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 Assunto da Mensagem: Re: Concurso 2017
 Mensagem Enviado: Sexta Dez 22, 2017 10:27 am 
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Registado: Terça Dez 12, 2017 11:26 am
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Universidade/ Instituto: Universidade do Minho
Bom dia!

Eu lacrei a 26/09 e pedi início para 01/09 e até ao momento ainda não tive notícias! Ontem consegui finalmente que me atendessem o telefone na FCT e segundo eles "pode demorar 5 minutos, 5 dias ou um mês" portanto... Resta-nos esperar!

Bom Natal!!


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 Assunto da Mensagem: Re: Concurso 2017
 Mensagem Enviado: Sexta Dez 22, 2017 2:47 pm 
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Registado: Quarta Set 06, 2017 10:25 am
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Universidade/ Instituto: Universidade do Porto
Rscr Escreveu:
Bom dia!

Eu lacrei a 26/09 e pedi início para 01/09 e até ao momento ainda não tive notícias! Ontem consegui finalmente que me atendessem o telefone na FCT e segundo eles "pode demorar 5 minutos, 5 dias ou um mês" portanto... Resta-nos esperar!

Bom Natal!!



Que bela resposta, sim senhor!

Pois, infelizmente só nos resta esperar...


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 Assunto da Mensagem: Re: Concurso 2017
 Mensagem Enviado: Quarta Dez 27, 2017 10:20 pm 
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Registado: Terça Jul 04, 2017 5:22 pm
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Boa noite,
Antes de mais e, respondendo à solicitação:

Data de submissão dos documentos: 9 de agosto
Data de início da bolsa: 1 de março de 2018
Até agora, não recebi o contrato nem qualquer contacto da parte da FCT.

Será uma utopia acreditar que alguém que colocou um mês de 2018 para início da bolsa já tenha recebido contrato ou algum tipo de notificação por parte da FCT... de qualquer forma, deixo o pedido. Se for o caso de alguém, diga, pf.
Liguei para a FCT no início de dezembro e não me garantiram que contratos a iniciar em março seriam enviados atempadamente. Pelo que pude ler aqui, é bem provável que, mesmo quem inicie a bolsa mais tarde, vá sofrer com os atrasos.

Aproveito ainda para perguntar o seguinte: no documento solicitado "Documento comprovativo de aceitação da instituição que confere o grau" é indicado que este documento poderá ser o comprovativo de matrícula OU declaração da instituição. Eu apenas submeti esta segunda, uma vez que são apresentadas como opções uma à outra. Ora, pelo que também andei a ler, já deu para perceber que estão a deslacrar submissões de documentos sem grande critério.
Alguém submeteu apenas uma das opções, tal como eu?

Obrigada, desde já, por qualquer ajuda que me possam dar.
E parabéns àqueles que já podem respirar de alívio (financeiro), depois de tanto tempo de espera!

Sandra


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 Assunto da Mensagem: Re: Concurso 2017
 Mensagem Enviado: Quinta Dez 28, 2017 9:55 am 
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Registado: Terça Dez 12, 2017 11:26 am
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Bom dia,

Relativamente à emissão de contratos com início para 2018 diria que ainda não deve ter começado... Pelo que me foi indicado na FCT, o primeiro critério de prioridade é a data de início pedida para o contrato (setembro tem prioridade), seguido do critério da ordem pela qual os processos foram lacrados. Assim sendo, e tendo em conta que pedi início para setembro e lacrei em setembro mas não recebi notícias ainda, diria que os contratos ainda devem estar bastante atrasados.

Eu submeti apenas uma declaração da instituição a comprovar a inscrição no plano...

Cumprimentos,
Raquel


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 Assunto da Mensagem: Re: Concurso 2017
 Mensagem Enviado: Quinta Dez 28, 2017 1:12 pm 
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Registado: Terça Out 03, 2017 5:21 pm
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Universidade/ Instituto: Coimbra
sandracsousa Escreveu:
Boa noite,
Antes de mais e, respondendo à solicitação:

Data de submissão dos documentos: 9 de agosto
Data de início da bolsa: 1 de março de 2018
Até agora, não recebi o contrato nem qualquer contacto da parte da FCT.

Será uma utopia acreditar que alguém que colocou um mês de 2018 para início da bolsa já tenha recebido contrato ou algum tipo de notificação por parte da FCT... de qualquer forma, deixo o pedido. Se for o caso de alguém, diga, pf.
Liguei para a FCT no início de dezembro e não me garantiram que contratos a iniciar em março seriam enviados atempadamente. Pelo que pude ler aqui, é bem provável que, mesmo quem inicie a bolsa mais tarde, vá sofrer com os atrasos.

