Concurso 2017

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
alexferr
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 8
Registado: quarta mar 02, 2016 5:18 pm
University/ Institute: FCT

Re: Concurso 2017

Mensagem por alexferr »

O Fct sig crachou de tanto acesso -.-

in9a
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 42
Registado: sexta abr 21, 2017 7:27 pm
University/ Institute: Coimbra

Re: Concurso 2017

Mensagem por in9a »

"HTTP Error 503.3 - Service Unavailable
ASP.NET rejected this request because the queue limit was exceeded."

Alguém consegue aceder?

Cmps

sandracsousa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 29
Registado: terça jul 04, 2017 6:22 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Concurso 2017

Mensagem por sandracsousa »

in9a Escreveu:"HTTP Error 503.3 - Service Unavailable
ASP.NET rejected this request because the queue limit was exceeded."

Alguém consegue aceder?

Cmps
Agora estou a conseguir novamente. Vão tentado.

sandracsousa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 29
Registado: terça jul 04, 2017 6:22 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Concurso 2017

Mensagem por sandracsousa »

Estudos literários:
Linha de corte: 4.45
Bolsas concedidas: 19

Esta foi a minha quarta tentativa... e finalmente consegui! Avaliação: 4.73.

inesteixeira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: sábado mar 25, 2017 2:31 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Concurso 2017

Mensagem por inesteixeira »

Antes de mais, parabéns a todos os que conseguiram bolsa! Infelizmente não foi o meu caso, mas nada me impede de tentar outra vez.

Tenho só uma questão: se eu de facto voltar a concorrer, mas já estiver, digamos, no 2º ano curricular do Doutoramento, a bolsa será só para os 3 anos que faltam completar ou também recebo "retroactivos"?

Desde já obrigada.

sandracsousa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 29
Registado: terça jul 04, 2017 6:22 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Concurso 2017

Mensagem por sandracsousa »

inesteixeira Escreveu:Antes de mais, parabéns a todos os que conseguiram bolsa! Infelizmente não foi o meu caso, mas nada me impede de tentar outra vez.

Tenho só uma questão: se eu de facto voltar a concorrer, mas já estiver, digamos, no 2º ano curricular do Doutoramento, a bolsa será só para os 3 anos que faltam completar ou também recebo "retroactivos"?

Desde já obrigada.
A FCT atribui a bolsa por um máximo de 4 anos. Essa atribuição é independente do número de anos frequentados já na tua Universidade. Ou seja, podes estar já na última matrícula do doutoramento e teres bolsa para os 4 anos. Só tens de ir fazendo as reinscrições anualmente no doutoramento. Este é agora o meu caso, uma vez que já cumpri 2 anos do meu doutoramento e só agora tive bolsa.

Espero ter ajudado. :)

htsltiago
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 10
Registado: segunda jul 10, 2017 10:51 am
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Concurso 2017

Mensagem por htsltiago »

Geografia Económica e Social:
Linha de corte: 4.075
Bolsas concedidas: 13

A minha avaliação foi 4.565. :)

inesteixeira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: sábado mar 25, 2017 2:31 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Concurso 2017

Mensagem por inesteixeira »

sandracsousa Escreveu:
inesteixeira Escreveu:Antes de mais, parabéns a todos os que conseguiram bolsa! Infelizmente não foi o meu caso, mas nada me impede de tentar outra vez.

Tenho só uma questão: se eu de facto voltar a concorrer, mas já estiver, digamos, no 2º ano curricular do Doutoramento, a bolsa será só para os 3 anos que faltam completar ou também recebo "retroactivos"?

Desde já obrigada.
A FCT atribui a bolsa por um máximo de 4 anos. Essa atribuição é independente do número de anos frequentados já na tua Universidade. Ou seja, podes estar já na última matrícula do doutoramento e teres bolsa para os 4 anos. Só tens de ir fazendo as reinscrições anualmente no doutoramento. Este é agora o meu caso, uma vez que já cumpri 2 anos do meu doutoramento e só agora tive bolsa.

Espero ter ajudado. :)
Olá! Antes de mais obrigada por teres respondido. :)
Mas dada a tua resposta agora fiquei com mais uma dúvida: suponhamos que eu só consigo a bolsa no 4º e último ano de doutoramento. Isso quer dizer que vou receber o valor respectivo dos 4 anos num ano só? Ou quando acabar o doutoramento ainda continuo a receber nos 3 anos seguintes a bolsa? Não sei se me estou a fazer entender muito bem..

