SSV na acumulação de bolsa FCT e contrato de docência

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
tiagoraulp
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: quarta jan 24, 2018 10:50 pm
University/ Institute: FEUP

SSV na acumulação de bolsa FCT e contrato de docência

Mensagem por tiagoraulp »

Olá a todos,

Tenho uma questão relativamente à acumulação de trabalho de docência com bolsa FCT, e o impacto disso no regime de enquadramento da segurança social.

Eu tenho uma bolsa de doutoramento, e estou atualmente inscrito no SSV.
Acontece que surgiu a hipótese de dar 2,5 horas de aulas práticas, o que pelos vistos é ok de acordo com o regime de exclusividade do estatuto do bolseiro.

A minha questão tem portanto a ver com o regime de enquadramento na segurança social. Neste momento, através do SSV, desconto de acordo com o primeiro escalão, equivalente a uma remuneração de 421,32 euros.

Para leccionar as 2.5 horas vou ter um contrato com a universidade de assistente convidado com a duração de 6 meses, do qual vou receber cerca de 270 euros por mês. Ora, associado a este contrato vem o regime de enquadramento na segurança social por conta de outrem.

Pelo que estive a ler, isto implica suspender o SSV, por não poder estar em 2 regimes diferentes na segurança social.

Quer isto dizer que vou estar 6 meses a fazer descontos com base num salário de 270 euros, quando antes com o SSV estava a descontar com base num salário de 421 euros? Agora que acumulo, tenho mais trabalho, e recebo mais, passo a descontar para a SS com base num salário menor? Isto faz algum sentido?

Já não bastava o ridículo de descontar com base no escalão de 421 euros quando na verdade recebemos 980... Para agora que acumulo como docente passar a descontar com base numa remuneração menor, e pior de tudo, ainda ter que pagar o desconto para a segurança social do meu bolso, visto perder o direito ao SSV que era reembolsado pela FCT...

Para os que já estiveram numa situação similar, é mesmo isto que acontece?

Considerando que o valor que recebo pela docência é tão baixo, é possível dar a volta ao problema usando atos isolados no enquadramento de trabalhador independente, em vez de contrato por conta de outrem?
Haverá alguma possibilidade de estar isento das contribuições e manter o SSV?

Obrigado desde já aos que puderem esclarecer esta questão!

mesteves
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: sábado jan 06, 2018 9:19 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: SSV na acumulação de bolsa FCT e contrato de docência

Mensagem por mesteves »

tiagoraulp Escreveu:Olá a todos,

Tenho uma questão relativamente à acumulação de trabalho de docência com bolsa FCT, e o impacto disso no regime de enquadramento da segurança social.

Eu tenho uma bolsa de doutoramento, e estou atualmente inscrito no SSV.
Acontece que surgiu a hipótese de dar 2,5 horas de aulas práticas, o que pelos vistos é ok de acordo com o regime de exclusividade do estatuto do bolseiro.

A minha questão tem portanto a ver com o regime de enquadramento na segurança social. Neste momento, através do SSV, desconto de acordo com o primeiro escalão, equivalente a uma remuneração de 421,32 euros.

Para leccionar as 2.5 horas vou ter um contrato com a universidade de assistente convidado com a duração de 6 meses, do qual vou receber cerca de 270 euros por mês. Ora, associado a este contrato vem o regime de enquadramento na segurança social por conta de outrem.

Pelo que estive a ler, isto implica suspender o SSV, por não poder estar em 2 regimes diferentes na segurança social.

Quer isto dizer que vou estar 6 meses a fazer descontos com base num salário de 270 euros, quando antes com o SSV estava a descontar com base num salário de 421 euros? Agora que acumulo, tenho mais trabalho, e recebo mais, passo a descontar para a SS com base num salário menor? Isto faz algum sentido?

