Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
notsoedgy
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 40
Registado: quarta jul 25, 2018 11:19 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por notsoedgy »

Sim, fiquei logo abaixo da linha de corte com 3 centésimas de diferença do último candidato admitido a bolsa. A minha classificação foi de 4,310 e a do último candidato foi 4,313. [/quote]

Parece-me que haver 2 pessoas que não vão usufruir da bolsa não faz grande diferença, até porque os contratos só começam a chegar depois da submissão de documentos etc., e como só há 10 dias para recorrer não faria diferença. Mas como eu digo, tenta recorrer! Os dois colegas do ano anterior conseguiram aumentar bastante as classificações e ficar bem acima da linha de corte porque 1 fez comparação entre as pontuações atribuídas aos CVs (em que o dele tinha sido deflacionado em comparação com outros) - no CV passou de 3,5 para 3,9. E o outro fez argumentação para explicar porque é que os orientadores eram equipa que satisfazia plenamente as necessidades do projecto, passou de 4,5 para 5 nesse critério. Como este ano o que vale mais é o mérito do candidato a esperança maior fica no CV, se tiveres argumentos, claro. Escreve um texto bem argumento e ponderado sem "desafiares" a competência do painel (como às vezes se faz por frustração).

cmtc
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quarta ago 08, 2018 9:37 am
University/ Institute: iMM-Lisboa

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por cmtc »

Boa tarde a todos


Em relação aos documentos pedidos, alguém sabe porque é que a FCT não está a pedir o documento de aceitação pela parte da instituição que confere o grau?

Carlos

amalgamadeprata
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: quinta ago 02, 2018 11:49 am
University/ Institute: University College London

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por amalgamadeprata »

cmtc Escreveu:Boa tarde a todos


Em relação aos documentos pedidos, alguém sabe porque é que a FCT não está a pedir o documento de aceitação pela parte da instituição que confere o grau?

Carlos
Carlos, eles atualizaram a lista hoje. Acho que já é um dos requisitos na nova lista!

amalgamadeprata
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: quinta ago 02, 2018 11:49 am
University/ Institute: University College London

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por amalgamadeprata »

Questão: a minha data de inicio de programa de trabalhos é em Janeiro. Isto coincide com a minha data de inicio de doutoramento. O inicio da bolsa está para dia 1/09, sendo que dessa data para a frente só terei mais 27 meses de PhD e foi essa duração que pus para a bolsa.

Eu comecei de facto o programa de trabalhos em Janeiro. Isso agora é irrelevante? Vou ter que pedir à faculdade prova que o programa de trabalhos coincidirá com a data de inicio da bolsa?

Obg

bolseiro100
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: quinta ago 09, 2018 11:20 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por bolseiro100 »

Boa noite,

Obtive a bolsa de doutoramento e gostaria de saber qual o link que tem a informação sobre a documentação necessária para concluir esta fase. E já agora pergunto se devo começar a tratar logo da documentação, ou terei que esperar pelos resultados finais.

Obrigado.

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por el_Bosco »

bolseiro100 Escreveu:Obtive a bolsa de doutoramento e gostaria de saber qual o link que tem a informação sobre a documentação necessária para concluir esta fase. E já agora pergunto se devo começar a tratar logo da documentação, ou terei que esperar pelos resultados finais.
O link está na FCTsig. Depois de clicares na candidatura, na pagina onde estão os links para a seriação, etc, ao fundo, existe um quadro com "Submissão de dados adicionais e pré-submissão electrónica de documentos".

Basta arregalar os olhinhos... :shock:
amalgamadeprata Escreveu:Questão: a minha data de inicio de programa de trabalhos é em Janeiro. Isto coincide com a minha data de inicio de doutoramento. O inicio da bolsa está para dia 1/09, sendo que dessa data para a frente só terei mais 27 meses de PhD e foi essa duração que pus para a bolsa.

Eu comecei de facto o programa de trabalhos em Janeiro. Isso agora é irrelevante? Vou ter que pedir à faculdade prova que o programa de trabalhos coincidirá com a data de inicio da bolsa?
Em primeiro lugar convém recordar que a data efectiva da bolsa pode ser alterada nesta fase. Ou seja, durante a candidatura podem ter posto a bolsa a começar a 1 de Junho de 2018 mas agora podem alterar isso para outra data (desde que seja este ano) à vossa escolha de forma a se compaginar com os calendários lectivos dos doutoramentos.

