Mudança de Doutoramento/Orientadores

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Hokuto
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: segunda mar 05, 2018 3:01 pm
University/ Institute: UMinho

Mudança de Doutoramento/Orientadores

Mensagem por Hokuto »

Boa tarde,

Eu entrei no doutoramento em 2011 e em 2014 congelei o doutoramento e a bolsa da FCT porque a minha saúde mental agravou-se muito nessa altura. Estive parado 2 anos e em 2016, comecei a trabalhar na indústria porque, essencialmente, acabaram-me as poupanças...

Grande parte do problema deveu-se a problemas com os meus orientadores e a forma como o doutoramento estava a ser lidado por eles. Obviamente que não estou isento de culpa nisto mas não me consigo ver a retomar o doutoramento com essas mesmas pessoas e eu gostaria de retomar o doutoramento e acabar o que trabalhei durante 3 anos...

Portanto, procurava conselhos para saber como/o que fazer.

a) O que fazer com a bolsa de doutoramento? Eu queria concluir o doutoramento, continuando a trabalhar na indústria mas a minha bolsa original não contemplava essa situação. Também não queria ter de devolver os 3 anos de bolsa que tive visto que parei por motivos de saúde, motivos esses que me fizeram estar parado durante 2 anos... Se perder a bolsa, tudo bem, é a vida, a minha situação foi má para toda a gente mas queria evitar a pior situação que seria a devolução total do dinheiro.

b) Alguém tem conselhos sobre como abordar a mudança de programa doutoral? O que é preciso fazer para isso?


O objectivo é mesmo concluir o doutoramento mas mudando de orientadores. Só não quero ser prejudicado pela bolsa...

Agradeço quaisquer conselhos que me possam dar.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Mudança de Doutoramento/Orientadores

Mensagem por spca »

Olá.
Penso que no teu caso, se puderes apresentar algum género de comprovativo médico (que possivelmente pode também ser por ex. declaração de psicólogo), estás salvaguardado quanto à devolução do dinheiro uma vez que houve razões médicas para a desistência. Além disso, se a tua bolsa previa 4 anos, só ao fim de mais de metade da bolsa é que entraria em vigor a cláusula de ter de devolver o dinheiro segundo o Estatuto do Bolseiro (Art 18):
Fonte: https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatu ... o.phtml.pt
Artigo 18º
Sanções
4. A entidade financiadora tem ainda direito a exigir do bolseiro e ou da entidade de acolhimento a restituição das importâncias atribuídas, salvo motivos poderosos devidamente justificados, em caso de não entrega da tese para a obtenção do grau no período de três anos após a cessação do contrato de bolsa.
5. O disposto no número anterior é aplicável no caso de desistência de bolsa, por parte do bolseiro, depois de decorrido metade do período da duração da mesma e sem a entrega da tese para a obtenção do grau no período de três anos após a cessação do contrato de bolsa.
Se porventura a tua bolsa previsse menos de 4 anos então não sei se a "metade do período de duração da mesma [bolsa]" será 2 anos ou menos. Mas de qualquer modo, uma vez que houve questões médicas estás salvaguardado quanto à devolução da bolsa.

Relativamente ao retomares o doutoramento com outros orientadores... Eu penso que se conseguires chegar a algum acordo com os antigos orientadores e os novos orientadores (que o declarem por escrito) e a instituição de acolhimento for a mesma a FCT provavelmente não levantará problemas. Mas isso exigirá bastante "ginástica"/"jogo de cintura" de tua parte e possivelmente terás de engolir alguns sapos para te dirigires aos anteriores orientadores. Além disto, a FCT só te dará mais 2 anos de bolsa...
Penso que também poderás sempre concorrer de novo, mas mesmo que ganhes novamente bolsa a FCT só financiará os 2 anos que faltam para a tua bolsa terminar.

Boa sorte.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Mudança de Doutoramento/Orientadores

Mensagem por spca »

spca Escreveu:Olá.
Penso que no teu caso, se puderes apresentar algum género de comprovativo médico (que possivelmente pode também ser por ex. declaração de psicólogo), estás salvaguardado quanto à devolução do dinheiro uma vez que houve razões médicas para a desistência. Além disso, se a tua bolsa previa 4 anos, só ao fim de mais de metade da bolsa é que entraria em vigor a cláusula de ter de devolver o dinheiro segundo o Estatuto do Bolseiro (Art 18):
Fonte: https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatu ... o.phtml.pt
Artigo 18º
Sanções
4. A entidade financiadora tem ainda direito a exigir do bolseiro e ou da entidade de acolhimento a restituição das importâncias atribuídas, salvo motivos poderosos devidamente justificados, em caso de não entrega da tese para a obtenção do grau no período de três anos após a cessação do contrato de bolsa.
5. O disposto no número anterior é aplicável no caso de desistência de bolsa, por parte do bolseiro, depois de decorrido metade do período da duração da mesma e sem a entrega da tese para a obtenção do grau no período de três anos após a cessação do contrato de bolsa.
Se porventura a tua bolsa previsse menos de 4 anos então não sei se a "metade do período de duração da mesma [bolsa]" será 2 anos ou menos. Mas de qualquer modo, uma vez que houve questões médicas estás salvaguardado quanto à devolução da bolsa.

