Renovação segundo triénio bolsa BPD exclusividade projetos

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
ccff332
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: quarta nov 05, 2014 5:35 pm
University/ Institute: Aveiro

Renovação segundo triénio bolsa BPD exclusividade projetos

Mensagem por ccff332 »

Caros,

Neste tempo de incertezas começo a duvidar de qualquer bom senso. Fiz o meu pedido para renovar a BPD para o segundo triénio e no plano de trabalhos previstos, além da continuação do meu plano de trabalhos anterior, incluo também a participação em outros projetos que, entretanto, foi ajudando a escrever e a aprovar no primeiro triénio. Apesar de todos esses projetos terem alguma relação com a minha área de trabalho (indiretamente) tenho algum receio que possa haver algum problema devido ao excesso de zelo que se tem verificado nos últimos meses. Alguém me pode dar alguma luz sobre este assunto?

Obrigado!

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Renovação segundo triénio bolsa BPD exclusividade projet

Mensagem por spca »

Eu penso que o grande critério para decidirem a renovação será o trabalho que apresentares publicado do 1º triénio. E talvez um pouquinho das comunicações, do teu relatório, plano de trabalhos, mas só um pouquinho muito pouco.
De resto, parece-me que concorreres a projectos não devia ter influência negativa, muito pelo contrário. Só não podes ganhar dinheiro com isso por causa da cláusula de exclusividade.
Boa sorte.

inesatalmeida
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Mensagens: 244
Registado: sexta abr 10, 2015 2:37 pm
University/ Institute: Coimbra / CNC.IBILI

Re: Renovação segundo triénio bolsa BPD exclusividade projet

Mensagem por inesatalmeida »

Colegas,

infelizmente, ainda que não remuneradas, têm-nos chegado testemunhos de que de facto o bolseiro não se pode dedicar a projectos, não podendo acumular qualquer tipo de actividades (mesmo não-remuneradas), uma vez que se encontra em regime de exclusividade e deve dedicar-se inteiramente ao seu plano de trabalhos.

o problema que a FCT alega é o carácter de permanência da dedicação a outras questões. se for pontual (ver EBI, artigo 5º, https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro), não haverá problema (diria que a escrita de projectos se insere aqui). se for prolongado no tempo (participação em projectos, a FCT poderá levantar problemas).

é de facto uma questão que a ABIC já abordou na última reunião que teve com a FCT:
"Por outro lado, a ABIC informou a FCT que nos têm chegado recentemente casos de excessivo zelo por parte dos serviços administrativos da FCT, que solicitam documentos e comprovativos adicionais para atestar do cumprimento da obrigação de exclusividade por parte dos bolseiros, exigindo aos mesmos que formalizem o seu afastamento de atividades que não implicam qualquer tipo de violação do estatuto do bolseiro. A FCT informou que irá procurar corrigir algumas práticas." (http://www.abic-online.org/index.php/de ... o-abic-fct).

vamos ver se corrige esta exigência.

cumprimentos.
A ABIC é uma associação sem fins lucrativos que visa melhorar o estatuto e as condições de trabalho dos profissionais de investigação científica que são bolseiros. O trabalho da ABIC é desenvolvido por voluntários, precisando da ajuda de todos. Junta-te a nós! Faz-te sócio da ABIC!

Imagem

catcastro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: terça nov 08, 2011 11:42 am
University/ Institute: FCSH Lisboa

Re: Renovação segundo triénio bolsa BPD exclusividade projet

Mensagem por catcastro »

Caros colegas,

Tenho bolsa de pós-doc (com a duração de 36 meses) desde 1 setembro de 2017. Comecei agora o 2º ano. Gostaria de perguntar a algum colega que esteja por dentro do assunto, quais as possibilidades de renovação da bolsa para o segundo triénio, à luz das alterações atuais. Alguém me sabe dizer se a FCT tem concedido este tipo de renovação?

Agradeço qualquer esclarecimento que me possam dar,

Obrigada,
Ã.

SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 188
Registado: quinta out 25, 2007 7:44 pm

Re: Renovação segundo triénio bolsa BPD exclusividade projet

Mensagem por SUSYmodel »

...
Última edição por SUSYmodel em terça jan 29, 2019 1:16 pm, editado 1 vez no total.

jxavier
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: quarta ago 06, 2014 2:08 pm
University/ Institute: UALG

Re: Renovação segundo triénio bolsa BPD exclusividade projet

Mensagem por jxavier »

É que se assim for é realmente falta de bom senso. Como pós-docs é suposto envolvermo-nos noutros projectos para além do nosso projecto principal (para o qual fomos financiados) e submetermos candidaturas como PIs a projectos de investigação.

Eu também estou a preparar o meu pedido de renovação de bolsa de pós-doc para o segundo triénio, e no recente concurso de projectos da FCT tive um projecto aprovado como investigadora responsável (que ainda não começou como) e pertenço a outro aprovado como membro da equipa (que já começou).
Tinha incluído esta informação no meu relatório de actividades. Mas agora fiquei na dúvida se devo ocultar esta informação... Pode acontecer obrigarem-me a escolher??

Responder