[BD 2016] Contratos

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Mmlima
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: segunda mai 08, 2017 1:53 pm
University/ Institute: CIBIO/InBio

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por Mmlima »

Boas, a minha data de inicio é 1 de Outubro de 2016 e após o requerimento de novos documentos la recebi o contrato no passado dia 17 de Abril. Reenviei as duas copias assinadas no próprio dia mas até agora ainda não recebi quer a copia assinada por eles nem qualquer verba. Parece que cada passo estamos mais perto mas... até agora só despesas.
Já alguém comecou mesmo a receber?

Cumprimentos a todos.

Marianela
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça mai 02, 2017 1:36 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por Marianela »

Mmlima Escreveu:Boas, a minha data de inicio é 1 de Outubro de 2016 e após o requerimento de novos documentos la recebi o contrato no passado dia 17 de Abril. Reenviei as duas copias assinadas no próprio dia mas até agora ainda não recebi quer a copia assinada por eles nem qualquer verba. Parece que cada passo estamos mais perto mas... até agora só despesas.
Já alguém comecou mesmo a receber?

Cumprimentos a todos.

Agradeço a partilha de experiência e, já agora, que tipo de documentação adicional te pediram?
Obrigada

vanessadrt
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: sexta jun 21, 2013 7:35 pm
University/ Institute: Instituto de Telecomunicações

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por vanessadrt »

Boa tarde,

Pelo que me foi dito pela FCT, neste momento estão nos contractos para começar em Fevereiro. Como a quantidade é menor de janeiro para à frente, esperam que o processo vá sendo cada vez mais rápido.

Cumps

henriquesfernandes
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 41
Registado: quinta jan 21, 2016 8:52 pm
University/ Institute: REQUIMTE - Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Contacto:

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por henriquesfernandes »

vanessadrt Escreveu:Boa tarde,

Pelo que me foi dito pela FCT, neste momento estão nos contractos para começar em Fevereiro. Como a quantidade é menor de janeiro para à frente, esperam que o processo vá sendo cada vez mais rápido.

Cumps
Obrigado pela informação.
Além disso, o site já saiu do modo de manutenção e foram disponibilizados os resultados da audiência prévia.

Cumprimentos

peres
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: quinta fev 23, 2017 12:31 pm
University/ Institute: FCT/UNL

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por peres »

Mmlima Escreveu:Boas, a minha data de inicio é 1 de Outubro de 2016 e após o requerimento de novos documentos la recebi o contrato no passado dia 17 de Abril. Reenviei as duas copias assinadas no próprio dia mas até agora ainda não recebi quer a copia assinada por eles nem qualquer verba. Parece que cada passo estamos mais perto mas... até agora só despesas.
Já alguém comecou mesmo a receber?

Cumprimentos a todos.
Eu enviei o meu contrato no dia 17 de abril. Liguei para lá na terça passada, disseram-me que tinha chegado no dia 19 e que ainda tinha de ser levado à direção para ser assinado. Quem me atendeu disse que, tanto quanto sabia, haviam fortes possibilidades de começar a receber no início de junho... É possível que estejas na mesma situação.

AP2016
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: segunda ago 29, 2016 10:32 pm
University/ Institute: Portugal

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por AP2016 »

Muito obrigado pela partilha constante de informações.

Infelizmente parecem haver vários indícios que apontam para um longo período de espera... Se os colegas que arrancaram o plano de trabalhos em outubro, provavelmente, só começam a receber em junho, imagino os que ainda (como é o meu caso) nem os documentos têm validados.

A atitude da FCT é fantástica, exigem de nós exclusividade, mas depois estão meses e meses até darem inicio aos pagamentos. Será assim tão difícil de perceber que não vivemos do ar...

Boa sorte a todos

Marianela
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça mai 02, 2017 1:36 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por Marianela »

AP2016 Escreveu:Muito obrigado pela partilha constante de informações.

Infelizmente parecem haver vários indícios que apontam para um longo período de espera... Se os colegas que arrancaram o plano de trabalhos em outubro, provavelmente, só começam a receber em junho, imagino os que ainda (como é o meu caso) nem os documentos têm validados.

A atitude da FCT é fantástica, exigem de nós exclusividade, mas depois estão meses e meses até darem inicio aos pagamentos. Será assim tão difícil de perceber que não vivemos do ar...

Boa sorte a todos

Tens toda a razão. Entretanto muito do trabalho fica "pendurado" porque se já é difícil viver neste período de exclusividade, como fazer para custear as deslocações em trabalho? Claro que recebemos os retroativos, está certo, mas nem toda a gente tem a quem ir pedindo dinheiro nestes "entretantos". Pelas minhas contas, se pedi a data de início da bolsa para março, a primeiro prestação devo de a receber em... agosto? E até lá, o que faço ao meu trabalho "pendurado"? Isto, sinceramente, tem-me tirado o sono todos os dias. Nada é simples com a FCT. (Já para não falar na fase que ainda falta passar do "pedido adicional de documentos"?!!)
Pelo que as mensagens já deram a entender, até a assinatura do contrato por parte da direção demora quase um mês. Estou farta que me respondam que "não podem prever datas". Não podem, mas deviam! Porque no final do ano, quando tivermos de fazer o pedido para renovação da bolsa, eu duvido que tenham em conta este período de "trabalho pendurado" e impossibilidade de participação em congressos, etc.
Enfim, foi só um desabafo. Espero que toda a gente se vá aguentando, e como me disseram hoje: o mais difícil já passou, que é mesmo conseguir uma bolsa!...