Aproveito ainda para perguntar o seguinte: no documento solicitado "Documento comprovativo de aceitação da instituição que confere o grau" é indicado que este documento poderá ser o comprovativo de matrícula OU declaração da instituição. Eu apenas submeti esta segunda, uma vez que são apresentadas como opções uma à outra. Ora, pelo que também andei a ler, já deu para perceber que estão a deslacrar submissões de documentos sem grande critério.
Alguém submeteu apenas uma das opções, tal como eu?

Obrigada, desde já, por qualquer ajuda que me possam dar.
E parabéns àqueles que já podem respirar de alívio (financeiro), depois de tanto tempo de espera!

Sandra


Olá!

Eu já enviei o contrato assinado no início de dezembro, como já tive oportunidade de dizer aqui. Neste momento estou a aguardar contrato assinado pela FCT e pagamentos. Comecei a bolsa no dia 1 de setembro 2017.
Quanto à questão do documento: eu só tinha submetido a declaração de aceitação, porque não estava inscrita na altura em que submeti os doc.. E antes de passar à fase do contrato, recebi um email a pedir que submetesse também o comprovativo de inscrição - que pode ser o certificado multiusos... Pelo que sei estão a pedir este doc. a toda a gente que só enviou a declaração de aceitação.

Boa sorte,
SP


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 Assunto da Mensagem: Re: Concurso 2017
 Mensagem Enviado: Quinta Dez 28, 2017 2:15 pm 
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Registado: Terça Jul 04, 2017 5:22 pm
Mensagens: 29
Universidade/ Instituto: Universidade do Minho
sara.uc Escreveu:
sandracsousa Escreveu:
Boa noite,
Antes de mais e, respondendo à solicitação:

Data de submissão dos documentos: 9 de agosto
Data de início da bolsa: 1 de março de 2018
Até agora, não recebi o contrato nem qualquer contacto da parte da FCT.

Será uma utopia acreditar que alguém que colocou um mês de 2018 para início da bolsa já tenha recebido contrato ou algum tipo de notificação por parte da FCT... de qualquer forma, deixo o pedido. Se for o caso de alguém, diga, pf.
Liguei para a FCT no início de dezembro e não me garantiram que contratos a iniciar em março seriam enviados atempadamente. Pelo que pude ler aqui, é bem provável que, mesmo quem inicie a bolsa mais tarde, vá sofrer com os atrasos.

Aproveito ainda para perguntar o seguinte: no documento solicitado "Documento comprovativo de aceitação da instituição que confere o grau" é indicado que este documento poderá ser o comprovativo de matrícula OU declaração da instituição. Eu apenas submeti esta segunda, uma vez que são apresentadas como opções uma à outra. Ora, pelo que também andei a ler, já deu para perceber que estão a deslacrar submissões de documentos sem grande critério.
Alguém submeteu apenas uma das opções, tal como eu?

Obrigada, desde já, por qualquer ajuda que me possam dar.
E parabéns àqueles que já podem respirar de alívio (financeiro), depois de tanto tempo de espera!

Sandra


Olá!

Eu já enviei o contrato assinado no início de dezembro, como já tive oportunidade de dizer aqui. Neste momento estou a aguardar contrato assinado pela FCT e pagamentos. Comecei a bolsa no dia 1 de setembro 2017.
Quanto à questão do documento: eu só tinha submetido a declaração de aceitação, porque não estava inscrita na altura em que submeti os doc.. E antes de passar à fase do contrato, recebi um email a pedir que submetesse também o comprovativo de inscrição - que pode ser o certificado multiusos... Pelo que sei estão a pedir este doc. a toda a gente que só enviou a declaração de aceitação.

Boa sorte,
SP



Obrigada!
Pois, o melhor é ter o certificado de matrícula à mão. Certamente vão pedir-mo.
Votos de que recebas o contrato o mais rápido possível, sendo que "rápido" já nunca será... :|


Sandra


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 Assunto da Mensagem: Re: Concurso 2017
 Mensagem Enviado: Sexta Dez 29, 2017 1:25 pm 
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Registado: Terça Out 03, 2017 5:21 pm
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Universidade/ Instituto: Coimbra
sandracsousa Escreveu:
sara.uc Escreveu:
sandracsousa Escreveu:
Boa noite,
Antes de mais e, respondendo à solicitação:

Data de submissão dos documentos: 9 de agosto
Data de início da bolsa: 1 de março de 2018
Até agora, não recebi o contrato nem qualquer contacto da parte da FCT.

