Recém-doutorados e a não abertura de concurso pos-doc

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Igas
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: sexta set 02, 2016 3:32 pm
University/ Institute: IST

Recém-doutorados e a não abertura de concurso pos-doc

Mensagem por Igas »

Olá,

Telefonei para a FCT para saber qual a data provável para a abertura de algum concurso para bolsas ou contratos para pós-docs e o que me disseram, apesar de já ter lido algo do género aqui no fórum, deixou-me perplexo! Segundo quem me atendeu "não haverá qualquer tipo de concurso este ano". :shock:
Quando o questionei sobre o porquê não me soube responder e só voltou a dizer que "não era de todo expectável qualquer abertura de concurso"!
Perguntei-lhe se isso se devia ao novo decreto-lei aprovado, ao que me respondeu "provavelmente".
Disse-lhe então que esse decreto-lei estava limitado a um número reduzido de candidatos. E que no meu caso, recém-doutorado, não estava incluído.
Perguntei-lhe então o que acontece aos recém-doutorados sem qualquer hipótese de concorrer a qualquer financiamento. Ao qual voltou a ser vago e a dizer que não era de todo expectável a abertura de qualquer concurso".

Acho esta situação caricata (para não dizer triste)!
Não termos nem sequer a hipótese de concorrer a algum financiamento. Não estou a exigir bolsas para todos, apenas a oportunidade de concorrer, de lutar por financiamento próprio. Termos uma esperança! Mas agora até isso nos foi retirado!!! É triste e mais triste ainda é constatar que as coisas ainda tendem a piorar ainda mais!
Não saber com o que posso contar deixa-me mesmo muito stressado e angustiado!

Não sei o que pretendem que os recém-doutorados com menos de 3 anos façam. Ou melhor, até sei: emigrar!
É a única solução que nos resta!

sergiodiassilva
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 64
Registado: quinta nov 21, 2013 12:13 pm
University/ Institute: Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto

Re: Recém-doutorados e a não abertura de concurso pos-doc

Mensagem por sergiodiassilva »

Olá,

Posso ter percebido mal o DL, mas penso que não exclui os recém-doutorados, apenas torna obrigatória a contratação de doutorados a exercer funções há mais de 3 anos. De resto, o Nível remuneratório 1 previsto no DL é precisamente destinado a recém-doutorados sem experiência pós-doutoral.

Isto não elimina o problema de as instituições não terem capacidade financeira para contratar ninguém...

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 203
Registado: quinta dez 13, 2007 11:47 am
University/ Institute: Universidade de Algures

Re: Recém-doutorados e a não abertura de concurso pos-doc

Mensagem por Echuu »

Pois, ainda hoje de manhã ouvi uma espécie de "faz-te à vida e vai para fora". As soluções disponíveis para alguém na tua situação (que é também um pouco a minha, recém doutorado) passam todas pela "mobilidade", por ir para o estrangeiro. O que, em termos de financiamento estratégico, faz "imenso" sentido, formar mão de obra qualificada para que outros tirem proveito disso.

A alternativa nacional irá demorar. Supostamente os próximos projectos, cujo concurso deverá abrir algures entre Março e Maio deste ano segundo os rumores que circulam, serão reforçados para permitir contratação de postdocs, mas mesmo os projectos que sejam aprovados começarão lá para meados de 2018 ou 2019, por isso...

É esperar que os projectos a correr abram posições e que estas não estejam já atribuídas a alguém...

roiubu
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 23
Registado: quinta out 04, 2012 11:22 pm
University/ Institute: HSH

Re: Recém-doutorados e a não abertura de concurso pos-doc

Mensagem por roiubu »

O DL prevê a contratação de recém doutorados mas por enquanto não foram abertos concursos nem se prevê a sua abertura (?). O que se está a discutir e a tentar por em prática é norma transitória que só contempla pessoas com bolsa de pos-doc há mais de 3 anos.

O que este ministério está fazer é de uma irresponsabilidade e falta de respeito pelos investigadores sem precedentes. Acabar com as bolsas de posdoc e contratos de contratação de investigadores sem ser capaz (ou sem querer) de pôr em prática os novos mecanismos só pode relevar duas coisas: pura incompetência ou um corte "sem precedentes" na contratação de doutores.

Igas
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: sexta set 02, 2016 3:32 pm
University/ Institute: IST

Re: Recém-doutorados e a não abertura de concurso pos-doc

Mensagem por Igas »

roiubu Escreveu:O DL prevê a contratação de recém doutorados mas por enquanto não foram abertos concursos nem se prevê a sua abertura (?). O que se está a discutir e a tentar por em prática é norma transitória que só contempla pessoas com bolsa de pos-doc há mais de 3 anos.

O que este ministério está fazer é de uma irresponsabilidade e falta de respeito pelos investigadores sem precedentes. Acabar com as bolsas de posdoc e contratos de contratação de investigadores sem ser capaz (ou sem querer) de pôr em prática os novos mecanismos só pode relevar duas coisas: pura incompetência ou um corte "sem precedentes" na contratação de doutores.

roiubu, nem mais! Exactamente a minha opinião.
Se a mudança (que é precisa!) ainda não estava pronta e bem delineada, continuava-se como estava até estar tudo em ordem. Acho que acabar com tudo, sem qualquer aviso prévio, e não nos darem qualquer alternativa ou mesmo perspectiva de, é de bradar aos céus!
Acho que devemos mostrar o nosso descontentamento. Alinham numa manifestação?

E quanto à contratação por parte das instituições, é pura ilusão.
Só vão fazer isso se a FCT financiar... e quando esse financiamento acabar, já se sabe o que vai acontecer!
Infelizmente as instituições habituaram-se a ter mão-de-obra dada ou mesmo gratuita. Mas neste último caso a culpa é das pessoas que continuam a fazer investigação e até a dar aulas sem qualquer tipo de remuneração (mas sempre com a esperança de que caso abra algum concurso essa vaga seja para eles).
Por isso é que na minha opinião esses possíveis novos concursos a nível institucional poderão ser uma 'pescadinha com o rabo na boca'. Infelizmente há um círculo vicioso que é difícil quebrar.

Sofia.Ribeiro
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 33
Registado: sexta jan 08, 2010 6:04 pm
University/ Institute: portugal

Re: Recém-doutorados e a não abertura de concurso pos-doc

Mensagem por Sofia.Ribeiro »

Mais uma notícia sobre a precariedade:

http://rr.sapo.pt/noticia/76181/ciencia ... source=rss

Pelo menos estamos a conseguir chamar a atenção da comunicação social, talvez a melhor ideia seja mesmo continuarmos com a pressão e aumentar as nossas acções.

Responder