Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Perguntas / Apoio ao Bolseiro





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Seguro Social Voluntário - AVISO
 Mensagem Enviado: Quarta Abr 11, 2018 10:37 am 
Offline
recém-chegado
recém-chegado

Registado: Quarta Abr 11, 2018 9:59 am
Mensagens: 6
Universidade/ Instituto: UNL
Gostava de partilhar com vocês o que aconteceu comigo recentemente.

Sou aluna de doutoramento pela FCT e todos os meses tenho pago o SSV. Assim que recebo a transferência da Fundação, entro na minha conta bancária on-line e procedo ao pagamento. E tudo correu bem até o mês passado...

No início deste mês (Abril/2018), tentei fazer o pagamento on-line e aparecia-me uma msg que dizia "natureza do pagamento inválida". Tentei dois ou três dias o pagamento e aparecia-me a mesma msg. Telefonei então para a Seg Social, onde me disseram que várias pessoas se queixavam que o sistema estava em baixo (pois eles estavam em atualizações) e que o melhor era dirigir-me a uma tesouraria da segurança social e efetuar o pagamento.

Dado que ir a uma seg social é uma perda de tempo nas filas, decidi tentar pagar pela segurança social direta, pois já tinha aderido em tempos e acabava por nunca a usar. Uma vez no site, na minha conta, tirando juros antigos, não me aparecia para pagar SSV nenhum...

Voltei a ligar para a linha telefonica da segurança social a explicar a minha situação e a menina disse-me "é normal que esteja a ter problemas, temos andado em atualizações. diga-me, está a tentar pagar que mês? e eu respondi, Abril. Ah, pois, não consegue pagar Abril porque nós agora alterámos isso... ou seja, vai ter de escolher pagar Março. mas Março já eu paguei, não vou pagar duas vezes... pois, mas antes, pagou em março mas no fundo estava a pagar era fevereiro, que é o mês anterior, antes escolhia-se o mês em que se estava e agora escolhe-se o mês a que se refere o pagamento..."

Embora tenha achado aquela conversa muito estranha, perguntei-lhe para confirmar: "então está a dizer-me que vou ter dois comprovativos com "março 2018" mas que não são iguais? não vão ser relativos ao mesmo mês?" ao que ela me respondeu "sim, claro, ora experimente lá fazer o pagamento com março para ver se aceita."

Tentei fazer o pagamento de novo on-line mas, em vez de colocar Abril e dar a mensagem de erro, coloquei março como a senhora estava a dizer e de facto deu. Agradeci-lhe então a ajuda e desliguei o telefone.

Continuei a achar que esta história estava muito esquisita, pois, se de facto tinham feito alterações na maneira de pagamento, eu devia estar um mês sem pagar, para que a coisa batesse certo. Resultado, paguei duas vezes o mesmo mês por ir na conversa da senhora e agora estou a ter montes de trabalho para resolver a situação.

Moral da história, queria deixar aqui uns avisos:
-> atenção aos pagamentos do SSV quando existem estas atualizações de sistema - eles deixam-vos pagar à vontade sem avisar que estamos a dar dinheiro a mais, para além da falta gigantesca de informações, quer relativamente a alterações no valor que pagamos, quer em relação a outras coisas
-> atenção às informações dadas através da linha telefónica - ao terceiro telefonema que fiz, pediram-me imensa desculpa pelas informações erradas e disseram-me que a menina nr1 não sabia o que estava a fazer, e que ultimamente têm tido várias alterações em mãos
-> verifiquem na tesouraria da SS ou na SS direta os juros que tenham pendentes - quase nenhum bolseiro começa a pagar o SSV logo desde início, acontecendo frequentemente que quando começa o pagamento paga alguns meses atrasados. Se tivermos juros, eles não avisam e vão acumulando os mesmos. Eu só quando aderi à SS direta é que vi que tinha juros pendentes de há uns anos atrás, que já ultrapassavam os 20euros!! E reparem que, nos entretantos, eu cancelei e reativei o SSV por mudanças de bolsas mais que uma vez, e NUNCA ninguém me informou que tinha multas pendentes! Ou seja, eles deixam-nos sair do sistema e voltar a entrar sem nunca nos pedirem para resolver pendências (nem lhes compensa pois, quanto mais tempo deixarmos passar, mais os juros vão crescendo e acumulando).