BrunoL
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: sexta fev 10, 2017 11:06 am
University/ Institute: FEUP / INESC TEC

Re: Concurso 2017

Mensagem por BrunoL »

inesteixeira Escreveu: Olá! Antes de mais obrigada por teres respondido. :)
Mas dada a tua resposta agora fiquei com mais uma dúvida: suponhamos que eu só consigo a bolsa no 4º e último ano de doutoramento. Isso quer dizer que vou receber o valor respectivo dos 4 anos num ano só? Ou quando acabar o doutoramento ainda continuo a receber nos 3 anos seguintes a bolsa? Não sei se me estou a fazer entender muito bem..
Em primeiro lugar a bolsa pode ou não ser de 4 anos. Desde o concurso do ano passado que a FCT coloca no contrato a expressão "renovável no máximo até X meses" em que X é o numero de meses do plano de trabalho que os candidatos submetem a avaliação.

Relativamente à tua questão, se estiveres no ultimo ano do doutoramento e conseguires uma bolsa aprovada segundo um plano de trabalho de 4 anos, vais ter direito a bolsa por 4 anos, mas com a condição de estares a seguir o trabalho de doutoramento, ou seja, se acabares o plano de trabalhos num ano tens de comunicar isso à FCT e deixas de receber bolsa a partir dessa data (tendo recebido apenas um ano por exemplo).

inesteixeira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: sábado mar 25, 2017 2:31 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Concurso 2017

Mensagem por inesteixeira »

BrunoL Escreveu:
inesteixeira Escreveu: Olá! Antes de mais obrigada por teres respondido. :)
Mas dada a tua resposta agora fiquei com mais uma dúvida: suponhamos que eu só consigo a bolsa no 4º e último ano de doutoramento. Isso quer dizer que vou receber o valor respectivo dos 4 anos num ano só? Ou quando acabar o doutoramento ainda continuo a receber nos 3 anos seguintes a bolsa? Não sei se me estou a fazer entender muito bem..
Em primeiro lugar a bolsa pode ou não ser de 4 anos. Desde o concurso do ano passado que a FCT coloca no contrato a expressão "renovável no máximo até X meses" em que X é o numero de meses do plano de trabalho que os candidatos submetem a avaliação.

Relativamente à tua questão, se estiveres no ultimo ano do doutoramento e conseguires uma bolsa aprovada segundo um plano de trabalho de 4 anos, vais ter direito a bolsa por 4 anos, mas com a condição de estares a seguir o trabalho de doutoramento, ou seja, se acabares o plano de trabalhos num ano tens de comunicar isso à FCT e deixas de receber bolsa a partir dessa data (tendo recebido apenas um ano por exemplo).
Fiquei esclarecida!

Obrigada. :)

Ana Teixeira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: quinta jul 20, 2017 12:51 pm
University/ Institute: FPCEUP

Re: Concurso 2017

Mensagem por Ana Teixeira »

Partilho a informação do meu painel:
Ciências da Educação | BD
N.º bolsas atribuídas: 37
Linha Corte: 4,170

annacfonseca
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 28
Registado: domingo mar 05, 2017 12:56 pm
University/ Institute: UPorto

Re: Concurso 2017

Mensagem por annacfonseca »

Boa tarde

Num dos tópicos era referido isto:


"Os bolseiros agora selecionados para financiamento podem fixar a data de início do seu plano de trabalhos entre 1 de outubro de 2016 e 1 de setembro de 2017.
Nos casos em que o plano de trabalhos tenha sido iniciado antes da assinatura do contrato de bolsa, os valores referentes aos meses entretanto decorridos serão pagos retroativamente."

(conferir Nota de Imprensa no site da FCT: http://www.fct.pt/media/notas_imprensa/ ... Bolsas.pdf).



Contudo, no SIG-FCT a primeira data disponível para início do plano de trabalhos é 1/09/2017.
Eu queria colocar uma data anterior dado que já iniciei o meu plano de trabalhos há quase 1 ano.

Alguém me consegue ajudar ?
Obrigada

edu115
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: quarta jul 12, 2017 4:39 pm
University/ Institute: UvA

Re: Concurso 2017

Mensagem por edu115 »

annacfonseca Escreveu:Boa tarde

Num dos tópicos era referido isto:


"Os bolseiros agora selecionados para financiamento podem fixar a data de início do seu plano de trabalhos entre 1 de outubro de 2016 e 1 de setembro de 2017.
Nos casos em que o plano de trabalhos tenha sido iniciado antes da assinatura do contrato de bolsa, os valores referentes aos meses entretanto decorridos serão pagos retroativamente."

