Bolsa de Doutoramento ao mesmo tempo que termino 2º Mestrado

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
ACSantos
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: terça out 24, 2017 5:10 pm
University/ Institute: Faculdade de Motricidade Humana

Bolsa de Doutoramento ao mesmo tempo que termino 2º Mestrado

Mensagem por ACSantos »

Boa tarde,

Quando me candidatei a BD (concurso de 2016), candidatei-me também a um segundo mestrado.
Comecei o mestrado em setembro de 2016 no ISCTE e soube, a meio do semestre, que me tinha sido concedida a BD numa faculdade da UL.
Tenho como data de início da BD Setembro 2017. E estou no 2º ano do mestrado.
A questão que coloco é: Será que posso terminar o meu mestrado? Ou que de acordo com a visão de "exclusividade" não é legal fazê-lo?
Será que seria viável fazer uma alteração no Plano de Trabalhos? Tenho receio que não aceitem.. E queria fundamentalmente terminar este mestrado porque estou a aprender imenso e com essa aprendizagem, acredito que vou também fazer um trabalho melhor no doutoramento..
Alguém que tenha passado pela mesma situação?
Algum conselho?

Muito obrigada!

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Bolsa de Doutoramento ao mesmo tempo que termino 2º Mest

Mensagem por spca »

Olá.
O meu entendimento é que, desde que não ganhes qualquer dinheiro por ex. de bolsa dos SAS ou de qualquer outra fonte por estares a fazer o mestrado, não é incompatível com o regime de Exclusividade (que só proíbe actividades remuneradas e "percepção de remunerações"). Agora, garante que o teu orientador da BD aceita isso bem ou não tem razão de queixa de ti (por ex. por dedicares menos tempo à BD por causa do mestrado), pois caso contrário ele pode passar-te um parecer negativo.

Fonte: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatut ... o.phtml.pt
Artigo 5º
Exercício de funções

2. O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, não sendo permitido o exercício de qualquer outra função ou atividade remunerada, pública ou privada, incluindo o exercício de profissão liberal, salvo o disposto nos números seguintes.
3. Considera-se, todavia, compatível com o regime de dedicação exclusiva a perceção de remunerações decorrentes de: (...)
As alterações de planos de trabalhos da BD não costumavam levantar problemas, desde que acompanhadas com parecer favorável do orientador. Mas como tem havido outras coisas que antes não levantavam problemas e agora passaram a levantar, penso que só mesmo perguntando à FCT. Talvez não no início...
Nota que provavelmente à FCT importa muito pouco se segues à risca o teu plano de trabalhos, apenas que concluas o grau desejavelmente com alguns artigos científicos, pelo que eventualmente mais vale não fazeres grandes alterações a menos que queiras mudar o título ou algo assim... E poderás sempre fazê-las mais tarde...

Boa sorte e bom trabalho.

ACSantos
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: terça out 24, 2017 5:10 pm
University/ Institute: Faculdade de Motricidade Humana

Re: Bolsa de Doutoramento ao mesmo tempo que termino 2º Mest

Mensagem por ACSantos »

Muito obrigada pela resposta!!
Sim, desde o início que sempre falei de tudo com o orientador da BD. Neste momento, em que estou a preparar as várias declarações que a FCT exige para o contrato, até planeio alterar a co-orientacao, para que a orientadora do mestrado seja co-orientadora do projeto de doutoramento, para que possa rentabilizar ao máximo.

Muito muito obrigada!

ACSantos
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: terça out 24, 2017 5:10 pm
University/ Institute: Faculdade de Motricidade Humana

Re: Bolsa de Doutoramento ao mesmo tempo que termino 2º Mest

Mensagem por ACSantos »

Peço desculpa pela insistência. Mas realmente tenho algum receio desta situação.
Sendo assim, posso publicar algum artigo no âmbito do mestrado, mas não no âmbito do doutoramento?
E posso colocar essa referência no CV?
Bem como a conclusão do mestrado?
Tenho receio de algum problema com a FCT e que depois eles me digam que tenho de devolver o financiamento..
Tudo isto porque num telefonema que fiz para a FCT, aproveitei e perguntei de forma subtil se seria possível neste ano terminar o mestrado e o senhor que me atendeu disse logo que não, que isso não era compatível e que iria por em causa o plano de trabalhos..

Será que se eu me calar quanto ao mestrado.. e fizer um bom trabalho ao nivel da BD.. não tenho riscos?

Obrigada!!

DuarteAlbuquerque
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 143
Registado: terça mar 24, 2009 1:32 pm
University/ Institute: IST

Re: Bolsa de Doutoramento ao mesmo tempo que termino 2º Mest

Mensagem por DuarteAlbuquerque »

A questão do segundo mestrado, é só que não podes receber financiamento suplementar por causa do regime de exclusividade. De resto não vejo problema nenhum desde que não afecte o actual plano de trabalho.

O orientador é que tem de aceitar essa situação, quanto aos artigos se eles estiverem relacionados de alguma maneira com o plano de trabalhos deves meter o agradecimento ao financiamento da FCT e colocar no CV também.

No plano de trabalhos da BD, a FCT não deixa meter tempo do plano de trabalhos para te dedidicares-te as cadeiras de doutoramento mas que na verdade és obrigado a fazer estas cadeiras para poderes ter o diploma. Isso não afecta em nada o regime de dedicação exclusiva e parece-me ser análogo ao teu caso.

ACSantos
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: terça out 24, 2017 5:10 pm
University/ Institute: Faculdade de Motricidade Humana

Re: Bolsa de Doutoramento ao mesmo tempo que termino 2º Mest

Mensagem por ACSantos »

Olá,
Muito obrigada pela resposta!!

Abraço,
Anabela

Responder