Será uma utopia acreditar que alguém que colocou um mês de 2018 para início da bolsa já tenha recebido contrato ou algum tipo de notificação por parte da FCT... de qualquer forma, deixo o pedido. Se for o caso de alguém, diga, pf.
Liguei para a FCT no início de dezembro e não me garantiram que contratos a iniciar em março seriam enviados atempadamente. Pelo que pude ler aqui, é bem provável que, mesmo quem inicie a bolsa mais tarde, vá sofrer com os atrasos.

Aproveito ainda para perguntar o seguinte: no documento solicitado "Documento comprovativo de aceitação da instituição que confere o grau" é indicado que este documento poderá ser o comprovativo de matrícula OU declaração da instituição. Eu apenas submeti esta segunda, uma vez que são apresentadas como opções uma à outra. Ora, pelo que também andei a ler, já deu para perceber que estão a deslacrar submissões de documentos sem grande critério.
Alguém submeteu apenas uma das opções, tal como eu?

Obrigada, desde já, por qualquer ajuda que me possam dar.
E parabéns àqueles que já podem respirar de alívio (financeiro), depois de tanto tempo de espera!

Sandra


Olá!

Eu já enviei o contrato assinado no início de dezembro, como já tive oportunidade de dizer aqui. Neste momento estou a aguardar contrato assinado pela FCT e pagamentos. Comecei a bolsa no dia 1 de setembro 2017.
Quanto à questão do documento: eu só tinha submetido a declaração de aceitação, porque não estava inscrita na altura em que submeti os doc.. E antes de passar à fase do contrato, recebi um email a pedir que submetesse também o comprovativo de inscrição - que pode ser o certificado multiusos... Pelo que sei estão a pedir este doc. a toda a gente que só enviou a declaração de aceitação.

Boa sorte,
SP



Obrigada!
Pois, o melhor é ter o certificado de matrícula à mão. Certamente vão pedir-mo.
Votos de que recebas o contrato o mais rápido possível, sendo que "rápido" já nunca será... :|


Sandra



Caros/as colegas,

acabei de ver a minha conta bancária, a FCT já fez os pagamentos: 5 meses mais os 750 euros para eventos científicos. Eles dizem que já enviaram o contrato assinado por eles, mas ainda não o recebi - deve ser algum atraso dos CTT.
Fica a informação.

Bom 2018 a todos/as

:smt006


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 Assunto da Mensagem: Re: Concurso 2017
 Mensagem Enviado: Terça Jan 02, 2018 3:41 pm 
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Registado: Terça Jul 18, 2017 3:58 pm
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Olá colegas,
primeiro que tudo Feliz Ano Novo e votos de muito sucesso para todos!
Eu lacrei o processo a 12/10/2017 e pedi para iniciar a bolsa a 1 de Janeiro deste ano. Até agora não recebi qualquer contacto por parte da FCT.
Gostava de perceber o valor de que falaste de 750€ para eventos, isso é geral ou foi algum pedido específico que fizeste? E quanto ao pagamento do seguro social voluntário, sabem como se processa? Para onde enviamos o comprovativo de pagamento?

Obrigada pela ajuda!
Gisela


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 Assunto da Mensagem: Re: Concurso 2017
 Mensagem Enviado: Terça Jan 02, 2018 4:14 pm 
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Registado: Terça Out 03, 2017 5:21 pm
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Universidade/ Instituto: Coimbra
gisigo Escreveu:
Olá colegas,
primeiro que tudo Feliz Ano Novo e votos de muito sucesso para todos!
Eu lacrei o processo a 12/10/2017 e pedi para iniciar a bolsa a 1 de Janeiro deste ano. Até agora não recebi qualquer contacto por parte da FCT.
Gostava de perceber o valor de que falaste de 750€ para eventos, isso é geral ou foi algum pedido específico que fizeste? E quanto ao pagamento do seguro social voluntário, sabem como se processa? Para onde enviamos o comprovativo de pagamento?