Peço desculpa pelo testamento mas achei por bem partilhar esta "estupidez", quer por minha culpa, quer por culpa do sistema.


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Seguro Social Voluntário - AVISO
 Mensagem Enviado: Quarta Abr 11, 2018 3:48 pm 
Offline
cientista regular
cientista regular

Registado: Terça Mar 24, 2009 1:32 pm
Mensagens: 120
Universidade/ Instituto: IST
Olá, pois é preciso ter cuidado com que os funcionários dizem pelo telefone.

Eu já tive problemas com os juros de um mês que não recebi bolsa porque estava entre bolsas.

Deixei essa história neste tópico:

viewtopic.php?f=1&t=7896

Obrigado pela tua partilha, eu costumo fazer o pagamento pelo multibanco.


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Seguro Social Voluntário - AVISO
 Mensagem Enviado: Quinta Abr 12, 2018 2:08 am 
Offline
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Registado: Sexta Jul 29, 2005 10:06 am
Mensagens: 1416
Olá.
Pode parecer estranho mas é mesmo assim, pagas o SSV do mês anterior até ao dia 20 de cada mês. Por exemplo, até 20 de Abril deves pagar o SSV de Março.
A lógica pelo que entendi (do que eles me explicaram) é que estás a pagar a contribuição dos dias que já trabalhaste. Se em Abril, principalmente no início, pagasses Abril estarias a pagar dias que ainda não trabalhaste quando o pagamento deve referir-se ao que já se passou. Pois em teoria podes por ex. ficar doente ou mudar de emprego e por isso não pagar alguns dias do presente mês que ainda não se passaram...

@Art3mis: Provavelmente terás chatices para passar o que pagaste em duplicado para outro mês e pedir o reembolso à FCT (a menos que queiras prescindir desse dinheiro)... Terás de te dirigir à Seg. Social para tratar disso. Fui recentemente tratar de um mês pago em duplicado por engano. Segundo me disseram, tens de pedir para o mês duplicado ser alterado para um mês diferente, já não devolvem o dinheiro como creio que faziam antes. Em princípio terás de enviar o recibo duplicado e pedido de alteração desse mês à FCT e esperar que não levantem problemas...

Boa sorte.


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Seguro Social Voluntário - AVISO
 Mensagem Enviado: Quinta Abr 12, 2018 10:39 am 
Offline
recém-chegado
recém-chegado

Registado: Quarta Abr 11, 2018 9:59 am
Mensagens: 6
Universidade/ Instituto: UNL
@spca Eu como já me tinha alongado na escrita, acabei por não explicar o que tive de fazer em relação ao pagamento em duplicado.

O que aconteceu foi que tive de enviar o comprovativo do segundo pagamento, através da segurança social direta (existe lá um sítio para contactar a SS e onde dá para anexar ficheiros) e deram-me um código para o meu processo. Daqui a uns dias vou ligar para a linha de apoio, dar o código que me foi atribuído e pedir para que passem o SSV para o mês a seguir. Dado que assumiram a culpa do meu caso, penso que não vá ter mais problemas.


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Seguro Social Voluntário - AVISO
 Mensagem Enviado: Sexta Abr 13, 2018 8:57 am 
Offline
cientista assíduo
cientista assíduo

Registado: Quinta Dez 13, 2007 11:47 am
Mensagens: 202
Universidade/ Instituto: Universidade de Algures
Não percebo por que é que as pessoas simplesmente não autorizam o débito directo pela SS no site da SSDirecta. A cada dia 20 eles descontam e está feito. Quando for preciso (porque acaba a bolsa, porque se arranja outro trabalho, etc.), é só cancelar a autorização.


