[BD 2016] Contratos

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Catarina M Tibúrcio
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: terça mai 16, 2017 3:35 pm
University/ Institute: Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por Catarina M Tibúrcio »

Para quem enviou o contrato para a FCT, já alguém recebeu dinheiro da insigne instituição?

peres
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: quinta fev 23, 2017 12:31 pm
University/ Institute: FCT/UNL

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por peres »

Catarina M Tibúrcio Escreveu:Para quem enviou o contrato para a FCT, já alguém recebeu dinheiro da insigne instituição?
A minha bolsa começou em novembro e amanhã faz 1 mês que o meu contrato chegou à FCT. Quando liguei para lá no início de maio disseram-me que era "possível" começar a receber em junho. Vamos ver...

mariana7
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 21
Registado: quarta abr 26, 2017 11:33 am
University/ Institute: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por mariana7 »

A minha bolsa tem início a 1 de Outubro, recebi o contracto há cerca de 10 dias e enviei no mesmo dia para a FCT. Ainda não recebi o exemplar do contracto assinado pela pessoa competente da FCT, e também ainda não me foi feito qualquer pagamento. Pelo que vi neste fórum possivelmente os pagamentos iniciar-se-ão em Junho...vamos ver!

IAmVeryBusy
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: quinta mai 11, 2017 1:07 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por IAmVeryBusy »

mariana7 Escreveu:A minha bolsa tem início a 1 de Outubro, recebi o contracto há cerca de 10 dias e enviei no mesmo dia para a FCT. Ainda não recebi o exemplar do contracto assinado pela pessoa competente da FCT, e também ainda não me foi feito qualquer pagamento. Pelo que vi neste fórum possivelmente os pagamentos iniciar-se-ão em Junho...vamos ver!
Há um prazo máximo para mandar o contracto depois de o recebermos? E já agora, quanto tempo mais ou menos demorou para receberes o contracto depois de teres os documentos todos certos?

mariana7
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 21
Registado: quarta abr 26, 2017 11:33 am
University/ Institute: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por mariana7 »

Fizeram-me dois pedidos de elementos adicionais e assim que submeti os documentos todos enviaram-me o contracto. Se não estou em erro enviaram logo no próprio dia; se não foi no próprio dia foi no dia seguinte, mas foi muito rápido. Eu assim que recebi assinei e enviei mas no e-mail não impõem prazo. Mas claro que quanto mais rápido enviarmos, mais rápido começamos a receber a bolsa. :)

IAmVeryBusy
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: quinta mai 11, 2017 1:07 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por IAmVeryBusy »

mariana7 Escreveu:Fizeram-me dois pedidos de elementos adicionais e assim que submeti os documentos todos enviaram-me o contracto. Se não estou em erro enviaram logo no próprio dia; se não foi no próprio dia foi no dia seguinte, mas foi muito rápido. Eu assim que recebi assinei e enviei mas no e-mail não impõem prazo. Mas claro que quanto mais rápido enviarmos, mais rápido começamos a receber a bolsa. :)
E o contracto não está em lado nenhum na página? Pergunto isto porque também já me pediram os documentos adicionais e já tenho tudo marcado com um visto há 3 semanas, mas ainda não me disseram nada...

RitaLH
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: segunda abr 06, 2015 8:49 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por RitaLH »

Desculpem, eu sei que isto é off-topic, irritante de se fazer, e longe das vossas preocupações, mas é "contrato" e não "contracto" (não está relacionado com o novo AO, sempre foi assim). Contracto vem de contrair.

Marianela
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça mai 02, 2017 1:36 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por Marianela »

RitaLH Escreveu:Desculpem, eu sei que isto é off-topic, irritante de se fazer, e longe das vossas preocupações, mas é "contrato" e não "contracto" (não está relacionado com o novo AO, sempre foi assim). Contracto vem de contrair.

é realmente off-topic e irritante de se fazer.

