Reconhecimento Diploma Estrangeiro

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
BEATRIZ MEDORI
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: sábado mar 24, 2018 3:37 am
University/ Institute: Faculdade de Ciencias

Reconhecimento Diploma Estrangeiro

Mensagem por BEATRIZ MEDORI »

Ola, ja tenho o reconhecimento do meu grau de mestre obtido no estrangeiro emitido pela Universidade Nova, mas Nao especifica a conversao da nota Merit para Muito Bom. Alguem sabe se o reconhecimento do grau de mestre e suficiente, juntamente com o meu diploma e transcript of records ingleses ou se ainda preciso da conversao?

ssneves
Sócios
Sócios
Mensagens: 327
Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Re: Reconhecimento Diploma Estrangeiro

Mensagem por ssneves »

Olá Beatriz,

Suponho que a razão da tua preocupação com a conversão da nota do teu grau de mestre estará relacionada com a intenção de concorreres a uma bolsa de doutoramento da FCT. Se esse é o caso, sim, precisas da conversão das classificações de graus estrangeiros de licenciatura e/ou mestrado para uma escala numérica de 0 a 20, pois a avaliação correcta da candidatura depende disso. Por favor, lê o "Guião de Avaliação" do concurso:
https://www.fct.pt/apoios/bolsas/concur ... 8.phtml.pt

Existe legislação em Portugal que possibilita a conversão automática das classificações de graus estrangeiros para alguns países.
https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/conve ... portuguesa

Precisas, portanto, de descobrir a que percentagem da classificação corresponde "Merit" na universidade inglesa onde obtiveste o grau. Se tiveres um documento oficial que diz que a classificação de "Merit" corresponde, por exemplo, a 70% ou mais, a legislação portuguesa já permite fazer a conversão automática. Ver aqui:
http://www.dges.gov.pt/sites/default/fi ... icacao.pdf

Se descobrires o documento oficial da universidade inglesa que atribui uma percentagem à tua classificação de "Merit", então sugiro que anexes esse documento à tua candidatura, junto com a cópia do teu diploma e o reconhecimento do teu grau pela Universidade Nova de Lisboa.

Cumprimentos e boa sorte,
Susana

------------------
Susana Neves
BEATRIZ MEDORI Escreveu:Ola, ja tenho o reconhecimento do meu grau de mestre obtido no estrangeiro emitido pela Universidade Nova, mas Nao especifica a conversao da nota Merit para Muito Bom. Alguem sabe se o reconhecimento do grau de mestre e suficiente, juntamente com o meu diploma e transcript of records ingleses ou se ainda preciso da conversao?

blossom
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 31
Registado: sexta jun 10, 2016 1:16 am
University/ Institute: ESTSP

Re: Reconhecimento Diploma Estrangeiro

Mensagem por blossom »

Um masters com mérito não corresponde a muito bom, corresponde a bom, com a percentagem entre 60% e 69%. Um masters com distinção é que corresponde a muito bom, com percentagem igual ou superior a 70%.
Aquando do reconhecimento do diploma deve pedir-se a conversão de nota, caso contrário não sei se o farão por ti, tive alguns problemas com o processo aquando do meu pedido, tendo sido necessário solicitar vários documentos à faculdade para que a conversão fosse clara. Basicamente eles usam a percentagem que obtiveste (e não o grau - pass/merit/distinction) para realizar a conversão, já que um grau não corresponde a uma cotação apenas. Penso que o melhor a fazer seria contactar a FCT directamente e perguntar o que fazer, sendo que poderá ser necessário voltar a dirigir-se à instituição onde fez o reconhecimento e solicitar a conversão.

Responder