Valor Bolsa Doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
MartaOliveira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: segunda nov 12, 2018 2:16 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Valor Bolsa Doutoramento

Mensagem por MartaOliveira »

Bom dia, estou a iniciar uma bolsa de doutoramento e gostaria de saber se o valor da bolsa já está atualizado para 993,43 ou se ainda se mantém 980. Em relação ao Seguro Social Voluntário, qual o valor deste? Muito obrigada!

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Valor Bolsa Doutoramento

Mensagem por spca »

Olá.
Eu não estou a receber BD, mas creio que sim, o valor já terá sido actualizado para 993 euros. No caso das Bolsas de Investigação para Mestre (de projecto, não directamente de doutoramento) é que se mantém em 980 euros, tanto quanto penso saber.
O actual valor do 1º escalão do SSV é 126,95 euros. Este valor é actualizado todos os anos. Este é o escalão mais baixo (correspondendo a como se estivesses a ganhar aprox. 420 euros) e é aquele que é reembolsado pela FCT. Se desejares podes optar por um escalão superior mas terás de pagar toda a diferença do teu bolso, a FCT só reembolsará o 1º escalão.
Boa sorte.

anaborges
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: segunda set 03, 2018 2:10 pm
University/ Institute: ISCTE

Re: Valor Bolsa Doutoramento

Mensagem por anaborges »

Olá. Tenho uma dúvida. Faço a inscrição no Seg. Soc. Voluntário somente quando a FCT enviar o contrato certo?
Obrigada

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Valor Bolsa Doutoramento

Mensagem por spca »

anaborges Escreveu:Olá. Tenho uma dúvida. Faço a inscrição no Seg. Soc. Voluntário somente quando a FCT enviar o contrato certo?
Obrigada
A menos que algo tenha mudado, em princípio quando toda a papelada estiver tratada a FCT enviar-te-á uma carta a dizer que te foi concedida a bolsa durante 1 ano eventualmente renovável, etc. a partir da data XXX Deves levar essa carta à segurança social para tratar do SSV.
Se porventura essa carta não for enviada, então levas o que tiveres, como o contrato assinado, que comprove que és bolseira e está tudo tratado.
Em princípio, a menos que peças de outra forma, terás SSV desde o início oficial da bolsa (com o respectivo reembolso de parte da FCT) ou, se demorares, desde 1 ano antes de teres submetido o requerimento.
Boa sorte.

in9a
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 42
Registado: sexta abr 21, 2017 7:27 pm
University/ Institute: Coimbra

Re: Valor Bolsa Doutoramento

Mensagem por in9a »

spca Escreveu:
anaborges Escreveu:Olá. Tenho uma dúvida. Faço a inscrição no Seg. Soc. Voluntário somente quando a FCT enviar o contrato certo?
Obrigada
A menos que algo tenha mudado, em princípio quando toda a papelada estiver tratada a FCT enviar-te-á uma carta a dizer que te foi concedida a bolsa durante 1 ano eventualmente renovável, etc. a partir da data XXX Deves levar essa carta à segurança social para tratar do SSV.
Se porventura essa carta não for enviada, então levas o que tiveres, como o contrato assinado, que comprove que és bolseira e está tudo tratado.
Em princípio, a menos que peças de outra forma, terás SSV desde o início oficial da bolsa (com o respectivo reembolso de parte da FCT) ou, se demorares, desde 1 ano antes de teres submetido o requerimento.
Boa sorte.
Confirmo: O valor da bolsa individual de doutoramento está nos 993,43euros.
Eu só me inscrevi na Segurança Social depois da FCT efectivamente pagar ou seja uns tempos depois de assinar o contrato. Como a FCT paga sempre com meses de atraso relativamente à data de início de trabalhos, ficamos a dever juros de mora à Segurança Social (2 ou 3 euros se bem me lembro) por não nos termos logo inscrito. Devia ser a FCT a ter de pagar esses juros que apesar de ser muito pouco, a culpa do atraso não é nossa.
Agora podes-te inscrever quando quiseres, mas fica ciente que o pagamento do SSV é mensal... e terás de adiantar esse valor, sendo que uns tempos depois a FCT devolve-to (3 meses depois aproximadamente de teres recebido pela primeira vez).

Aguardamos este ano mais um aumento das nossas remunerações mensais. Os bolseiros perderam imenso poder económico. Só temos 750euros para ir a congressos. Se antes esse valor era anual, agora só te dão isso uma única vez para gastares em 3 ou 4 anos. Gostava de saber para quantas conferências/congressos dá esse valor? Ao preço a que eles estão desconfio que no máximo 2. Ficamos assim limitados na divulgação do nosso trabalho junto de colegas em congressos e conferências.

Uma outra questão pertinente é que nos outros países da UE, não há bolseiros, há trabalhadores com contratos de trabalho, mesmo que estejas a desenvolver doutoramento. Em Portugal, perante o Estado somos voluntários... não somos trabalhadores. Fazer ciência não é trabalho aos olhos de alguns (?!).

Bom trabalho!

abrahamwhiskas
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 8
Registado: quinta jan 03, 2019 9:46 am
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Re: Valor Bolsa Doutoramento

Mensagem por abrahamwhiskas »

in9a Escreveu: Agora podes-te inscrever quando quiseres, mas fica ciente que o pagamento do SSV é mensal... e terás de adiantar esse valor, sendo que uns tempos depois a FCT devolve-to (3 meses depois aproximadamente de teres recebido pela primeira vez).
Viva, só por acaso alguém sabe se já estivessemos a pagar o SSV (por uma bolsa de projecto), é necessário fazer alguma atelração/informação na segurança social, ou podemos continuar a pagar normalmente e posteriormente reencaminhar os comprovativos para a FCT?

Desde já obrigado, cumprimentos

Responder