RitaLH
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: segunda abr 06, 2015 8:49 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por RitaLH »

Desculpa, mas vi tantas vezes escrito que percebi que não era gralha e estava só a tentar ajudar. Acho que ninguém fica prejudicado por saber. Mas, se alguém ficou ofendido peço desculpa. Não há razão para se ficar irritado.

Marianela
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça mai 02, 2017 1:36 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por Marianela »

RitaLH Escreveu:Desculpa, mas vi tantas vezes escrito que percebi que não era gralha e estava só a tentar ajudar. Acho que ninguém fica prejudicado por saber. Mas, se alguém ficou ofendido peço desculpa. Não há razão para se ficar irritado.

E experiências para partilhar, tens? ou a tua função é apenas corrigir os outros?

RitaLH
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: segunda abr 06, 2015 8:49 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por RitaLH »

Não há razão nenhuma para responderes com tanta agressividade. Não estava a tentar corrigir por corrigir. Lamento que tenhas ficado tão ofendida. E sim, tenho partilhado a minha experiência sempre que tenho novidades ou informações.

peres
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: quinta fev 23, 2017 12:31 pm
University/ Institute: FCT/UNL

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por peres »

Recebi o contrato hoje em casa, em conjunto com a declaração para entregar na faculdade em como a FCT fica encarregue de pagar as propinas. Suponho que vá começar a receber em junho. :D

vanessadrt
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: sexta jun 21, 2013 7:35 pm
University/ Institute: Instituto de Telecomunicações

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por vanessadrt »

Já agora, para ter a certeza, os vistos que todos falam é em:
- Submissão de dados adicionais e pré-submissão electrónica de documentos -> Envio de documentos ?

Obrigada

mariana7
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 21
Registado: quarta abr 26, 2017 11:33 am
University/ Institute: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por mariana7 »

Os vistos referem-se a todos os documentos submetidos nesta fase quer os que estão previstos na lista inicial, quer os que vão sendo pedidos pela FCT. Claro que pode haver casos em que a FCT não peça documentos adicionais, terá a ver com cada situação. Em princípio, quando todos os documentos estão validados enviam o contrato por e-mail para assinarmos e remetermos por correio com o comprovativo de NIB/IBAN e a declaração referente à nossa conta bancária. Mas a rapidez com que a FCT envia o contrato quando valida os documentos poderá ter a ver com a data em que se inicia a bolsa. Eu já enviei o contrato mas ainda não recebi um dos exemplares.Boa sorte a todos!

mariana7
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 21
Registado: quarta abr 26, 2017 11:33 am
University/ Institute: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por mariana7 »

E consegue-se ver os vistos quando se entra na nossa página, se acede ao link da submissão de dados adicionais e depois ao link que diz "lista", onde estão todos os documentos que submetemos.

vanessadrt
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: sexta jun 21, 2013 7:35 pm
University/ Institute: Instituto de Telecomunicações

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por vanessadrt »

mariana7 Escreveu:E consegue-se ver os vistos quando se entra na nossa página, se acede ao link da submissão de dados adicionais e depois ao link que diz "lista", onde estão todos os documentos que submetemos.
Obrigada :)

Maria Fernandes Dias
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: sábado mai 20, 2017 11:28 am
University/ Institute: FCSH UNL

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por Maria Fernandes Dias »

vanessadrt Escreveu:
mariana7 Escreveu:E consegue-se ver os vistos quando se entra na nossa página, se acede ao link da submissão de dados adicionais e depois ao link que diz "lista", onde estão todos os documentos que submetemos.
Obrigada :)

Maria Fernandes Dias
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: sábado mai 20, 2017 11:28 am
University/ Institute: FCSH UNL

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por Maria Fernandes Dias »

Olá a todos!
Recebi o meu contrato após 2 dias de ter enviado os documentos solicitados pela FCT (carta orientador e Entidade de acolhimento a confirmar a data de inicio da bolsa - e garantindo a minha exclusidade a partir dessa data). Agora tenho 15 dias úteis (refere o regulamento) para enviar o contrato assinado.
A bolsa tem inicio a 1 fevereiro e lacrei na 2ª semana de Fevereiro.

