Comissões CGD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
pjhs
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 34
Registado: quarta fev 09, 2011 11:40 pm
University/ Institute: Univ. Coimbra

Comissões CGD

Mensagem por pjhs »

Há mais alguém com conta na CGD que esteja a pagar comissão de manutenção de conta, devido ao facto de aparentemente a CGD não reconhecer o pagamento mensal da bolsa como "domiciliação de rendimento" ?

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Comissões CGD

Mensagem por spca »

Tenta esclarecer na tua agência bancária, mas creio que a CGD começou a cobrar comissões em todas as contas a partir não sei se de Setembro ou Outubro, incluindo diversas em que antes não cobrava nada. Isto foi uma das reformas do Paulo Macedo para pôr o banco a dar (mais?) lucro. A menos que tenhas feito algum acordo diferente, mas pelo que percebi do que dizes, parece-me que não.
Boa sorte.

AABB
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: terça jul 08, 2014 1:50 pm
University/ Institute: ISCTE

Re: Comissões CGD

Mensagem por AABB »

Sim, a FCT não reconhece o pagamento das bolsas como salário, logo, a Caixa Geral de Depósitos não considera que tenhamos domiciliação de rendimentos e, por isso, pagamos taxas de manutenção de conta. Informei-me sobre esta questão há pouco tempo, a propósito das mudanças de conta da caixa. Foi-me dito que a FCT utiliza o código "fornecedores" para pagar as bolsas e isso não serve para efeitos de domiciliação. Se a FCT passasse a utilizar o código de rendimentos nas transacções para pagamento das bolsas, os bolseiros estariam, como qualquer assalariado com domiciliação bancária na Caixa, isentos de taxas de manutenção.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Comissões CGD

Mensagem por spca »

AABB Escreveu:Sim, a FCT não reconhece o pagamento das bolsas como salário, logo, a Caixa Geral de Depósitos não considera que tenhamos domiciliação de rendimentos e, por isso, pagamos taxas de manutenção de conta. Informei-me sobre esta questão há pouco tempo, a propósito das mudanças de conta da caixa. Foi-me dito que a FCT utiliza o código "fornecedores" para pagar as bolsas e isso não serve para efeitos de domiciliação. Se a FCT passasse a utilizar o código de rendimentos nas transacções para pagamento das bolsas, os bolseiros estariam, como qualquer assalariado com domiciliação bancária na Caixa, isentos de taxas de manutenção.
Boa tarde,
conheço 2 pessoas que lacraram no início de junho e receberam os contratos FCT há cerca de 2 semanas e já receberam hoje o primeiro pagamento (bolsa iniciou a 1/9)
Boa tarde.
Eu não sei se isso é assim tão taxativo, pois na Caixa ofereceram-se há alguns meses para me dar conta ordenado (com ordenado domiciliado) atendendo à bolsa. Eu é que não quis pois estou numa situação muito instável em termos de bolsas e não queria estar a assumir compromissos de domiciliação de ordenado com vencimentos instáveis que posso deixar de receber. Note-se que tenho gestor de conta e foi ele que fez essa oferta. Também podia ser que ele não tivesse conhecimento completo desses códigos, não sei.
Mas de qualquer modo, mais uma vez, na Caixa passou-se a ter de pagar comissões a partir de Setembro ou Outubro em muitas contas que antes eram isentas de o fazer... Eu tinha direito a isenção de comissões de manutenção e deixei de ter.

Boa sorte.

in9a
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 42
Registado: sexta abr 21, 2017 7:27 pm
University/ Institute: Coimbra

Re: Comissões CGD

Mensagem por in9a »

pjhs Escreveu:Há mais alguém com conta na CGD que esteja a pagar comissão de manutenção de conta, devido ao facto de aparentemente a CGD não reconhecer o pagamento mensal da bolsa como "domiciliação de rendimento" ?
Olá!
Pelo que sei podes optar pelos serviços mínimos bancários se só tiveres uma única conta bancária. Nota que se tiveres certificados de aforro ou do tesouro não contam como conta bancária.
Para saberes mais podes num primeiro momento consultar as informações do Banco de Portugal para ver se te podes enquadrar e deixares de pagar a mensalidade: http://clientebancario.bportugal.pt/pt- ... s/SMB.aspx.

Boa sorte!
Cmps

pjhs
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 34
Registado: quarta fev 09, 2011 11:40 pm
University/ Institute: Univ. Coimbra

Re: Comissões CGD

Mensagem por pjhs »

Bom, acabo de enviar uma reclamação à CGD baseada no ponto 7 do artigo 9º do Estatuto do Bolseiro, realçando a discriminação injusta da CGD e o seu estatuto de banco público, e exigindo a devolução da comissão de manutenção de conta. Suponho que vão demorar várias semanas a responder, para fazer "render o peixe"...

Responder