doutoramento: vale a pena?

Mensagem por spca »

curiousbeing Escreveu:(...)
Obtigado!

Já se estão a abrir. Hoje tive uma entrevista e recebi 2 novas propostas de bolsa para ir a entrevista, uma bastante promissora. Amanhã terei mais 2 entrevistas, uma numa indústria farmacêutica e outra para bolsa de investigação. Todos projectos têm duração alargada mas começam como disse: primeiro 6 meses a 12 de investigação como mestre e so depois há a possibilidade de doutoramento.
Boa! Boa sorte nessas entrevistas!
Se calhar é melhor no caso das bolsas não descartares para quem te entrevistar a hipótese de fazer doutoramento... Se mais tarde não quiseres seguir por essa via depois simplesmente não segues, dizes que pensaste melhor e não queres dar esse passo para já, etc... Mas quase de certeza quem te entrevistar quererá que concorras a BD e por isso ficarás excluída se disseres logo à partida que não o queres fazer.
Tudo de bom.

Responder