Bolsa de Investigação para Mestre vs. Proposta de Emprego

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
curiousbeing
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 31
Registado: quarta abr 25, 2018 2:39 am
University/ Institute: N/A

Bolsa de Investigação para Mestre vs. Proposta de Emprego

Mensagem por curiousbeing »

Boas,

Terminei um mestrado na área de ciências biomédicas (não vou dizer o nome do curso em específico) em 2016 e desde que terminei o curso já estive no mercado de trabalho a trabalhar em coisas mais ou menos relacionadas com área. Em termos de investigação apenas tive uma experiência durante o meu curso. Tive boa média, mas quando acabei o curso, estava farta de academia e queria ir para o mercado de trabalho experimentar coisas novas, daí não ter seguido logo o percurso de investigação.

Neste momento, encontro-me desempregada e comecei a enviar currículos não só para empresas privadas, como também candidaturas para bolsas de investigação. Candidatei-me já a mais de 60 bolsas no prazo de 1 mês e meio e ainda só fui chamada para 2 entrevistas, algo que achei expectável. Nunca pus grande esperança nas bolsas de investigação, mando as candidaturas porque tentar não custa, mas sei que há uma grande probabilidade de a bolsa já estar preenchida, daí não ter focado a minha procura de emprego apenas em bolsas de investigação científica.

Esta semana, comunicaram-me que provavelmente vou ser seleccionada para uma bolsa. Não estava mesmo à espera (até porque nem me chamaram para entrevista, talvez porque é numa cidade um bocado longe daquela onde vivo) e, como tal, investi também noutros processos de recrutamento. Há uma semana tinha ido a uma entrevista que recruta pessoas de áreas diversas e lhes dá formação em programação. Gostei bastante da empresa e do conceito e sei que a área de IT tem bastantes ofertas de emprego por cá.

Sendo assim, agora enfrento um dilema: que percurso escolher?

Por um lado, a bolsa de investigação é sempre algo mais intelectualmente estimulante e é num tópico interessante. Tenho um certo medo de não gostar da área de programação ou de achar que é monótona e pouco desafiante.
Por outro lado, temo que daqui por 6 meses quando terminar a bolsa esteja novamente em busca de emprego e tenha perdido esta oportunidade de entrar para uma empresa que me dá formação numa área com muita procura (formação essa que se eu quisesse pagar do meu bolso não me ficaria por menos de 3000€). Também temo que o grupo de investigação seja demasiado conservador. Comparando as experiências de investigação e na academia com as experiências que tive no mercado de trabalho, sinto que por vezes as pessoas na academia parece que pararam no tempo e têm uma mentalidade muito rígida e fechada. Tenho medo de não me enquadrar nesse ambiente. No entanto não dá para prever porque isso depende muito das pessoas que constituem o grupo.

Para o pessoal que está dentro do mundo de investigação, que conselho me dariam nesta situação?
E o que vos levou a escolher o mundo da investigação em detrimento de outras saídas?

Sei que ninguém pode decidir por mim, no entanto qualquer input ser-me-à útil para me ajudar a decidir.

Desde já obrigado!

Responder