Dúvida - PhD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
novata
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: terça mar 03, 2015 3:57 pm
University/ Institute: UPorto

Dúvida - PhD

Mensagem por novata »

Olá a todos

Estando a ponderar uma possível gravidez num futuro próximo, gostaria, se possível, de esclarecer uma dúvida.

Estou a meio do meu doutoramento e o meu trabalho é essencialmente laboratorial.
Tendo em conta o local onde trabalho e tendo também em conta que trabalho com materiais de risco biológico, e reagentes carcinogénicos/mutagénicos/teratogénicos isso poderá afectar a saúde/desenvolvimento do bebé. O impedimento de trabalhar com este tipo de material impede-me consequentemente de avançar no trabalho prático que é crucial para terminar a tese, uma vez que estou a meio do meu período de bolsa, pelo que me iria atrasar bastante o trabalho (todo o período de gravidez + licença de maternidade).

Assim sendo, gostaria de saber se sabem como funciona um caso destes por parte da FCT caso engravidasse agora? Funcionaria como no caso das gravidezes de risco?

Já tentei contactar com a FCT mas até agora sem sucesso :-(

Obrigada

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Dúvida - PhD

Mensagem por spca »

Olá.
Quanto à licença de parto, é uma licença... Não é suposto que trabalhes nesse período, e a bolsa será prolongada pelo período correspondente.
Quanto à gravidez, e não havendo nenhuma situação médica que te impeça de trabalhar, penso que não podes legalmente pedir para a FCT te pagar como se estivesses de baixa médica... Claro que o bom senso mandará que não trabalhes com reagentes perigosos, e penso que ninguém te irá condenar (incluindo a FCT e os tribunais em último caso) se recusares fazer esse tipo de trabalho durante a gravidez. Penso que o que haverá a fazer é falares com o/a teu/tua orientador/a, e eventualmente alterarem o plano de trabalhos de modo a fazeres tarefas que não obriguem ao risco de contacto com esses reagentes... Quanto mais não seja, escreveres a tese e artigos e pesquisas bibliográficas...
Encontrei este artigo que se refere ao trabalho "normal" e penso que podes, em caso de menor compreensão de parte do/a supervisor/a, argumentar que deve acontecer o mesmo independentemente de estares numa bolsa e não num trabalho "normal", incluindo:
Fonte: http://ecosaude.pt/riscos-laborais-das- ... -gravidas/
:: A proibição da exposição nas situações de maior gravidade;
:: A adaptação das condições de trabalho;
:: A atribuição de tarefas alternativas que sejam compatíveis com o seu estado, assim como, com a sua categoria profissional;
:: A dispensa do trabalho durante o tempo necessário, no caso das medidas anteriores não serem possíveis de serem implementadas.

Tendo como base os critérios que definem nocividade3 e os valores de referência que levam ao limite de exposição, foi realizada uma lista de atividades condicionadas e proibidas às trabalhadoras grávidas e lactantes. Relativamente às atividades proibidas, às trabalhadoras grávidas e lactantes, destacam-se as seguintes:

:: Atividades realizadas com exposição a radiações ionizantes(as radiações ionizantes mais conhecidas são os raios x, usadas nos equipamentos radiológicos para fins médicos);
:: Atividades realizadas em atmosferas de pressão elevada (por exemplo, o mergulho);
:: Atividades realizadas com substâncias químicas rotuladas com algumas frases de risco, o chumbo e os seus compostos e os trabalhos mineiros.(...)
(o artigo inclui as referências da legislação que se aplica ao trabalho "normal")

Boa sorte, que tudo se resolva pelo melhor. E uma feliz gravidez se for o caso.

Responder