Contrato desportivo

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
hugoricardo9
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: sábado jun 30, 2018 9:19 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Contrato desportivo

Mensagem por hugoricardo9 »

Bom dia a todos, peço desculpa se este assunto já foi discutido, mas não encontrei nada.

Gostaria de saber se existe algum impedimento de ter uma bolsa FCT e ao mesmo tempo praticar algum desporto federado (ex. ter contrato numa equipa de futebol). Sei que isto não consta da lista de actividades compatíveis com o regime de exclusividade da FCT, mas também é algo muito especifico e não encontrei nenhuma referencia a esta situação.

O meu entender é que se o contrato desportivo for remunerado talvez não seja possível, mas se for só um contrato sem remuneração não deverá haver impedimento. Estarei correcto? Gostaria de saber se alguém está ou esteve na mesma situação, se contactou a FCT e que resposta obteve.

Desde já muito obrigado.

DuarteAlbuquerque
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 143
Registado: terça mar 24, 2009 1:32 pm
University/ Institute: IST

Re: Contrato desportivo

Mensagem por DuarteAlbuquerque »

Em termos de estatuto de bolseiro:

- Afecta a execução do teu plano de trabalhos?

Acho que não.

- Em termos de regime de exclusividade.

Acho que não consegues provar que é uma actividade que não tem carácter permanente, dai não poderes receber remuneração ou um "salário". Não sei se podes receber apoios de deslocação ou de refeição durante essa actividade. Confesso que este carácter permanente é algo muito dificil de definir em alguns casos.

Sem remuneração e se o teu orientador concordar não vejo qual é o problema.

Vamos esperar que alguém mais entendido no assunto, venha dar a sua opinião.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Contrato desportivo

Mensagem por spca »

Olá.
Dá-me a sensação de ser uma situação semelhante à da participação em associações, em que segundo vi neste fórum parece que a FCT começou recentemente a colocar entraves, mas entretanto a minha ideia é que por pressão do Bloco de Esquerda parecer estar a voltar atrás.
Podes ver http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 11&p=41103
Antes penso que desde que não fosse actividade remunerada a FCT não colocava problemas.
Não sei se há mais alguma informação sobre este assunto neste fórum, neste momento não consigo encontrar.
Penso que podes tentar contactar directamente a ABIC (este é um fórum de entreajuda entre bolseiros pelo que podem eventualmente não ver esta intervenção) para apoio@abic-online.org E esclarecimentos finais terão de ser com a FCT...

Boa sorte.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Contrato desportivo

Mensagem por spca »

Olá.
No site da ABIC está numa comunicação feita a 6 de Maio ( https://abic-online.org/posicao/comunic ... es-a-0205/ ) o seguinte parágrafo:
O MMH [Ministro Manuel Heitor] desconhecia que a FCT está a pedir aos seus bolseiros, em nome da exclusividade exigida pelo Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI), o elenco de atividades não remuneradas, como ser dirigente de associações ou ter pertencido à organização de eventos científicos, pedindo seguidamente que se desvincule dessas atividades. O MMH disse que iria confrontar a FCT com estas práticas referindo que seriam, com certeza, “excesso de zelo dos serviços”.
Boa sorte.

Responder