Mas deparei-me com uma clausula diferente de outros contratos de colegas bolseiros de anos anteriores.
Exponho aqui pois pode existir outro colega na mesma situação:

Na clausula referente à duracção da bolsa é referido renovável até ao máximo de 24 meses.
Embora o meu Plano de Estudos na altura da candidatura de facto referia os 24 meses até ao término do Doutorammento, mas após estes longos meses de espera, muitas evoluções houve na minha investigação. E tanto o orientador como a Faculdade têm interesse em que prolongue a minha investigação até ao período máximo previsto (48 meses). Por causa de uma patente que está em curso.
Alguém sabe se é possivel argumentar a alteração do cronograma do Plano de Estudos submetido na candidura? No artigo 23º do regulamento não refere à duracção da bolsa, apenas especifica pedidos de alteração relativo a Objectivos, Plano de Estudos, Orientadores e Entidade.
Tenho receio que ao assinar o contracto com esta clausula me inviabilize totalmente de eventuais pedidos de prolongamento.

Se alguém souber de caso similares por favor partilhe.

Obrigada.
Maria Fernandes Dias

BrunoL
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: sexta fev 10, 2017 11:06 am
University/ Institute: FEUP / INESC TEC

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por BrunoL »

Pelo que li aqui não foi a primeira pessoa a quem isso aconteceu: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=6776

Uma vez que a sua proposta de doutoramento foi avaliada tendo em conta, entre outros factores, a duração das tarefas que se comprometeu a fazer, julgo que dificilmente será possível prolongar a bolsa. Imagine por exemplo que outro candidato com um curriculum semelhante ao seu apresentou a mesma proposta de tese mas pediu 4 anos para realizar essas mesmas tarefas, ele certamente recebeu uma avaliação mais baixa no que diz respeito à avaliação da proposta por apresentar um tempo superior ao que seria razoável para executar o trabalho. Eu lembro-me por exemplo que da primeira vez que concorri a bolsa tive comentários a justificar a nota que diziam "A duração da tarefa X não é adequada".

No entanto esta é apenas a minha opinião e acho que não perde nada em colocar a questão à FCT, pois são eles que decidem.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por spca »

Maria Fernandes Dias Escreveu:Olá a todos!
Recebi o meu contrato após 2 dias de ter enviado os documentos solicitados pela FCT (carta orientador e Entidade de acolhimento a confirmar a data de inicio da bolsa - e garantindo a minha exclusidade a partir dessa data). Agora tenho 15 dias úteis (refere o regulamento) para enviar o contrato assinado.
A bolsa tem inicio a 1 fevereiro e lacrei na 2ª semana de Fevereiro.

Mas deparei-me com uma clausula diferente de outros contratos de colegas bolseiros de anos anteriores.
Exponho aqui pois pode existir outro colega na mesma situação:

Na clausula referente à duracção da bolsa é referido renovável até ao máximo de 24 meses.
Embora o meu Plano de Estudos na altura da candidatura de facto referia os 24 meses até ao término do Doutorammento, mas após estes longos meses de espera, muitas evoluções houve na minha investigação. E tanto o orientador como a Faculdade têm interesse em que prolongue a minha investigação até ao período máximo previsto (48 meses). Por causa de uma patente que está em curso.
Alguém sabe se é possivel argumentar a alteração do cronograma do Plano de Estudos submetido na candidura? No artigo 23º do regulamento não refere à duracção da bolsa, apenas especifica pedidos de alteração relativo a Objectivos, Plano de Estudos, Orientadores e Entidade.
Tenho receio que ao assinar o contracto com esta clausula me inviabilize totalmente de eventuais pedidos de prolongamento.

Se alguém souber de caso similares por favor partilhe.

Obrigada.
Maria Fernandes Dias
Olá.
Antigamente a FCT costumava prolongar a bolsa até ao máximo dos 48 meses sem problemas desde que a pessoa o pedisse. Talvez tenham mudado de política. Mas acho que deves expor a situação à FCT, se possível com o parecer favorável do teu orientador a apoiar, quem sabe eles poderão aceitar?
Boa sorte.

Responder