Acho estranho a FCT permitir que comeces a bolsa meses sequer da abertura do concurso. Nos casos que conheço em que a pessoa que ganha a bolsa já fez 1 ano de phd por conta própria, normalmente a bolsa começa no inicio do ano lectivo seguinte de forma a fazer coincidir as coisas. A melhor forma é telefonar para a FCT ou enviar um email a pedir esclarecimentos.

mleitao
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: quarta abr 13, 2016 4:55 pm
University/ Institute: Universidade de Evora

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por mleitao »

notsoedgy Escreveu:Sim, fiquei logo abaixo da linha de corte com 3 centésimas de diferença do último candidato admitido a bolsa. A minha classificação foi de 4,310 e a do último candidato foi 4,313.
Parece-me que haver 2 pessoas que não vão usufruir da bolsa não faz grande diferença, até porque os contratos só começam a chegar depois da submissão de documentos etc., e como só há 10 dias para recorrer não faria diferença. Mas como eu digo, tenta recorrer! Os dois colegas do ano anterior conseguiram aumentar bastante as classificações e ficar bem acima da linha de corte porque 1 fez comparação entre as pontuações atribuídas aos CVs (em que o dele tinha sido deflacionado em comparação com outros) - no CV passou de 3,5 para 3,9. E o outro fez argumentação para explicar porque é que os orientadores eram equipa que satisfazia plenamente as necessidades do projecto, passou de 4,5 para 5 nesse critério. Como este ano o que vale mais é o mérito do candidato a esperança maior fica no CV, se tiveres argumentos, claro. Escreve um texto bem argumento e ponderado sem "desafiares" a competência do painel (como às vezes se faz por frustração).[/quote]

Obrigado pelo esclarecimento. Os meus orientadores também foram da mesma opinião em que deveria recorrer e assim fiz. Foquei-me nos dois pontos, Plano de trabalho e instituição de acolhimento, já que o curriculum foi devidamente analisado. Fui muito penalizado em ambos os pontos. Não compreendo que para a mesma Instituição eu tive 4,600 e colegas meus tiveram 5,000. A reclamação foi devidamente fundamentada para cada ponto, tendo em conta a fraca objetividade na avaliação proposta por quem fez a análise da minha candidatura. Mas sinceramente, não me parece que vá resultar em alguma coisa.

tomasnogueiraf
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: terça ago 07, 2018 11:31 am
University/ Institute: Uni da vida

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por tomasnogueiraf »

Ola a todos,
Tenhos duas duvidas que nao sei se alguem me sabe esclarecer:

1) Ja submeti todos os documentos adicionais que a FCT pede. Eles dizem para lacrar a submissao mas nao encontro como fazer isso. Ja alguem fez?

2) A minha bolsa e´suposto comecar dia 1 de Setembro deste ano. Alguem sabe se isso vai acontecer?

Tomas

wallfy
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 10
Registado: segunda ago 29, 2016 10:54 am
University/ Institute: Instituto de Investigação Biomédica de Vigo

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por wallfy »

tomasnogueiraf Escreveu:Ola a todos,
Tenhos duas duvidas que nao sei se alguem me sabe esclarecer:

1) Ja submeti todos os documentos adicionais que a FCT pede. Eles dizem para lacrar a submissao mas nao encontro como fazer isso. Ja alguem fez?

2) A minha bolsa e´suposto comecar dia 1 de Setembro deste ano. Alguem sabe se isso vai acontecer?

Tomas
Ao acederes a "Submissão de dados adicionais e pré-submissão electrónica de documentos", no final de página onde colocas o inicio da bolsa, a duração e o NIB (info. adicional) aparece lacrar/seal. A segunda questão é bem mais complicada. Nos anos anteriores sempre houve atrasos...

tomasnogueiraf
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: terça ago 07, 2018 11:31 am
University/ Institute: Uni da vida

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por tomasnogueiraf »

wallfy Escreveu:
tomasnogueiraf Escreveu:Ola a todos,
Tenhos duas duvidas que nao sei se alguem me sabe esclarecer:

1) Ja submeti todos os documentos adicionais que a FCT pede. Eles dizem para lacrar a submissao mas nao encontro como fazer isso. Ja alguem fez?

2) A minha bolsa e´suposto comecar dia 1 de Setembro deste ano. Alguem sabe se isso vai acontecer?

Tomas
Ao acederes a "Submissão de dados adicionais e pré-submissão electrónica de documentos", no final de página onde colocas o inicio da bolsa, a duração e o NIB (info. adicional) aparece lacrar/seal. A segunda questão é bem mais complicada. Nos anos anteriores sempre houve atrasos...

Obrigado, pela resposta. Ja encontrei.

Alguem sabe se quando ha atrasos a FCT paga o montante retroactivamente ou perde se uns meses de bolsa?

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por el_Bosco »

Sim, a FCT paga retroactivos.

Nada te impede de começar a bolsa a 1 de Setembro. Se os procedimentos administrativos e burocráticos demorarem mais que essa data, a FCT pagar-te-à retroactivamente.

de_fOrmA
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 15
Registado: terça fev 16, 2016 11:58 pm
University/ Institute: FAUL - Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por de_fOrmA »

Hoje recebi a resposta a uma pergunta que tinha feito à FCT e a parte sublinhada ainda me deixa inquieto.
Alguém pode confirmar se nos anos anteriores havia este "limbo" como esta a ter neste ano?
Já disseram aqui que quem teve bolsa ficará com ela independente das audiências prévias, no entanto a FCT diz outra coisa, e ela que é a fonte oficial.

