Próximo concurso para doutorados

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Igas
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: sexta set 02, 2016 3:32 pm
University/ Institute: IST

Próximo concurso para doutorados

Mensagem por Igas »

Boa noite malta,

Alguém sabe quando abre o próximo concurso para doutorados?
Neste momento já pouco me importa se é para bolsas pós-dout ou contratos. É que o último concurso da FCT para doutorados já foi há mais de 1 ano!!!
O presidente da FCT garantiu em Abril que iam abrir um concurso ainda este ano. Mas já estamos quase no final de Setembro e até agora nada.
Alguém ouviu falar de alguma coisa nesse sentido ou isso foi apenas para 'entretenimento' da malta?

DuarteAlbuquerque
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 143
Registado: terça mar 24, 2009 1:32 pm
University/ Institute: IST

Re: Próximo concurso para doutorados

Mensagem por DuarteAlbuquerque »

Acho muito dificil que abram este ano. Apesar que foi anunciado como uma das maneiras de obter contrato de investigador.

As Bolsas de pós-doc e o Investigador FCT foram congelados de momento porque devem estar a espera para ver as consequências do novo decreto de Lei.

O único concurso que houve até agora foi o dos Projectos onde era obrigatório a existência de verbas para um contrato para um pós-doc.

Igas
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: sexta set 02, 2016 3:32 pm
University/ Institute: IST

Re: Próximo concurso para doutorados

Mensagem por Igas »

DuarteAlbuquerque Escreveu:Acho muito dificil que abram este ano. Apesar que foi anunciado como uma das maneiras de obter contrato de investigador.

As Bolsas de pós-doc e o Investigador FCT foram congelados de momento porque devem estar a espera para ver as consequências do novo decreto de Lei.

O único concurso que houve até agora foi o dos Projectos onde era obrigatório a existência de verbas para um contrato para um pós-doc.

Sim, certo. Mas a percentagem de projectos aprovados vai ser mínima comparativamente ao número de projectos submetidos.
Quanto ao congelamento dos concursos individuais não faz muito sentido darem a desculpa do decreto-lei porque não abrange os recém-doutorados e mesmo a malta com mais de 3 anos de pós-doutoramento tinham de ter estado, pelo menos, 3 anos em bolsas de pós-doutoramento. O que deves calcular exclui logo bastante gente. E além disso, pelo que tenho lido aqui no fórum, as instituições estão a usar o DL para contratar pessoas que já estão há anos como prof.s convidados.

Por isso apenas faria sentido (se é que faz algum...) que, a ser congelado, fosse apenas o concurso Investigador FCT, já que também para concorrer a esse se tinha de ter, pelo menos, 3 anos de pós-doutoramento (e tinha a mais-valia de não ser necessário ter 3 anos em bolsas, a avaliação era apenas feita com base no CV + projecto + plano de carreira).

Mas gostava apenas de saber como ficam os recém-doutorados (< 3 anos) nesta situação.
É que ao não abrirem concursos individuais e apenas com base nos contratos dos projectos FCT, o que vai acontecer é que serão contratados os investigadores com mais experiência e mais currículo e que neste momento não têm nada. E eu conheço vários nesta situação (ex-investigadores FCT, ex-bolseiros pós-doc)...

DuarteAlbuquerque
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 143
Registado: terça mar 24, 2009 1:32 pm
University/ Institute: IST

Re: Próximo concurso para doutorados

Mensagem por DuarteAlbuquerque »

Não disse que concordava com este congelamento, alias a própria FCT não tem coragem de admitir que o fez para o caso dos recém-doutorados. Tanto pelo o que sei eles não tem qualquer maneira de ter financiamento neste momento e já passou mais de um ano.

Em relação aos projectos a minha estimativa é uma taxa de aprovação é de cerca de 2% a 4%, o que é muito baixo. Quem for pelos NUTS tem mais hipóteses.

Igas
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: sexta set 02, 2016 3:32 pm
University/ Institute: IST

Re: Próximo concurso para doutorados

Mensagem por Igas »

DuarteAlbuquerque Escreveu:Não disse que concordava com este congelamento, alias a própria FCT não tem coragem de admitir que o fez para o caso dos recém-doutorados. Tanto pelo o que sei eles não tem qualquer maneira de ter financiamento neste momento e já passou mais de um ano.

Em relação aos projectos a minha estimativa é uma taxa de aprovação é de cerca de 2% a 4%, o que é muito baixo. Quem for pelos NUTS tem mais hipóteses.

Desculpa se dei a entender que estava a 'barafustar' contigo.
Longe disso, foi apenas um desabafo.

DuarteAlbuquerque
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 143
Registado: terça mar 24, 2009 1:32 pm
University/ Institute: IST

Re: Próximo concurso para doutorados

Mensagem por DuarteAlbuquerque »

Igas Escreveu:
DuarteAlbuquerque Escreveu:Não disse que concordava com este congelamento, alias a própria FCT não tem coragem de admitir que o fez para o caso dos recém-doutorados. Tanto pelo o que sei eles não tem qualquer maneira de ter financiamento neste momento e já passou mais de um ano.

Em relação aos projectos a minha estimativa é uma taxa de aprovação é de cerca de 2% a 4%, o que é muito baixo. Quem for pelos NUTS tem mais hipóteses.

Desculpa se dei a entender que estava a 'barafustar' contigo.
Longe disso, foi apenas um desabafo.
Sem crise. :)

Responder