Bolsa + Ciclo de Estudos

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
RitaLH
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: segunda abr 06, 2015 8:49 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Bolsa + Ciclo de Estudos

Mensagem por RitaLH »

Boa noite a todos,

No artigo 22º do Regulamento de Bolsas de Investigação, no nº 3, diz que o bolseiro tem a obrigação de informar a FCT da inscrição em qualquer ciclo de estudos.
Enquanto estava à espera da bolsa, iniciei uma nova Licenciatura, numa outra área, que também me interessa e até certo ponto está interligada com o tema da minha tese mas não directamente. Entretanto soube que me foi concedida a bolsa. Gostaria de continuar a Licenciatura e desenvolver os trabalhos de doutoramento ao mesmo tempo, e a minha orientadora considera que é perfeitamente exequível e está de acordo. Mas, tendo em conta esse artigo 22º, esta inscrição poderá levar a FCT a cancelar a concessão da bolsa ou obrigar-me a desistir do ciclo de estudos?
Alguém já teve experiência com um caso deste género?

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Bolsa + Ciclo de Estudos

Mensagem por spca »

Olá.
Deixando abaixo o artigo, com aquela que me parece a parte mais importante para este caso a "negrito":
ARTIGO 22.º EXCLUSIVIDADE
3. O bolseiro tem a obrigação de informar a entidade financiadora da obtenção de qualquer outra bolsa ou subsídio, proveniente de qualquer instituição portuguesa, estrangeira ou internacional, do exercício de qualquer atividade remunerada, ou da inscrição em qualquer ciclo de estudos, desde que qualquer destes factos não estivesse inicialmente previsto na sua candidatura
Ou seja, a minha interpretação é de que apenas és obrigada a informar a FCT da inscrição em qualquer ciclo de estudos se daí vierem outras bolsas ou subsídios, ex. bolsa dos SAS ou bolsa de mérito para o melhor aluno que se inscreveu. Ou seja, se ganhares algum dinheiro com isso.
Nota, no entanto, que se mantém que estás em dedicação exclusiva e que o teu orientador tem de te dar parecer positivo ao teu trabalho, pelo que se por estares a estudar não te puderes dedicar tanto à bolsa, podes ter chatices em caso de parecer menos favorável do/a orientador/a.

Boa sorte.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Bolsa + Ciclo de Estudos

Mensagem por spca »

De qualquer modo, acho que deves confirmar com a FCT, a interpretação deles é que conta...
Não precisas falar que te inscreveste, podes dizer apenas que estás a pensar nisso.
Boa sorte.

RitaLH
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: segunda abr 06, 2015 8:49 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Bolsa + Ciclo de Estudos

Mensagem por RitaLH »

Obrigada pela resposta!

Pois, eu interpreto como sendo necessário informar. Vou perguntar à FCT como funciona esta questão e logo vejo. Se entretanto, alguém tiver tido alguma experiência do género, agradecia que partilhasse a experiência.

Responder