Audiência Prévia/Recurso

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
PCalhaz
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quinta fev 02, 2017 2:59 pm
University/ Institute: Instituto Superior de Agronomia

Audiência Prévia/Recurso

Mensagem por PCalhaz »

Boa Tarde,

Estou com várias dúvidas em relação ao concurso de 2016 do qual saíram os resultados dia 31 de Janeiro, e não estou a conseguir obter resposta por parte da FCT, será que me poderiam ajudar?

Caso pretenda formular observações para audiência prévia relativamente à minha candidatura e no caso da decisão final for negativa e eu submeter um recurso, poderei concorrer no próximo concurso, já em Março de 2017, ou corro o risco da minha candidatura não ser aceite visto ainda ter um processo de audiência prévia/recurso a decorrer?

Obrigado pela ajuda! :)

JayF
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 28
Registado: quinta out 06, 2016 1:30 pm
University/ Institute: UAv

Re: Audiência Prévia/Recurso

Mensagem por JayF »

Também tenho a mesma dúvida. Se alguém puder esclarecer seria excelente!

JayF
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 28
Registado: quinta out 06, 2016 1:30 pm
University/ Institute: UAv

Re: Audiência Prévia/Recurso

Mensagem por JayF »

Apenas uma atualização, as questões que colocaste foram respondidas aqui em concursos anteriores:

http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=6077

Contudo, não sei se o mesmo regulamento ainda se aplica.

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Audiência Prévia/Recurso

Mensagem por el_Bosco »

Tanto quanto sei, nunca houve um esclarecimento cabal por parte da FCT sobre este assunto, já que como foi referido, esta dúvida surge em todos os concursos. Houve anos em que tenho ideia de haver rumores em que candidatos com recursos pendentes não puderam candidatar-se à fase seguinte, mas não tenho a certeza disso.

Por via das dúvidas, há também que ter em consideração se vale a pena apresentar queixa em sede de audiência prévia ou recurso.

A audiencia prévia tem como objectivo resolver questões de origem processual (documentos não foram considerados, cálculos errados, etc) e tenho quase a certeza que se faz apenas administrativamente e sem haver lugar a nova reuniao de painel.

O recurso envolve já razões de ordem cientifica e obriga à constituição de um novo painel (mais reduzido) que reavalia os processos. Enquanto que a audiência prévia é obrigatória, a fase de recurso não é. A FCT pode simplesmente não a realizar (o que tendo em conta a proximidade dos dois concursos acho que é forte possibilidade). E mesmo que a faça, não há qualquer garantia que vá conceder mais bolsas através deste mecanismo.

Dito isto, eu só aconselharia a perderem tempo nisso se tiverem detectado um caso grave e gritante de erros na vossa avaliação e se estiverem muito próximo da linha de corte. Caso contrário, concentrem-se no novo concurso.

PCalhaz
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quinta fev 02, 2017 2:59 pm
University/ Institute: Instituto Superior de Agronomia

Re: Audiência Prévia/Recurso

Mensagem por PCalhaz »

Obrigado, pela ajuda!

JayF
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 28
Registado: quinta out 06, 2016 1:30 pm
University/ Institute: UAv

Re: Audiência Prévia/Recurso

Mensagem por JayF »

Tenho só uma outra questão: os resultados da audiência prévia/recurso, costumam sair antes do início do concurso seguinte?

Obrigado.

maluca
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 31
Registado: quarta nov 17, 2010 4:53 pm
University/ Institute: universidade do minho

Re: Audiência Prévia/Recurso

Mensagem por maluca »

Alguém esta a conseguir aceder à pagina dos resultados?

Queria colocar o meu comentário em audiência previa e não consigo. Clico no link dos resultados 2016 e abre a pagina a internet não esta disponível. Já desliguei e abri novamente e dá sempre o mesmo erro?

obrigada

JayF
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 28
Registado: quinta out 06, 2016 1:30 pm
University/ Institute: UAv

Re: Audiência Prévia/Recurso

Mensagem por JayF »

Existe alguma previsão para a saída dos resultados da AP? Obrigado. :roll:

slipkz
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: quarta fev 08, 2017 12:41 am
University/ Institute: IST

Re: Audiência Prévia/Recurso

Mensagem por slipkz »

Enviei um email a perguntar isso mesmo e se resolviam os casos pontualmente ou se publicariam os resultados para toda a gente ao mesmo tempo
bolsas@fct.pt Escreveu:informamos que após o termo do prazo de apresentação de comentários em sede de Audiência Prévia, serão estes comentários enviados novamente ao painel de avaliação para apreciação.
Este é um processo que não será muito rápido mas não podemos, neste momento, dar uma previsão para a divulgação destas decisões.
As decisões serão comunicadas ao mesmo tempo para todos os candidatos que tenham apresentado AP.

JayF
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 28
Registado: quinta out 06, 2016 1:30 pm
University/ Institute: UAv

Re: Audiência Prévia/Recurso

Mensagem por JayF »

slipkz Escreveu:Enviei um email a perguntar isso mesmo e se resolviam os casos pontualmente ou se publicariam os resultados para toda a gente ao mesmo tempo
bolsas@fct.pt Escreveu:informamos que após o termo do prazo de apresentação de comentários em sede de Audiência Prévia, serão estes comentários enviados novamente ao painel de avaliação para apreciação.
Este é um processo que não será muito rápido mas não podemos, neste momento, dar uma previsão para a divulgação destas decisões.
As decisões serão comunicadas ao mesmo tempo para todos os candidatos que tenham apresentado AP.