Obrigada pela ajuda!
Gisela


Olá!
Feliz 2018!
É para congressos. Ver: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores. É um subsídio único que todos/as recebem.
Quanto ao Seguro Social Voluntário, quando tiveres o contrato assinado por todas as partes, a declaração da FCT e um atestado médico (nem todos os balcões de SS pedem, mas é melhor levar), vais à Segurança Social (até pode ser numa loja de cidadão se te for mais prático) e dizes que queres fazer um SSV, que pode ter a data certa do contrato ou outra que queiras desde que seja no mínimo 6 meses. Mas na SS podes esclarecer isso. Depois pagas o seguro mensalmente por MB ou num balcão da SS e remetes os recibos à FCT - podes enviar por email para "bolsas@fct.pt" ou remeter por ctt para o departamento de RH da FCT, para onde enviaste (ou enviarás) o contrato . O ideal é juntar alguns recibos (três) e enviar todos à FCT. Quando iniciares o seguro também podes (e deves acho eu) informar a FCT por email disso mesmo, dizendo a data de início. Depois a cada renovação da bolsa é só ires à SS e entregar o novo contrato.
Espero ter ajudado.
:smt006


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 Assunto da Mensagem: Re: Concurso 2017
 Mensagem Enviado: Terça Jan 02, 2018 4:20 pm 
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Registado: Terça Jan 02, 2018 4:03 pm
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Eu indiquei data de início a 1 de Outubro e lacrei a submissão de documentos a 31 de Julho. Já há muitos meses que venho a este fórum quase diariamente, embora esta seja a minha primeira mensagem. Felizmente alguns de nós (como é o meu caso) conseguem segurar a sua situação enquanto esperam este tempo todo pela FCT, mas manifesto aqui a minha solidariedade para com aqueles que não têm essa possibilidade. Votos de um bom ano para todos.


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 Assunto da Mensagem: Re: Concurso 2017
 Mensagem Enviado: Terça Jan 02, 2018 4:30 pm 
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Registado: Sexta Dez 06, 2013 5:31 pm
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Universidade/ Instituto: Universidade do Minho
Olá!

Agradecia a vossa ajuda para me esclarecer uma dúvida que me assolou (ou é só o receio de ter uma falha na submissão...).

Relativamente ao "Documento comprovativo de residência permanente":a submissão de certificado de residência é para todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou somente para os que solicitaram BD mista/estrangeiro?

Obrigada!


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 Assunto da Mensagem: Re: Concurso 2017
 Mensagem Enviado: Terça Jan 02, 2018 4:30 pm 
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Registado: Sexta Dez 06, 2013 5:31 pm
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Universidade/ Instituto: Universidade do Minho
Olá!

Agradecia a vossa ajuda para me esclarecer uma dúvida que me assolou (ou é só o receio de ter uma falha na submissão...).

Relativamente ao "Documento comprovativo de residência permanente":a submissão de certificado de residência é para todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou somente para os que solicitaram BD mista/estrangeiro?

Obrigada!


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 Assunto da Mensagem: Re: Concurso 2017
 Mensagem Enviado: Terça Jan 02, 2018 4:49 pm 
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Registado: Terça Out 03, 2017 5:21 pm
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SRODRIGUES Escreveu:
Olá!

Agradecia a vossa ajuda para me esclarecer uma dúvida que me assolou (ou é só o receio de ter uma falha na submissão...).

Relativamente ao "Documento comprovativo de residência permanente":a submissão de certificado de residência é para todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou somente para os que solicitaram BD mista/estrangeiro?

Obrigada!


É obrigatório para todos/as nestes termos:

"Candidatos portugueses: atestado de residência, emitido pela junta de freguesia da área de residência;
Candidatos provenientes de outro estado membro da União Europeia (UE): certificado de registo de cidadão da UE, emitido pela câmara municipal, ou certificado de residência permanente para a UE, emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras."

Pode ser que tenhas a oportunidade de submeter esse documento em falta nesta fase de verificação de docs. e contratualização.

Boa sorte


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 Assunto da Mensagem: Re: Concurso 2017
 Mensagem Enviado: Terça Jan 02, 2018 5:03 pm 
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investigador em formação
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Registado: Sexta Abr 21, 2017 6:27 pm
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sara.uc Escreveu:
SRODRIGUES Escreveu:
Olá!

Agradecia a vossa ajuda para me esclarecer uma dúvida que me assolou (ou é só o receio de ter uma falha na submissão...).

Relativamente ao "Documento comprovativo de residência permanente":a submissão de certificado de residência é para todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou somente para os que solicitaram BD mista/estrangeiro?

