Dívida de propinas da FCT com a Universidade do Minho

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Sofia.Ribeiro
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 33
Registado: sexta jan 08, 2010 6:04 pm
University/ Institute: portugal

Dívida de propinas da FCT com a Universidade do Minho

Mensagem por Sofia.Ribeiro »

Boa tarde,

Há cerca de um ano surgiu um problema com a falta de pagamento de propinas, ou falta de informação do mesmo, que afectou vários alunos da Universidade do Minho. Várias cartas foram enviadas exigindo o pagamento em dívida de propinas, no meu caso referentes a 2009/2010.

Na altura, liguei para a FCT para confirmar que as mesmas tinham sido pagas, o que me foi confirmado por telefone, e foi pedido o envio do mesmo comprovativo, por telefone e por escrito. Liguei posteriormente para a Universidade, que me informaram que sendo bolseira da FCT, não haveria qualquer problema.

Hoje recebi o resultado da minha audiência prévia em que indicam que a FCT não enviou qualquer comprovativo (como se tinha comprometido) e, como tal, tenho ate 30 dias para pagar o valor em dívida de 2749.98€.

Mais alguém continua nesta situação? Como resolveram?
Obrigada,
Sofia Ribeiro

Zientist
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: terça set 28, 2010 8:40 pm
University/ Institute: IPATIMUP

Re: Dívida de propinas da FCT com a Universidade do Minho

Mensagem por Zientist »

Olá,

Eu também recebi a carta a informar do pagamento em falta e o que fiz foi pedir à FCT o comprovativo de pagamento. De seguida enviei esse comprovativo por email à Universidade do Minho.

Recebi resposta da Universidade a confirmar que tinham recebido o documento mas nunca mais me disseram nada.

Cumprimentos.

Sofia.Ribeiro
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 33
Registado: sexta jan 08, 2010 6:04 pm
University/ Institute: portugal

Re: Dívida de propinas da FCT com a Universidade do Minho

Mensagem por Sofia.Ribeiro »

Olá,

Eu também pedi à FCT para enviarem o tal documento para a UMinho e assumi que não tendo recebido mais nada, isso tinha acontecido. O que não é assim, supostamente só após receber por carta que o processo foi fechado é que tal aconteceu.

Na altura, ao telefone com a UMinho, fizeram a questão parecer tão simples, mesmo tendo dito que a FCT poderia demorar bem mais que os 30 dias úteis a entregar o documento que, não tendo qualquer resposta, assumi que estava tudo resolvido.

Agora voltei a ligar para a FCT a pedir novos documentos e estou à espera de resolver este assunto de uma maneira simples, mas não sei se neste momento bastará entregar os papéis ou não. Infelizmente, a UMinho sempre tratou muito mal os seus alunos, por isso espero de tudo vindo deles...

O que gostava de entender era o seguinte, a FCT pagou à UMinho as minhas propinas, mas a UMinho diz que não sabe se isso aconteceu ou não. Então, onde está o dinheiro? Devem andar 2750€ perdidos por aí!! Como é que na realidade são feitas estas coisas? Não me parece de todo natural a uma universidade aceitar dinheiro que não sabe a que se refere, nem a FCT dar dinheiro a uma universidade sem especificar para o que é. Acho tudo isto muito estranho.


Já agora, referente ao ano lectivo de que falam, este corresponde à parte curricular de um programa doutoral que após ser terminada dá direito a um 'Diploma de estudos avançados em Física', algo que os serviços académicos da UMinho diz não saber existir. Estou há 6 anos à espera que me digam qualquer coisa em relação a um curso que fiz, mas não tenho qualquer diploma. Irónico!!!

Responder