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Seguro Social Voluntário - AVISO
 Mensagem Enviado: Sexta Abr 13, 2018 9:14 am 
Offline
recém-chegado
recém-chegado

Registado: Quarta Abr 11, 2018 9:59 am
Mensagens: 6
Universidade/ Instituto: UNL
@Echuu Obrigada pela sua sugestão.

No entanto, ao contrário de si, eu percebo porque é que a alguns dos bolseiros não aderem ao débito direto. Dou-lhe o exemplo do meu caso: nesta última bolsa, estive 8 meses a pagar o SSV até começar a ter reembolso por parte da FCT (recebendo-o todo depois, com retroativos, felizmente). Mas dado que tenho renda para pagar, entre outras despesas, às vezes até não calculadas, como deve imaginar, pagar o SSV com dinheiro fictício por vezes não é prioritário. Agora tendo a situação regularizada e recebendo o valor do SSV juntamente com o da bolsa, claro que já é mais fácil.

O que eu não percebo é o facto de termos de andar nesta jigajoga de SSV para aqui e para acolá, a pagar primeiro e a esperar que reembolsem depois. Em trabalhos normais, estes descontos são feitos de forma natural e automática, não se anda a pagar de um lado para receber reembolso de outro. Não percebo porque este sistema não evolui como devia, e porque é que temos sempre de sentir que é um favor que nos fazem...


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Seguro Social Voluntário - AVISO
 Mensagem Enviado: Sexta Abr 13, 2018 10:13 am 
Offline
recém-chegado
recém-chegado

Registado: Quarta Fev 09, 2011 11:40 pm
Mensagens: 24
Universidade/ Instituto: Univ. Coimbra
Echuu Escreveu:
Não percebo por que é que as pessoas simplesmente não autorizam o débito directo pela SS no site da SSDirecta.


Caro Echuu, eu jamais autorizarei qualquer débito directo na minha conta bancária, seja para pagar impostos, luz, telefone, etc. Como sabe, tem havido abusos deste sistema de pagamento, repetidamente descritos na comunicação social.


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Seguro Social Voluntário - AVISO
 Mensagem Enviado: Quinta Abr 19, 2018 8:55 am 
Offline
cientista assíduo
cientista assíduo

Registado: Quinta Dez 13, 2007 11:47 am
Mensagens: 202
Universidade/ Instituto: Universidade de Algures
pjhs Escreveu:
Echuu Escreveu:
Não percebo por que é que as pessoas simplesmente não autorizam o débito directo pela SS no site da SSDirecta.


Caro Echuu, eu jamais autorizarei qualquer débito directo na minha conta bancária, seja para pagar impostos, luz, telefone, etc. Como sabe, tem havido abusos deste sistema de pagamento, repetidamente descritos na comunicação social.


São escolhas.
Abusos há de todo o lado - desde o Estado, a bancos, ao Facebook, etc. etc. etc.
O que também há muito é desleixo por parte das pessoas - que não controlam aquilo que deviam controlar, como consumos da luz, gás, etc. Ou optam por opções estilo pagar sempre o mesmo todos os meses e, sem controlarem consumos, admiram-se com valores de acertos.

Pessoalmente, nunca tive problemas com débitos directos (não que tenha muitos, tenho aqueles que me trazem vantagens). E todos os exemplos que vi na comunicação social tinham subjacentes desleixos das pessoas.


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Seguro Social Voluntário - AVISO
 Mensagem Enviado: Sábado Maio 05, 2018 12:01 pm 
Offline
recém-chegado
recém-chegado

Registado: Sábado Maio 05, 2018 11:55 am
Mensagens: 1
Universidade/ Instituto: Universidade de Lisboa
Obrigado por alertares para essa situação Art3mis.

Tal como o DuarteAlbuquerque, também eu tenho pago por multibanco.

Nesse caso somos nós que colocamos manualmente o mês a que é refere o pagamento. Portanto desta maneira não se aplicam essas mudanças de sistema.


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 

Índice do Fórum » Geral » Perguntas / Apoio ao Bolseiro


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 10 visitantes

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
Alojamento oferecido por David A.