Obrigada!


É obrigatório para todos/as nestes termos:

"Candidatos portugueses: atestado de residência, emitido pela junta de freguesia da área de residência;
Candidatos provenientes de outro estado membro da União Europeia (UE): certificado de registo de cidadão da UE, emitido pela câmara municipal, ou certificado de residência permanente para a UE, emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras."

Pode ser que tenhas a oportunidade de submeter esse documento em falta nesta fase de verificação de docs. e contratualização.

Boa sorte


Olá a todos,

Tenho print do que estava escrito (FCT SIG local onde inserimos os documentos) antes de submetermos os documentos e lê-se o seguinte no concurso BD2017:
"J - Documento comprovativo de residência permanente - Certificate of permanent residence in Portugal
Aplicável a todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa e aos cidadãos de nacionalidade estrangeira que tenham solicitado bolsa mista
ou no estrangeiro
: os candidatos devem entregar o documento comprovativo de residência permanente em Portugal.
Os certificados de residência emitidos pelas Juntas de Freguesia da área de residência devem indicar de forma inequívoca a data ou
número de meses/anos em que o candidato é residente nessa mesma morada (documento aplicável apenas a cidadãos de nacionalidade
portuguesa)."
Portanto quem irá desenvolver todo seu plano de trabalhos em Portugal, não teve de enviar certificado de residência.

SFF: Há uma questão que eu não percebi até ao momento, vamos ter aumentos no valor da bolsa (BD 2017) de acordo com o aumento da inflação 2017 ou isso não foi para a frente?

BGD!
Bom Ano!


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 Assunto da Mensagem: Re: Concurso 2017
 Mensagem Enviado: Terça Jan 02, 2018 10:12 pm 
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Registado: Terça Out 03, 2017 5:21 pm
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in9a Escreveu:
sara.uc Escreveu:
SRODRIGUES Escreveu:
Olá!

Agradecia a vossa ajuda para me esclarecer uma dúvida que me assolou (ou é só o receio de ter uma falha na submissão...).

Relativamente ao "Documento comprovativo de residência permanente":a submissão de certificado de residência é para todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou somente para os que solicitaram BD mista/estrangeiro?

Obrigada!


É obrigatório para todos/as nestes termos:

"Candidatos portugueses: atestado de residência, emitido pela junta de freguesia da área de residência;
Candidatos provenientes de outro estado membro da União Europeia (UE): certificado de registo de cidadão da UE, emitido pela câmara municipal, ou certificado de residência permanente para a UE, emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras."

Pode ser que tenhas a oportunidade de submeter esse documento em falta nesta fase de verificação de docs. e contratualização.

Boa sorte


Olá a todos,

Tenho print do que estava escrito (FCT SIG local onde inserimos os documentos) antes de submetermos os documentos e lê-se o seguinte no concurso BD2017:
"J - Documento comprovativo de residência permanente - Certificate of permanent residence in Portugal
Aplicável a todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa e aos cidadãos de nacionalidade estrangeira que tenham solicitado bolsa mista
ou no estrangeiro
: os candidatos devem entregar o documento comprovativo de residência permanente em Portugal.
Os certificados de residência emitidos pelas Juntas de Freguesia da área de residência devem indicar de forma inequívoca a data ou
número de meses/anos em que o candidato é residente nessa mesma morada (documento aplicável apenas a cidadãos de nacionalidade
portuguesa)."
Portanto quem irá desenvolver todo seu plano de trabalhos em Portugal, não teve de enviar certificado de residência.

SFF: Há uma questão que eu não percebi até ao momento, vamos ter aumentos no valor da bolsa (BD 2017) de acordo com o aumento da inflação 2017 ou isso não foi para a frente?

BGD!
Bom Ano!


Voltei a confirmar e diz isso mesmo. Só olhei para os termos e não para o parágrafo acima que referia ser para os candidatos a bolsa mista (eu consultei mesmo um pdf disponível na página da FCT - guia de candidatura 2017). Peço desculpa se criei mais confusão, não foi intencional.
Quanto aos aumentos, não sei. Mas ainda não vi nenhum regulamento (entenda-se, algo oficial) sobre isso.