(conferir Nota de Imprensa no site da FCT: http://www.fct.pt/media/notas_imprensa/ ... Bolsas.pdf).



Contudo, no SIG-FCT a primeira data disponível para início do plano de trabalhos é 1/09/2017.
Eu queria colocar uma data anterior dado que já iniciei o meu plano de trabalhos há quase 1 ano.

Alguém me consegue ajudar ?
Obrigada
Essa nota de imprensa refere-se ao concurso anterior, não a este. Para este concurso, a data deve ser entre 1 de Setembro de 2017 e 31 de Agosto de 2018.
Vê aqui: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... ertura.pdf

annacfonseca
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 28
Registado: domingo mar 05, 2017 12:56 pm
University/ Institute: UPorto

Re: Concurso 2017

Mensagem por annacfonseca »

Obrigada.

Sendo assim, e apenas para confirmar, neste caso:

"

D - Documento comprovativo de aceitação da instituição de acolhimento - Declaration of acceptance from the host(s) institution(s)

Aplicável a todos os candidatos.
Devem entregar o documento comprovativo de aceitação da instituição de acolhimento (um por cada instituição indicada na candidatura).
O parecer da instituição de acolhimento deve indicar de forma inequívoca:

a data de início do programa de trabalhos a desenvolver.
que oferece as condições necessárias ao bom desenvolvimento do programa de trabalhos.
"

Não tenho qualquer vantagem de colocar a data de início do programa de trabalhos anterior a 1/09/2017 (e quando efectivamente o meu programa de trabalhos se iniciou) dado que não me vão financiar nada antes desta data, correcto?

Obrigada

epicnessinha
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 34
Registado: sábado out 22, 2016 9:08 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Concurso 2017

Mensagem por epicnessinha »

Olá!

Mais alguém que conseguiu a bolsa de doutoramento 2017 está com dificuldades em fazer upload dos documentos solicitados na plataforma?

Só consegui fazer upload do certificado de licenciatura, mestrado e residência. Os restantes (mesmo que o tamanho do pdf seja inferior) dão erro constantemente. Já tentei alterar até o nome dos ficheiros e até agora nada resultou.

Obrigado!

:smt006

sandracsousa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 29
Registado: terça jul 04, 2017 6:22 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Concurso 2017

Mensagem por sandracsousa »

epicnessinha Escreveu:Olá!

Mais alguém que conseguiu a bolsa de doutoramento 2017 está com dificuldades em fazer upload dos documentos solicitados na plataforma?

Só consegui fazer upload do certificado de licenciatura, mestrado e residência. Os restantes (mesmo que o tamanho do pdf seja inferior) dão erro constantemente. Já tentei alterar até o nome dos ficheiros e até agora nada resultou.

Obrigado!

:smt006
Olá,
Ainda não tive esse problema. Já só me falta submeter um documento e depois vou lacrar. Até agora ainda não me surgiram erros. No início, não me surgia o botão para lacrar, mas entretanto já apareceu.

Talvez seja melhor ligares para a FCT, para reportares o problema.

epicnessinha
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 34
Registado: sábado out 22, 2016 9:08 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Concurso 2017

Mensagem por epicnessinha »

sandracsousa Escreveu:
epicnessinha Escreveu:Olá!

Mais alguém que conseguiu a bolsa de doutoramento 2017 está com dificuldades em fazer upload dos documentos solicitados na plataforma?

Só consegui fazer upload do certificado de licenciatura, mestrado e residência. Os restantes (mesmo que o tamanho do pdf seja inferior) dão erro constantemente. Já tentei alterar até o nome dos ficheiros e até agora nada resultou.

Obrigado!

:smt006
Olá,
Ainda não tive esse problema. Já só me falta submeter um documento e depois vou lacrar. Até agora ainda não me surgiram erros. No início, não me surgia o botão para lacrar, mas entretanto já apareceu.

Talvez seja melhor ligares para a FCT, para reportares o problema.
Obrigado Sandra :wink:

Já liguei para a FCT e resolvi o problema. Estava relacionado com a forma como os ficheiros estavam nomeados, inicialmente consegui fazer upload de documentos que continham _ e espaços, mas agora já não era possível, tive de renomear todos os meus documentos para não terem nenhum espaço, nem qualquer outro tipo de caracteres a não ser letras (sem cedilhas).

