Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
inesteixeira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: sábado mar 25, 2017 2:31 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por inesteixeira »

joanamartins13 Escreveu:Boa noite colegas,
Os resultados das bolsas serão disponibilizados só na nossa área do site da FCT-SIG , ou também seremos informados por email?

Obrigada e boa sorte a todos!
Olá Joana,

Os resultados também são comunicados por email.

Boa sorte a todos!

DEPM
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quinta jul 26, 2018 3:08 pm
University/ Institute: Porto

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por DEPM »

Amanhã finalmente chega ao fim a espera. Boa Sorte a todos :smt006

p.duarte
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: terça jul 24, 2018 9:31 am
University/ Institute: P.Porto

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por p.duarte »

Penso que os resultados já sairam.

Boa sorte a todos/todas!

tomasnogueiraf
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: terça ago 07, 2018 11:31 am
University/ Institute: Uni da vida

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por tomasnogueiraf »

p.duarte Escreveu:Penso que os resultados já sairam.

Boa sorte a todos/todas!

Ainda nao consigo ver resultados nenhuns. Se alguem ja conseguiu pode pf explicar como se faz? Obrigado

p.duarte
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: terça jul 24, 2018 9:31 am
University/ Institute: P.Porto

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por p.duarte »

Vai o fctsig e faz login com as tuas credenciais, depois entra em Resultados Concursos Bolsa.
Podem ter saído só alguns painéis.

cosmo2018
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: sábado jul 21, 2018 6:42 pm
University/ Institute: DESY

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por cosmo2018 »

Sabem se os resultados vão ficar disponíveis ao público? Estou a morrer por saber se um amigo conseguiu bolsas ou não!

Boa sorte!

qwerty
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: segunda jun 18, 2018 3:24 pm
University/ Institute: UPorto

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por qwerty »

cosmo2018 Escreveu:Sabem se os resultados vão ficar disponíveis ao público? Estou a morrer por saber se um amigo conseguiu bolsas ou não!

Boa sorte!
Os resultados só ficam disponíveis a quem concorreu no mesmo painel, logo não é possível ver resultados de outros painéis.

JCSA
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: terça ago 07, 2018 11:30 am
University/ Institute: Coimbra

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por JCSA »

Bom dia a todos!

Recebi a mensagem de que a minha candidatura foi proposta para concessão.
Contudo, estou com algumas dúvidas sobre o que posso ou não fazer. Agradeço toda a ajuda que conseguirem dar :)

1. Posso adiar o início do doutoramento para além do dia 31 de Agosto de 2019? Por exemplo, é possível adiar até um ano depois de saírem resultados finais ou de recurso?
2. Se eu não conseguir de alguma forma fazer o doutoramento com esta bolsa, se eu quiser no futuro fazer novamente uma candidatura a uma bolsa de doutoramento da FCT serei prejudicada por ter recebido mas não ter aceite fazer este ano?

Boa sorte a todos!
Última edição por JCSA em quinta ago 09, 2018 10:44 am, editado 1 vez no total.

notsoedgy
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 40
Registado: quarta jul 25, 2018 11:19 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por notsoedgy »

Vão colocar as informações de cada painel neste link! :)

https://docs.google.com/spreadsheets/d/ ... edit#gid=0

ruicruz
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: terça jun 26, 2018 9:04 am
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por ruicruz »

notsoedgy Escreveu:Vão colocar as informações de cada painel neste link! :)

https://docs.google.com/spreadsheets/d/ ... edit#gid=0

Como vemos onde foi a linha de corte?

tomasnogueiraf
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: terça ago 07, 2018 11:31 am
University/ Institute: Uni da vida

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por tomasnogueiraf »

Eu fiquei em primeiro do meu painel. Isso significa que vou ter a bolsa? Quais sao os proximos passos?

toni.macieira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: quinta ago 02, 2018 10:53 am
University/ Institute: MIT

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por toni.macieira »

Para quem foi aceite, até quando temos de dar confirmação à FCT e enviar os documentos que pedem?

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por el_Bosco »

tomasnogueiraf Escreveu:Eu fiquei em primeiro do meu painel. Isso significa que vou ter a bolsa? Quais sao os proximos passos?
Se alguns dos posts neste forum contassem para a avaliação.... :shock:
toni.macieira Escreveu:Para quem foi aceite, até quando temos de dar confirmação à FCT e enviar os documentos que pedem?
Em principio nos próximos dias vão ter acesso à plataforma online para fazerem upload dos docs necessários para a verificação e assinatura do contrato. Têm 6 meses para submeter estes docs.

rfsa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: terça ago 07, 2018 2:23 pm
University/ Institute: Lisboa

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por rfsa »

Bom tarde!

Segundo os resultados provisórios de hoje fui admitido para concessão de bolsa, mas tenho as seguintes dúvidas.

1º) Qual a viabilidade de, estando provisoriamente apto para a bolsa, pronunciar-me, ainda assim, em sede de audiência prévia?

2º) Não encontro em lado nenhum um formulário para fazer tais comentários/observações.

3º) Se as respostas à audiência prévia podem alterar o sentido dos resultados, como é que é possível tomar as medidas necessárias (cessação de funções no emprego, etc..) até dia 1 de Setembro, data de início do plano de trabalhos? Segundo me pareceu pela leitura de posts de anos anteriores, houve anos em que os resultados à audiência prévia demoraram meses..

4º) A linha de corte para o meu painel está em 4,358. Esta é fixa de antemão para este ano, ou pode vir a alterar-se após as audiências prévias, caso o último candidato passe a ter 4,40?

Obrigado de antemão pelos esclarecimentos!

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por el_Bosco »

1- Não vejo razão para tal. Se já tens bolsa porque é que vais estar a inventar?....Só tens de enviar os papeis.