Relativamente ao retomares o doutoramento com outros orientadores... Eu penso que se conseguires chegar a algum acordo com os antigos orientadores e os novos orientadores (que o declarem por escrito) e a instituição de acolhimento for a mesma a FCT provavelmente não levantará problemas. Mas isso exigirá bastante "ginástica"/"jogo de cintura" de tua parte e possivelmente terás de engolir alguns sapos para te dirigires aos anteriores orientadores. Além disto, a FCT só te dará mais 2 anos de bolsa...
Penso que também poderás sempre concorrer de novo, mas mesmo que ganhes novamente bolsa a FCT só financiará os 2 anos que faltam para a tua bolsa terminar.

Boa sorte.
Desculpa, na mensagem anterior tinha percebido que tinhas feito 2 anos de bolsa mas lendo de novo são 3... Portanto já terás mesmo de invocar as razões médicas para justificar teres deixado a bolsa a meio.
Vejo é a situação mais complicada para concluíres o doutoramento com bolsa pois, mesmo que conseguisses que o aceitassem, já só te resta 1 ano...

Boa sorte.

Hokuto
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: segunda mar 05, 2018 3:01 pm
University/ Institute: UMinho

Re: Mudança de Doutoramento/Orientadores

Mensagem por Hokuto »

spca Escreveu:
spca Escreveu:Olá.
Penso que no teu caso, se puderes apresentar algum género de comprovativo médico (que possivelmente pode também ser por ex. declaração de psicólogo), estás salvaguardado quanto à devolução do dinheiro uma vez que houve razões médicas para a desistência. Além disso, se a tua bolsa previa 4 anos, só ao fim de mais de metade da bolsa é que entraria em vigor a cláusula de ter de devolver o dinheiro segundo o Estatuto do Bolseiro (Art 18):
Fonte: https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatu ... o.phtml.pt
Artigo 18º
Sanções
4. A entidade financiadora tem ainda direito a exigir do bolseiro e ou da entidade de acolhimento a restituição das importâncias atribuídas, salvo motivos poderosos devidamente justificados, em caso de não entrega da tese para a obtenção do grau no período de três anos após a cessação do contrato de bolsa.
5. O disposto no número anterior é aplicável no caso de desistência de bolsa, por parte do bolseiro, depois de decorrido metade do período da duração da mesma e sem a entrega da tese para a obtenção do grau no período de três anos após a cessação do contrato de bolsa.
Se porventura a tua bolsa previsse menos de 4 anos então não sei se a "metade do período de duração da mesma [bolsa]" será 2 anos ou menos. Mas de qualquer modo, uma vez que houve questões médicas estás salvaguardado quanto à devolução da bolsa.

Relativamente ao retomares o doutoramento com outros orientadores... Eu penso que se conseguires chegar a algum acordo com os antigos orientadores e os novos orientadores (que o declarem por escrito) e a instituição de acolhimento for a mesma a FCT provavelmente não levantará problemas. Mas isso exigirá bastante "ginástica"/"jogo de cintura" de tua parte e possivelmente terás de engolir alguns sapos para te dirigires aos anteriores orientadores. Além disto, a FCT só te dará mais 2 anos de bolsa...
Penso que também poderás sempre concorrer de novo, mas mesmo que ganhes novamente bolsa a FCT só financiará os 2 anos que faltam para a tua bolsa terminar.

Boa sorte.
Desculpa, na mensagem anterior tinha percebido que tinhas feito 2 anos de bolsa mas lendo de novo são 3... Portanto já terás mesmo de invocar as razões médicas para justificar teres deixado a bolsa a meio.
Vejo é a situação mais complicada para concluíres o doutoramento com bolsa pois, mesmo que conseguisses que o aceitassem, já só te resta 1 ano...

Boa sorte.
Obrigado pela resposta.

Eu sinceramente já só queria era acabar isto. A bolsa neste momento já nem é o que me preocupa; preocupa-me é o facto de poder ter de devolver dinheiro...

Deveria contactar a FCT e explicar a situação ou devia primeiro dirigir-me aos Serviços Académicos e perguntar o que fazer?

Responder