mariana7
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 21
Registado: quarta abr 26, 2017 11:33 am
University/ Institute: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por mariana7 »

Pois, tens toda a razão! Infelizmente é um desabafo que partilho inteiramente! Eu estou em exclusividade desde Outubro, tenho deslocações agendadas e não sei se as poderei realizar pois o dinheiro mal chega para as despesas. Já me fizeram dois pedidos suplementares de documentos portanto ainda aguardo que validem tudo e me enviem o Contrato...quanto ao dinheiro vamos ver quando chega...

Marianela
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça mai 02, 2017 1:36 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por Marianela »

mariana7 Escreveu:Pois, tens toda a razão! Infelizmente é um desabafo que partilho inteiramente! Eu estou em exclusividade desde Outubro, tenho deslocações agendadas e não sei se as poderei realizar pois o dinheiro mal chega para as despesas. Já me fizeram dois pedidos suplementares de documentos portanto ainda aguardo que validem tudo e me enviem o Contrato...quanto ao dinheiro vamos ver quando chega...

É desesperante! Ainda bem que existe este fórum, onde pelo menos nos vamos mantendo informados, porque para a FCT, quanto mais ceguinhos, melhor! Força! E continuem a partilhar experiências, obrigada!

IAmVeryBusy
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: quinta mai 11, 2017 1:07 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por IAmVeryBusy »

Olá a todos,

gostaria de saber como é que temos acesso ao contrato quando este estiver pronto? É por mail? É no site? É por correio? Estou com medo de o ter recebido sem me ter apercebido hahaha

RitaLH
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: segunda abr 06, 2015 8:49 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por RitaLH »

"A FCT procederá à análise de cada um dos documentos submetidos e caso algum não satisfaça as condições requeridas este processo será deslacrado e será notificado por email para prestar esclarecimentos ou submeter documentos adicionais. [Email]

Submissão final de documentos e assinatura de contrato
Quando todos os documentos e dados preencherem os requisitos exigidos o processo é considerado completo, receberá um email avisando-o que pode aceder nesta mesma página ao documento PDF correspondente às duas cópias do contrato.


Imprima as duas cópias do contrato, assine-as e envie-as (ou entregue-as em mão).

A não entrega de algum dos documentos necessários para completar o processo, no prazo de seis meses a partir da data de comunicação da decisão de concessão da bolsa, implica o encerramento do processo (artigo 16º do Regulamento, nº 10)."
IAmVeryBusy Escreveu:Olá a todos,

gostaria de saber como é que temos acesso ao contrato quando este estiver pronto? É por mail? É no site? É por correio? Estou com medo de o ter recebido sem me ter apercebido hahaha

IAmVeryBusy
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: quinta mai 11, 2017 1:07 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por IAmVeryBusy »

Ah, ainda bem :) Sabem-me dizer mais ou menos quanto tempo demoram os contratos a serem enviados depois da papelada estar em ordem? Eu tenho todos os vistos no site da FCT desde o final da semana passada, mas ainda não me contactaram #desespero
RitaLH Escreveu:"A FCT procederá à análise de cada um dos documentos submetidos e caso algum não satisfaça as condições requeridas este processo será deslacrado e será notificado por email para prestar esclarecimentos ou submeter documentos adicionais. [Email]

Submissão final de documentos e assinatura de contrato
Quando todos os documentos e dados preencherem os requisitos exigidos o processo é considerado completo, receberá um email avisando-o que pode aceder nesta mesma página ao documento PDF correspondente às duas cópias do contrato.


Imprima as duas cópias do contrato, assine-as e envie-as (ou entregue-as em mão).

A não entrega de algum dos documentos necessários para completar o processo, no prazo de seis meses a partir da data de comunicação da decisão de concessão da bolsa, implica o encerramento do processo (artigo 16º do Regulamento, nº 10)."
IAmVeryBusy Escreveu:Olá a todos,

gostaria de saber como é que temos acesso ao contrato quando este estiver pronto? É por mail? É no site? É por correio? Estou com medo de o ter recebido sem me ter apercebido hahaha

Marianela
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça mai 02, 2017 1:36 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por Marianela »

[quote="IAmVeryBusy"]Ah, ainda bem :) Sabem-me dizer mais ou menos quanto tempo demoram os contratos a serem enviados depois da papelada estar em ordem? Eu tenho todos os vistos no site da FCT desde o final da semana passada, mas ainda não me contactaram #desespero



Olá! Já te contactaram por causa de algum documento adicional? Para quando era a data de início de trabalhos?