:smt006

Leumas
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: quarta jul 26, 2017 1:31 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Concurso 2017

Mensagem por Leumas »

annacfonseca Escreveu:Obrigada.

Sendo assim, e apenas para confirmar, neste caso:

"

D - Documento comprovativo de aceitação da instituição de acolhimento - Declaration of acceptance from the host(s) institution(s)

Aplicável a todos os candidatos.
Devem entregar o documento comprovativo de aceitação da instituição de acolhimento (um por cada instituição indicada na candidatura).
O parecer da instituição de acolhimento deve indicar de forma inequívoca:

a data de início do programa de trabalhos a desenvolver.
que oferece as condições necessárias ao bom desenvolvimento do programa de trabalhos.
"

Não tenho qualquer vantagem de colocar a data de início do programa de trabalhos anterior a 1/09/2017 (e quando efectivamente o meu programa de trabalhos se iniciou) dado que não me vão financiar nada antes desta data, correcto?

Obrigada
Olá!

Também estou com essa dúvida. Obtive bolsa no Concurso de 2017, contudo, iniciei o meu doutoramento em setembro de 2016, ou seja, o programa de trabalhos já se iniciou há quase um ano.

Por uma questão de transparência, vou indicar que o programa de trabalhos se iniciou em setembro de 2016. No meu entender, mesmo que indiquemos que o programa de trabalhos se iniciou há um ano, não temos de perder, necessariamente, um ano de financiamento, pois a bolsa é renovável de 12 em 12 meses, por um máximo de 4 anos. Ou seja, no fim do 4º ano do doutoramento na faculdade, pode-se pedir uma prorrogação do doutoramento por mais 1 ano e, também, a renovação da bolsa por mais 1 ano.

Este é o meu entendimento da situação, mas também sou um novato nestas coisas.

Se houver alguém por aqui que tenha passado por esta situação e que possa esclarecer melhor, agradecia.

Obrigado!

in9a
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 42
Registado: sexta abr 21, 2017 7:27 pm
University/ Institute: Coimbra

Re: Concurso 2017

Mensagem por in9a »

Olá a todos!

Todos vocês receberam o email do vice-presidente da FCT a avisar-nos que os resultados das bolsas eram provisórios e que qualquer um financiado poderia ser desclassificado e passar a não ser? É uma novidade deste ano 2017? :?
O que deve fazer quem ficou como "a conceder"? Esperar ou avançar com o processo?
Esses resultados definitivos só irão sair depois da audiência prévia, certo?

Que situação mais estranha em que ficam os financiados... :shock:

inesatalmeida
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Mensagens: 244
Registado: sexta abr 10, 2015 2:37 pm
University/ Institute: Coimbra / CNC.IBILI

Re: Concurso 2017

Mensagem por inesatalmeida »

Caro/a Leumas,
Não tenho qualquer vantagem de colocar a data de início do programa de trabalhos anterior a 1/09/2017 (e quando efectivamente o meu programa de trabalhos se iniciou) dado que não me vão financiar nada antes desta data, correcto?
Primeiro, tens que ver qual a data mínima que a FCT permite colocar para início de bolsa (por mero exemplo, pode não ser possível colocar anterior a Fevereiro de 2017).
Segundo, colocando o início da bolsa para uma data anterior à assinatura do contrato (até ao mínimo exigido pela FCT), os pagamentos assim considerados em falta (pois a assinatura do contrato é feita posteriormente á data de início de trabalhos) é feita com retroactivos. Isto é, a FCT paga tudo para trás.

Assim, se for possível colocar como início o dia 1-setembro-2016, a FCT pagará os montantes respectivos a esses meses, bem como o ano de propinas associado.

Por exemplo, no concurso de Bolsas FCT 2016, foi dito o seguinte:
"Os bolseiros agora selecionados para financiamento podem fixar a data de início do seu plano de trabalhos entre 1 de outubro de 2016 e 1 de setembro de 2017. Nos casos em que o plano de trabalhos tenha sido iniciado antes da assinatura do contrato de bolsa, os valores referentes aos meses entretanto decorridos serão pagos retroativamente." (fonte)

Cumprimentos.
A ABIC é uma associação sem fins lucrativos que visa melhorar o estatuto e as condições de trabalho dos profissionais de investigação científica que são bolseiros. O trabalho da ABIC é desenvolvido por voluntários, precisando da ajuda de todos. Junta-te a nós! Faz-te sócio da ABIC!

Imagem

Responder