Bom ano,
SP


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 Assunto da Mensagem: Re: Concurso 2017
 Mensagem Enviado: Terça Jan 02, 2018 11:21 pm 
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Registado: Terça Jul 18, 2017 3:58 pm
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Universidade/ Instituto: FMUL
Obrigada pela ajuda Sara!
Ainda em relação ao subsídio quando dizes que é único significa que só recebemos uma vez ao longo do doutoramento ou recebemos uma vez por ano? Estive a ver o link que me mandaste e também a ler a publicação em Diário da República, mas não encontrei nada que esclareça essa situação :|

Obrigada (novamente),
Gisela


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 Assunto da Mensagem: Re: Concurso 2017
 Mensagem Enviado: Quarta Jan 03, 2018 2:05 pm 
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Registado: Terça Out 03, 2017 5:21 pm
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Universidade/ Instituto: Coimbra
gisigo Escreveu:
Obrigada pela ajuda Sara!
Ainda em relação ao subsídio quando dizes que é único significa que só recebemos uma vez ao longo do doutoramento ou recebemos uma vez por ano? Estive a ver o link que me mandaste e também a ler a publicação em Diário da República, mas não encontrei nada que esclareça essa situação :|

Obrigada (novamente),
Gisela


Olá!
Pela experiência de outros/as colegas com quem tenho falado é mesmo isso - recebemos uma única vez, tendo esse valor que dar para os três/quatro anos.
Nada a agradecer, Gisela. Sempre que puder, ajudo, mas é sempre com base no meu entendimento ou nas informações que tenho :)
:smt006


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 Assunto da Mensagem: Re: Concurso 2017
 Mensagem Enviado: Quarta Jan 03, 2018 2:46 pm 
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sara.uc Escreveu:
gisigo Escreveu:
Obrigada pela ajuda Sara!
Ainda em relação ao subsídio quando dizes que é único significa que só recebemos uma vez ao longo do doutoramento ou recebemos uma vez por ano? Estive a ver o link que me mandaste e também a ler a publicação em Diário da República, mas não encontrei nada que esclareça essa situação :|

Obrigada (novamente),
Gisela


Olá!
Pela experiência de outros/as colegas com quem tenho falado é mesmo isso - recebemos uma única vez, tendo esse valor que dar para os três/quatro anos.
Nada a agradecer, Gisela. Sempre que puder, ajudo, mas é sempre com base no meu entendimento ou nas informações que tenho :)
:smt006


Olá Sara!
Se a FCT fosse clara como água nenhum de nós teria estas dúvidas sobre termos de enviar ou não determinado documento... :wink:
Relativamente aos 750euros de que a Gisela fala, recebemos uma única vez, ou seja, não te voltam novamente a dar 750euros no próximo ano lectivo.
O Governo anterior acabou com esse subsidio anual de 750 euros para podermos ir conferências. Agora concedem uma única vez no início do doutoramento e é daí que tens de pagar as tuas despesas de conferências, simpósios, etc. ao longo dos próximos anos.

Relativamente ao aumento das bolsas de Doutoramento, alguém me pode explicar o que foi votado a favor pelos partidos: https://abic-online.org/noticia/abic-re ... amentares/
O que foi votado a favor pelos partidos, traz-nos algum benefício prático, ou são apenas "boas intenções"? Acabo por não perceber se vamos ser aumentados de acordo com a taxa de inflação de 2017...
ABIC será que me podem esclarecer?

BGD!!!
Bom Ano!


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 Assunto da Mensagem: Re: Concurso 2017
 Mensagem Enviado: Quinta Jan 04, 2018 9:51 am 
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Olá a todos,

Liguei para a FCT e ainda estão a tratar dos contratos de 1 de Setembro (são a esmagadora maioria).

No regulamento da BD não está explicito que o comprovativo de residência tem de indicar há quanto tempo habitamos em determinada morada e, depois de ler o que escreveram aqui, decidi tirar essa dúvida. No meu caso, o meu documento apenas diz que resido de forma "habitual e permanente" e está datado de Março de 2017, apesar de residir aqui há mais de 15 anos. A senhora que me atendeu disse que "se fosse eu a ver esse processo, considerava que estava provado". Ou seja, o factor subjectivo é outro que temos de ter em conta.


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 Assunto da Mensagem: Re: Concurso 2017
 Mensagem Enviado: Sexta Jan 05, 2018 5:16 pm 
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Boa tarde,

Após novo contacto telefónico com a FCT fui informada que ainda continuam a tratar dos contratos com início a 01/09. No entanto não me indicaram em ponto estão relativamente às datas de lacragem dos documentos. Logo, continuamos sem previsões...

Raquel


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