IAmVeryBusy
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: quinta mai 11, 2017 1:07 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por IAmVeryBusy »

Sim, já pediram documentos adicionais e já entreguei tudo de novo. O plano de trabalhos começou em Outubro
Marianela Escreveu:
IAmVeryBusy Escreveu:Ah, ainda bem :) Sabem-me dizer mais ou menos quanto tempo demoram os contratos a serem enviados depois da papelada estar em ordem? Eu tenho todos os vistos no site da FCT desde o final da semana passada, mas ainda não me contactaram #desespero



Olá! Já te contactaram por causa de algum documento adicional? Para quando era a data de início de trabalhos?

Marianela
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça mai 02, 2017 1:36 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por Marianela »

IAmVeryBusy Escreveu:Sim, já pediram documentos adicionais e já entreguei tudo de novo. O plano de trabalhos começou em Outubro
Marianela Escreveu:
IAmVeryBusy Escreveu:Ah, ainda bem :) Sabem-me dizer mais ou menos quanto tempo demoram os contratos a serem enviados depois da papelada estar em ordem? Eu tenho todos os vistos no site da FCT desde o final da semana passada, mas ainda não me contactaram #desespero



Olá! Já te contactaram por causa de algum documento adicional? Para quando era a data de início de trabalhos?


Eu acho é que já te deviam ter contactado, porque segundo as informações daqui deste fórum, estão, neste momento, a tratar dos contratos de quem pediu o início de trabalhos em fevereiro. Aconselho a que contactes a FCT. Já agora, quanto à documentação adicional, o que é que eles pediram, afinal? Obrigada.

IAmVeryBusy
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: quinta mai 11, 2017 1:07 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por IAmVeryBusy »

vou ligar para lá, então, obrigado :)
Última edição por IAmVeryBusy em quinta mai 11, 2017 5:14 pm, editado 1 vez no total.

Marianela
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça mai 02, 2017 1:36 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por Marianela »

[quote="IAmVeryBusy"]vou ligar para lá, então, obrigado :)
Pediram-me que o meu orientador e co-orientador confirmassem a data do início do plano de trabalhos e pediram um novo comprovativo de morada. Demorei quase um mês a enviar tudo, mas mal enviei e aquilo (na semana passada), apareceu visto 2 ou 3 dias depois, mas não me voltaram a dizer mais nada. Provavelmente abandonaram-me :( :( :(



Bem, se só enviaste os papeis na semana passada, então se calhar ainda é cedo para eles. Em relação ao comprovativo de morada, desculpa só a minha dúvida, mas porquê que eles pediram? Segundo o que me pareceu, é no caso de estudantes estrangeiros, é o teu caso? Eu enviei o mesmo que pediram (a toda a gente) na candidatura, mas entretanto vi que para estudantes portugueses com a bolsa a ser desenvolvida cá, não era necessário, na submissão da documentação para o contrato:
https://www.fct.pt/faq/pr.phtml.pt?idFa ... 418BF449EF

Isto é tudo muito confuso e gostava de saber o que eles andam a pedir para me poder precaver com antecedência... Obrigada!

IAmVeryBusy
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: quinta mai 11, 2017 1:07 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por IAmVeryBusy »

:|
Última edição por IAmVeryBusy em quinta mai 11, 2017 5:23 pm, editado 1 vez no total.

Marianela
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça mai 02, 2017 1:36 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por Marianela »

IAmVeryBusy Escreveu:O meu comprovativo não continha a data referente ao dia em que comecei a viver em minha casa ... Não entendo muito bem o porquê disto, até porque não sou estrangeiro, mas conheço várias pessoas de nacionalidade portuguesa que receberam bolsa e todas elas receberam o mesmo e-mail que eu a pedir essa rectificação.
Marianela Escreveu:
Bem, se só enviaste os papeis na semana passada, então se calhar ainda é cedo para eles. Em relação ao comprovativo de morada, desculpa só a minha dúvida, mas porquê que eles pediram? Segundo o que me pareceu, é no caso de estudantes estrangeiros, é o teu caso? Eu enviei o mesmo que pediram (a toda a gente) na candidatura, mas entretanto vi que para estudantes portugueses com a bolsa a ser desenvolvida cá, não era necessário, na submissão da documentação para o contrato:
https://www.fct.pt/faq/pr.phtml.pt?idFa ... 418BF449EF

Isto é tudo muito confuso e gostava de saber o que eles andam a pedir para me poder precaver com antecedência... Obrigada!



Obrigada, mas isto cada vez confunde me mais!

henriquesfernandes
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 41
Registado: quinta jan 21, 2016 8:52 pm
University/ Institute: REQUIMTE - Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Contacto:

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por henriquesfernandes »

Será que estamos a interpretar mal o que eles pedem?

"J - Documento comprovativo de residência - Certificate of residence in Portugal
Aplicável a todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa e aos cidadãos de nacionalidade estrangeira que tenham solicitado bolsa no estrangeiro ou mista. Devem entregar o documento comprovativo de residência válido em Portugal."

Será que eles se referem a todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa e adicionalmente os estrangeiros que tenham requerido bolsa mista ou fora? Sendo assim os cidadãos portugueses teriam de apresentar sempre este documento?

Responder