Segue aqui o excerto do e-mail:

"vimos lembrar que os resultados transmitidos no nosso email de 07 de Agosto são provisórios pelo que ainda resta a comunicação da decisão final."

bolseiro100
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: quinta ago 09, 2018 11:20 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por bolseiro100 »

de_fOrmA Escreveu:Hoje recebi a resposta a uma pergunta que tinha feito à FCT e a parte sublinhada ainda me deixa inquieto.
Alguém pode confirmar se nos anos anteriores havia este "limbo" como esta a ter neste ano?
Já disseram aqui que quem teve bolsa ficará com ela independente das audiências prévias, no entanto a FCT diz outra coisa, e ela que é a fonte oficial.

Segue aqui o excerto do e-mail:

"vimos lembrar que os resultados transmitidos no nosso email de 07 de Agosto são provisórios pelo que ainda resta a comunicação da decisão final."
Eu não sou a melhor pessoa para responder a isso, pois eu ganhei a bolsa este ano e não sei como se processou nos anos anteriores, mas digo que não faz sentido ser provisórios para aqueles que ganharam a bolsa condicionalmente pois estes podem a qualquer momento entregar documentos à FCT para proceder à celebração de contrato de bolsa. Não faz sentido estar a pedir um documento à universidade ou ao conselho cientifico quando a bolsa não é certa, eles diriam logo para eu pedir os documentos quanto tiver a certeza da bolsa.

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por el_Bosco »

Isso é o jargão técnico do costume porque obviamente que a concessão da bolsa é sempre condicional à entrega atempada e em condições dos documentos que te pedem. Se tudo isso for cumprido, não há qualquer possibilidade que a bolsa concedida te seja retirada.

joanamartins13
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: terça jun 12, 2018 8:28 pm
University/ Institute: ISCTE-IUL

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por joanamartins13 »

Colegas, sabem até quando têm de ser submetidos os documentos adicionais pedidos pela FCT?
Nas informações só mencionam os 6 meses para assinar contrato, mas não uma data limite para esta submissão.

Obrigada!

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por el_Bosco »

joanamartins13 Escreveu:Colegas, sabem até quando têm de ser submetidos os documentos adicionais pedidos pela FCT?
Nas informações só mencionam os 6 meses para assinar contrato, mas não uma data limite para esta submissão.
Se tens 6 meses para assinar o contrato e se só o podes assinar depois de enviares todos os documentos e de a FCT os verificar, é óbvio que o tens menos que esse tempo para o fazer.

Há que ter em conta que a FCT pode pedir documentos adicionais ou que os que enviaste podem ter irregularidades e que o envio do contrato pode demorar ainda umas 2 semanas. Ou seja, convem enviares tudo o mais tardar até aos 4 meses.

ibsantos
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: terça ago 28, 2018 12:20 pm
University/ Institute: UAlg

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por ibsantos »

Boa tarde a todos,

Alguém sabe quanto tempo por norma a FCT leva a divulgar os resultados após audiência prévia?
Procurei no código administrativo por algum prazo mas não encontrei nenhuma resposta.

Desde já, agradeço.

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por el_Bosco »

ibsantos Escreveu:Boa tarde a todos,

Alguém sabe quanto tempo por norma a FCT leva a divulgar os resultados após audiência prévia?
Procurei no código administrativo por algum prazo mas não encontrei nenhuma resposta.

Desde já, agradeço.
É altamente variável, como tudo na FCT. Eu não contaria com eles antes de Novembro.

ibsantos
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: terça ago 28, 2018 12:20 pm
University/ Institute: UAlg

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por ibsantos »

el_Bosco Escreveu:
ibsantos Escreveu:Boa tarde a todos,

Alguém sabe quanto tempo por norma a FCT leva a divulgar os resultados após audiência prévia?
Procurei no código administrativo por algum prazo mas não encontrei nenhuma resposta.

Desde já, agradeço.
É altamente variável, como tudo na FCT. Eu não contaria com eles antes de Novembro.
Pois, infelizmente é a resposta que eu calculava...
O que quer dizer que entre saída de lista de resultados definitiva pós AP e início do processo de recurso e avaliação por um novo painel, este processo todo deve estar a terminar quando as próximas candidaturas individuais abrirem em 2019?

Ai, FCT...

Obrigada pela informação!

tomasnogueiraf
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: terça ago 07, 2018 11:31 am
University/ Institute: Uni da vida

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por tomasnogueiraf »

Eu fiquei em primeiro do meu painel e ja' submeti todos os documentos adicionais que a FCT pediu. Alguem sabe quando posso esperar receber o contrato e comecar a receber a bolsa?
Ha que esperar pelos resultados apos audiencia previa?

Responder