funcionamento da FCT

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
rute caldeira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: terça jul 20, 2004 9:57 am

funcionamento da FCT

Mensagem por rute caldeira »

Sera que voces me podem explicar como e constituido o juri que avalia os projectos? Isto e: ha rotatividade? ha representatividade das diversas universidade? e quem os nomeia? Pergunto porque ultimamente tenho sabido de 'n' casos de pessoas que sabem ate quem esta no juri a fazer a avaliacao do seu projecto. Eu acho isto no minimo estranho... Ainda: como e que e possivel que o juri saiba o nome do autor do projecto que avalia?! No pais dos compadrios isto parece-me muito duvidoso... Em Inglaterra, por exemplo (e do que sei de outros paises europeus) ate na avaliacao de artigos proponentes a publicacao (pelo menos em ciencias socias), quem faz a avaliacao desconhece o nome do autor, isto precisamente para garantir que simpatias ou antipatias pessoais tenham qualquer peso. Nao seria o caso de a FCT seguir este exemplo?
Por outro lado gostaria de lancar a discussao da desvinculacao politica da FCT e da possivel criacao de diferentes conselhos cientificos para as diferentes areas uma vez que continuo a achar que as ciencias socias nao podem ser avaliadas segundo os mesmo criterios das ciencias exactas, medicas, biologicas e outras. Neste sentido gostaria de saber se a ABIC esta disposta a ajudar e a colocar esse debate da reestruturacao da FCT em praca publica.

Responder