Obrigado. :? :wink:

JoanaF
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 18
Registado: sexta jan 14, 2011 6:03 pm

Re: Audiência Prévia/Recurso

Mensagem por JoanaF »

Olá,

A quem já tem experiência (infelizmente) nisso, sabem dizer-me se há limite de palavras para os comentários que podemos submeter em AP e/ou recurso?

Obrigada.

rittza
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: segunda abr 06, 2015 3:05 pm
University/ Institute: UCP

Re: Audiência Prévia/Recurso

Mensagem por rittza »

Olá

Nos últimos concursos tive sempre conhecimento de casos de pessoas que tinham tido bolsa 'duplicada', ou seja tiveram bolsa depois de meterem recurso do ano anterior e também tiveram bolsado concurso do ano corrente. Por isso calculo que apresentares recurso sobre os resultados de 2016 não invalida a tua candidatura em 2017. Espero que ajude, boa sorte!


PCalhaz Escreveu:Boa Tarde,

Estou com várias dúvidas em relação ao concurso de 2016 do qual saíram os resultados dia 31 de Janeiro, e não estou a conseguir obter resposta por parte da FCT, será que me poderiam ajudar?

Caso pretenda formular observações para audiência prévia relativamente à minha candidatura e no caso da decisão final for negativa e eu submeter um recurso, poderei concorrer no próximo concurso, já em Março de 2017, ou corro o risco da minha candidatura não ser aceite visto ainda ter um processo de audiência prévia/recurso a decorrer?

Obrigado pela ajuda! :)

trusted_scientist
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: terça fev 14, 2017 1:47 am
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Re: Audiência Prévia/Recurso!!!

Mensagem por trusted_scientist »

Boa noite,

Preenchi o formulário da audiência prévia e quando fiz click em "Gravar" a página simplesmente carregou de novo e o campo do formulário desapareceu!! Já passava da meia-noite, pelo que receio que a plataforma tenha fechado e o meu pedido não tenha sido registado (não apareceu sequer a opção para "Lacrar", nem recebi qualquer e-mail de confirmação). Por outro lado, a plataforma dizia claramente que o pedido poderia ser submetido até às 23h59m do dia 14 (que coincide com os tais 10 dias úteis, não considerando o dia 31 de Janeiro porque foi quando sairam os resultados)!!!!!! AJUDA POR FAVOR!!!!!!

:( :( :( :( :? :shock:

Mestevesreis
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: terça fev 14, 2017 8:52 am
University/ Institute: Chaia

Re: Audiência Prévia/Recurso!!!

Mensagem por Mestevesreis »

trusted_scientist Escreveu:Boa noite,

Preenchi o formulário da audiência prévia e quando fiz click em "Gravar" a página simplesmente carregou de novo e o campo do formulário desapareceu!! Já passava da meia-noite, pelo que receio que a plataforma tenha fechado e o meu pedido não tenha sido registado (não apareceu sequer a opção para "Lacrar", nem recebi qualquer e-mail de confirmação). Por outro lado, a plataforma dizia claramente que o pedido poderia ser submetido até às 23h59m do dia 14 (que coincide com os tais 10 dias úteis, não considerando o dia 31 de Janeiro porque foi quando sairam os resultados)!!!!!! AJUDA POR FAVOR!!!!!!

:( :( :( :( :? :shock:
Comigo passa-se precisamente o mesmo. Só posso depreender que o site tem uma programação defeituosa e que bloqueou a submissão de comentários no dia e hora errados. Enviei para o mail da fct um printscreen do problema juntamente com o recurso em formato pdf, indicando que irei tentar até ao final do prazo previsto submeter pela via normal. Maa caso não consiga que consideraria o email como processo finalizado.

JayF
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 28
Registado: quinta out 06, 2016 1:30 pm
University/ Institute: UAv

Re: Audiência Prévia/Recurso

Mensagem por JayF »

:smt006 Só uma pequena atualização em relação à audiência prévia. Contactei a FCT e não há qualquer previsão para a saída dos resultados. :roll:

inesatalmeida
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Mensagens: 244
Registado: sexta abr 10, 2015 2:37 pm
University/ Institute: Coimbra / CNC.IBILI

Re: Audiência Prévia/Recurso

Mensagem por inesatalmeida »

Caro Colega,

Como os resultados das Audiências Prévias e Recursos são sempre incertos, aconselho-o a submeter a candidatura no novo concurso.

Depreendo que, visto que não apresentam um prazo de divulgação destes resultados, não possam obrigar o candidato a estar passivamente à espera dos resultados, visto que a data de saída desses resultados de audiência prévia/recurso não estão dependentes da acção do candidato mas sim da acção da FCT/painel de avaliação. Nesse sentido, não me parece que tenham o direito de exigir que não se candidate no novo concurso.

Cumprimentos e votos de sucesso.

Responder