2- Esse formulário só aparece daqui a uns dias.

3- Ver 1.

4- A linha de corte nunca vai ser inferior à que foi estipulada. Pode, depois da audiência prévia e do recurso, vir a descer mas em situações normais terás sempre bolsa. Só se houver irregularidades dos papéis...

investigador
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: terça ago 07, 2018 3:21 pm
University/ Institute: Lisboa

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por investigador »

A minha namorada não ganhou bolsa por 6 centésimas. Aqui em casa estamos bastante desiludidos e a pensar numa forma de reverter a situação. Parece-nos que há base para tal, mas já ouvi dizer que é muitíssimo difícil melhorarem a nota.

É impressão minha ou a questão dos objectivos da agenda 2030 não foi sequer considerada? Ela tem um projecto que se adequa aos objectivos 11 e 13, se não estou em erro, e vi pessoas a ganharem bolsa com temas de tese no painel dela bastante fora desses objectivos.

Depois, o plano de trabalho dela é tido como bom na parte metodológica, estado da arte, fundamentação, etc., só que refere que a ela usa a palavra "não funciona", relativamente a um plano melhorado de vegetação em Lisboa (uma coisa assim - não sou da área), quando está patente no primeiro objectivo dela que a ideia é "perceber como pode ser melhorado". Não há aqui uma interpretação errónea e abusiva daquilo que ela quis dizer? A hipótese de trabalho dela é que pode ser melhorado, nunca que não funciona ou que deve ser alterado.

Enfim, meses de espera, para isto. Felizes aqueles que tiveram sorte. Quando ganhei a minha, pareceu-me que o mundo tinha deixado de desabar. Foi uma das coisas mais importantes que me aconteceu, mesmo que o doutoramento não seja necessariamente garantia de trabalho no futuro.

notsoedgy
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 40
Registado: quarta jul 25, 2018 11:19 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por notsoedgy »

ruicruz Escreveu:
notsoedgy Escreveu:Vão colocar as informações de cada painel neste link! :)

https://docs.google.com/spreadsheets/d/ ... edit#gid=0

Como vemos onde foi a linha de corte?
É a nota da última pessoa que conseguiu bolsa.

de_fOrmA
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 15
Registado: terça fev 16, 2016 11:58 pm
University/ Institute: FAUL - Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por de_fOrmA »

el_Bosco Escreveu:
4- A linha de corte nunca vai ser inferior à que foi estipulada. Pode, depois da audiência prévia e do recurso, vir a descer mas em situações normais terás sempre bolsa. Só se houver irregularidades dos papéis...
A minha dúvida é exactamente que talvez possa não ser assim. No e-mail que recebi diz o seguinte:

"Assim sendo, mesmo que a sua candidatura esteja proposta para concessão, o
sentido do projeto de decisão pode vir a ser alterado para recusa de
concessão, caso após a análise das pronúncias de quaisquer candidatos se
encontrem motivos para alterar o sentido do mesmo. O inverso é igualmente
possível."


Eu fiquei em penúltimo dos que conseguiram bolsa no meu painel,e tenho receio que caso eu não tente aumentar a nota, acabe por ficar de fora da nota de corte após as audiências.

rfsa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: terça ago 07, 2018 2:23 pm
University/ Institute: Lisboa

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por rfsa »

de_fOrmA Escreveu:
el_Bosco Escreveu:
4- A linha de corte nunca vai ser inferior à que foi estipulada. Pode, depois da audiência prévia e do recurso, vir a descer mas em situações normais terás sempre bolsa. Só se houver irregularidades dos papéis...
A minha dúvida é exactamente que talvez possa não ser assim. No e-mail que recebi diz o seguinte:

"Assim sendo, mesmo que a sua candidatura esteja proposta para concessão, o
sentido do projeto de decisão pode vir a ser alterado para recusa de
concessão, caso após a análise das pronúncias de quaisquer candidatos se
encontrem motivos para alterar o sentido do mesmo. O inverso é igualmente
possível."


Eu fiquei em penúltimo dos que conseguiram bolsa no meu painel,e tenho receio que caso eu não tente aumentar a nota, acabe por ficar de fora da nota de corte após as audiências.

Foi precisamente por esta razão que fiz a pergunta sobre a alteração das linhas de corte, visto encontrar-me numa situação semelhante. No meu caso até tenho um pequeno detalhe na avaliação do mérito do candidato que pode fazer alguma diferença.

A minha dúvida é: se a linha de corte é pré-definida em 4,25, por ex, e todos os candidatos com avaliação superior a isso são aceites (nem que sejam 30); ou, há 10 vagas e a linha de corte é definida pela avaliação do candidato que ficou em 10º na lista?

De qualquer forma, conforme está no site da FCT, a audiência prévia só serve para "levantar questões que possam ter sido erros de avaliação administrativos". Logo, não serve para fazer contra-argumentação relativamente à ficha de avaliação, parece-me.

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por el_Bosco »

Não, isso não acontece assim. Quem está acima da linha de corte é GARANTIDO que terá bolsa se cumprir todos os requisitos dos papeis. Não conheço nenhum caso em que tal não tenha acontecido.

A linha de corte não é definida à priori. Tanto quanto sei, o número de bolsas é definido por painel (por indicação politica, penso eu) e a linha de corte é definida pelo valor da ultima bolsa concedida. A linha de corte só se mexe se houver em fase de audiência prévia ou recurso uma mudança na pontuação de alguém que o atire para cima da linha de corte. Se tal acontecer, quem ficar de baixo dele continua a ter bolsa.

Por isso é que é completamente escusado (e inédito...eheh) terem-vos concedido bolsa e vocês irem recorrer.

Responder