Pagamento dos custos de formação BD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
vicca
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: segunda abr 11, 2016 12:49 pm
University/ Institute: ISCTE

Pagamento dos custos de formação BD

Mensagem por vicca »

Boa tarde colegas,

Venho aqui colocar uma questão, e peço desculpa se já se encontra em outro tópico, mas eu não encontrei.

Sou bolseira de doutoramento e ao receber o email da FCT a informar do pagamentos dos custos de formação à minha instituição reparei que o valor é superior ao valor das propinas. Alguém sabe se podemos solicitar a verba remanescente para actividades no âmbito do doutoramento?

Obrigada pela atenção!

D_bolseiro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: segunda mai 09, 2016 12:06 pm
University/ Institute: ULisboa

Re: Pagamento dos custos de formação BD

Mensagem por D_bolseiro »

Deve depender da Universidade, tens que falar com eles. A minha Faculdade não considera o valor, ou seja, o valor que a FCT paga à faculdade não é posto em crédito da conta do bolseiro, ou seja não podes solicitar o valor remanescente para outras actividade de doutoramento. A Faculdade considera o ano calendar, então elimina o custo da propina do respetivo ano calendar. Isso é assim na minha Faculdade.
De qualquer maneira podes sempre solicitar algum apoio à instituição do acolhimento para ida às conferências etc. não sei se receberás, mas podes solicitar.

Perguntei isso já algum tempo atras visto que o valor que a FCT pagou à Universidade dava perfeitamente para as propinas todos os anos e ainda dava para pagar alguma parte da entrega da tese e pedido para as provas. Neste caso vou ter que ser eu a pagar o último ano e a entrega da tese(um preço ridículo que quase é igual à propina de 1 semestre), porque a Faculdade não considera o valor que recebe da FCT mas o ano calendar em que estavas com o estatuto de bolseiro.

Noutra Universidade pode ser diferente, tans que falar com eles.

DuarteAlbuquerque
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 143
Registado: terça mar 24, 2009 1:32 pm
University/ Institute: IST

Re: Pagamento dos custos de formação BD

Mensagem por DuarteAlbuquerque »

Desculpa, tens a certeza que a universidade fica com a diferença entre o valor da propina e o valor máximo que a FCT paga?

Quanto as taxas "escondidas" da entrega da tese é um autêntico roubo que ainda não se percebeu para que servem.

D_bolseiro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: segunda mai 09, 2016 12:06 pm
University/ Institute: ULisboa

Re: Pagamento dos custos de formação BD

Mensagem por D_bolseiro »

DuarteAlbuquerque Escreveu:Desculpa, tens a certeza que a universidade fica com a diferença entre o valor da propina e o valor máximo que a FCT paga?

Quanto as taxas "escondidas" da entrega da tese é um autêntico roubo que ainda não se percebeu para que servem.

Tenho certeza, pelo menos foi assim 2 anos atras quando perguntei. Indicaram que Faculdade tem outros custos associados à formação do aluno para além das propinas, nunca percebi esta explicação, para mim, não faz sentido.
Perguntei a Faculdade se parte dos custos da entrega da tese poderia ser coberto pelo dinheiro que sobra do dinheiro que FCT paga à Faculdade como "custos de formação" visto que a entrega da tese é claramente o custo de formação obrigatória, queria ainda pedir para inserir o custo de Inscrição e Seguro Escolar anual, mas não. Faculdade indicou, que Inscrição e Seguro Escolar anual é pago pelo aluno e a transferência da FCT só nula o custo das propinas. Foi isso que me responderam na altura, não sei se entretanto mudou alguma coisa. Assim paguei todos os anos a Inscrição e Seguro Escolar, se não, não fizeram a inscrição.

vicca
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: segunda abr 11, 2016 12:49 pm
University/ Institute: ISCTE

Re: Pagamento dos custos de formação BD

Mensagem por vicca »

Obrigada pelas respostas!

Em relação ao assunto a FCT respondeu-me: "Em resposta ao seu email informamos que a FCT transfere sempre o valor de 2 750,00EUR para as instituições académicas, por cada 12 meses de bolsa e, cabe a cada uma delas, a gestão do referido montante. Sendo a FCT alheia a esta situação deverá tentar obter a informação junto da sua instituição."

Agora vou tentar saber mais informações junto da minha universidade...

Responder