Já não bastava o ridículo de descontar com base no escalão de 421 euros quando na verdade recebemos 980... Para agora que acumulo como docente passar a descontar com base numa remuneração menor, e pior de tudo, ainda ter que pagar o desconto para a segurança social do meu bolso, visto perder o direito ao SSV que era reembolsado pela FCT...

Para os que já estiveram numa situação similar, é mesmo isto que acontece?

Considerando que o valor que recebo pela docência é tão baixo, é possível dar a volta ao problema usando atos isolados no enquadramento de trabalhador independente, em vez de contrato por conta de outrem?
Haverá alguma possibilidade de estar isento das contribuições e manter o SSV?

Obrigado desde já aos que puderem esclarecer esta questão!
Bom dia!

Estou numa situação similar e tenho uma dúvida: descontar enquanto assistente convidada impossibilita descontar para o SSV enquanto bolseira da FCT?

Agradecia se alguém conseguisse esclarecer esta dúvida :)

Obrigada.

tiagoraulp
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: quarta jan 24, 2018 10:50 pm
University/ Institute: FEUP

Re: SSV na acumulação de bolsa FCT e contrato de docência

Mensagem por tiagoraulp »

Sim, descontar como assistente convidado impossibilita descontar para o SSV. Não se pode estar inscrito em 2 regimes de segurança social ao mesmo tempo.

Eu passei por isso, como demorei a cancelar o SSV, quando tentaram registaram-me na segurança social com contrato da universidade, o processo deu erro, e não avançou até que eu cancelasse o SSV.
mesteves Escreveu: Bom dia!

Estou numa situação similar e tenho uma dúvida: descontar enquanto assistente convidada impossibilita descontar para o SSV enquanto bolseira da FCT?

Agradecia se alguém conseguisse esclarecer esta dúvida :)

Obrigada.

mesteves
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: sábado jan 06, 2018 9:19 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: SSV na acumulação de bolsa FCT e contrato de docência

Mensagem por mesteves »

tiagoraulp Escreveu:Sim, descontar como assistente convidado impossibilita descontar para o SSV. Não se pode estar inscrito em 2 regimes de segurança social ao mesmo tempo.

Eu passei por isso, como demorei a cancelar o SSV, quando tentaram registaram-me na segurança social com contrato da universidade, o processo deu erro, e não avançou até que eu cancelasse o SSV.
mesteves Escreveu: Bom dia!

Estou numa situação similar e tenho uma dúvida: descontar enquanto assistente convidada impossibilita descontar para o SSV enquanto bolseira da FCT?

Agradecia se alguém conseguisse esclarecer esta dúvida :)

Obrigada.
Oh okay :(

Muito obrigada pela rápida resposta!

Ana_Rosad0
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: terça jul 11, 2023 3:33 pm
University/ Institute: ISCTE / UAlg

Re: SSV na acumulação de bolsa FCT e contrato de docência

Mensagem por Ana_Rosad0 »

Olá Tiago!

Estou numa situação exactamente igual à tua e gostava de saber como é que resolveste a situação.

Cancelavas o SSV nos meses em que tinhas contrato docente e depois retomavas? Sendo que os descontos com o contrato docente são tão baixos (no meu caso a Universidade também paga cerca de 270€/mês) será que se pode manter o SSv e "abdicar" dos descontos durante o contrato?

Grata pela partilha,

Ana

tiagoraulp
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: quarta jan 24, 2018 10:50 pm
University/ Institute: FEUP

Re: SSV na acumulação de bolsa FCT e contrato de docência

Mensagem por tiagoraulp »

Eu estava no ano final do meu doutoramento, portanto acabei por desistir de encontrar uma solução decente.
Cancelei o SSV e pronto.
Depois acho que podia ter retomado, mas como só tinha mais um par de meses, nem me dei ao trabalho.

Ana_Rosad0
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: terça jul 11, 2023 3:33 pm
University/ Institute: ISCTE / UAlg

Re: SSV na acumulação de bolsa FCT e contrato de docência

Mensagem por Ana_Rosad0 »

Muito obrigada!

Responder