Dúvida Bolsa de Doutoramento.

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Robespierre
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: sábado mar 26, 2016 1:10 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Dúvida Bolsa de Doutoramento.

Mensagem por Robespierre »

Boa Tarde,

Gostaria que me aconselhassem para uma dúvida que tenho.

Sou aluno do primeiro ano de Doutoramento e ganhei, muito recentemente, uma Bolsa de Doutoramento pela Universidade de Lisboa. A bolsa, porém, é de apenas três anos e não paga as propinas. Como sou aluno deslocado, vai acabar por fazer alguma diferença.
A minha dúvida/questão é: volto a candidatar-me à Bolsa FCT este ano(já me tinha candidatado à última sem êxito) ou espero pelo fim da Bolsa da Universidade de Lisboa e candidato-me à Bolsa FCT para o último ano de Doutoramento(posso fazer isso?)?

Depois ainda tenho o problema "moral" e "ético" porque, se me candidatar e ganhar a Bolsa FCT, neste espaço de tempo vou começar a receber a Bolsa da UL. A uma possível desistência estou, de certo modo, a "trair" a Instituição da qual sou aluno e apostou em mim.
Tenho, por outro lado, a questão monetária e temporal(afinal a Bolsa FCT preenche o tempo previsto para eu concluir o Doutoramento).

Qual é a vossa opinião?

Obrigado

Aristimuño
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: sexta jan 16, 2015 10:32 pm
University/ Institute: FBAUL

Re: Dúvida Bolsa de Doutoramento.

Mensagem por Aristimuño »

Primeiramente, parabéns pela atribuição da bolsa.

Minha opinião é: mais vale um pássaro na mão...

Pode concorrer na FCT; mas veja lá se não há uma restrição ao fato de você já ter uma bolsa atribuída. Para a bolsa da ULisboa há uma minuta assinada com a declaração de não usufruto de outra bolsa. O objetivo das bolsas da ULisboa é justamente complementar as da FCT, que foram cortadas.

Tem que colocar na balança também o tempo que o processo de seleção da FCT levará. No momento que você tiver o resultado da FCT terá que cancelar a outra bolsa, podendo ficar vários meses aguardando a nova atribuição.

Quanto às propinas, você pode ter uma devolução no IRS de até 800 Euros. Eu incluí na minha declaração as propinas, gastos com livros e congressos.

Cvdr888
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: segunda jan 09, 2017 9:01 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Dúvida Bolsa de Doutoramento.

Mensagem por Cvdr888 »

Olá colega

Estou exatamente na mesma situação.

Conseguiste alguma forma de financiamento para pagamento da propina? Como solucionaste o problema?

inesatalmeida
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Mensagens: 244
Registado: sexta abr 10, 2015 2:37 pm
University/ Institute: Coimbra / CNC.IBILI

Re: Dúvida Bolsa de Doutoramento.

Mensagem por inesatalmeida »

Boa tarde,

O post inicial já é de 2016, mas visto que, recentemente, mais um colega colocou esta questão, deixo aqui uma possível resposta por parte dos membros da direcção da ABIC.

Pensamos que é aconselhável que se candidate. De facto, as bolsas da Universidade de Lisboa têm este problema inerente: ou são Bolsas de Doutoramento (BD), e financiam apenas o doutoramento, ou são Bolsas de Apoio ao Doutoramento (BAD), e financiam apenas as propinas, com a agravante de exigirem na mesma a exclusividade para os dois tipos de bolsa.

Deste modo, o doutorando só tem a ganhar candidatando-se ao actual concurso da FCT:
a) se concorrer e não ganhar a bolsa, ao menos tentou, mas não perde nada (a não ser tempo) pois poderá continuar com a BD da UL;
b) se concorrer e ganhar a bolsa, terá que prescindir da BD da UL, mas ficará com uma BD que se estende até 4 anos e que cobre o custo das propinas, bem como subsídios de viagens e formações complementares (ver anexo do Regulamento de Bolsas FCT). Nesta situação, poderá dar-se o caso da UL exigir o dinheiro entretanto pago. No entanto, se ganhar a BD da FCT, penso que poderá colocar o pagamento a retroactivos a partir de uma certa data, e assegurar o pagamento desses meses de início, de forma a poder devolver o dinheiro à UL.

Pelo nosso conhecimento, não há nada no Regulamento da FCT nem da UL (mas confirme neste por favor) que impeça o doutorando de concorrer a outro tipo de financiamento, e deve ser considerado normal que uma das partes decida resolver o contrato, desde que justificando devidamente este pedido de resolução.

Não tenha preocupações relativamente a um eventual dano à UL, pois não será o caso. De facto, para além da possibilidade da UL se defender com o pedido de devolução do dinheiro (mas que o bolseiro poderá salvaguardar com o facto de pedir início de BD da FCT para mais cedo, cobrindo esses meses que já foram pagos pela UL e que serão então devolvidos a esta), é provável que esta até agradeça pois, caso o bolseiro ganhe a BD da FCT, a UL pode libertar verbas para novos doutorandos e, mais, com um doutorando da FCT tem mais facilmente assegurada a continuidade do doutorando no ciclo de estudos e assim o respectivo pagamento de propinas (visto que estão cobertas pela BD da FCT e serão uma menor fonte de preocupação para o doutorando).

Por isso, se ainda for a tempo, aconselhamos a concorrer!

Cumprimentos.

Cvdr888
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: segunda jan 09, 2017 9:01 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Dúvida Bolsa de Doutoramento.

Mensagem por Cvdr888 »

Muito obrigada ABIC

Esse era realmente o meu backup plan e já iniciei a candidatura.

Continuação de bom trabalho.

inesatalmeida
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Mensagens: 244
Registado: sexta abr 10, 2015 2:37 pm
University/ Institute: Coimbra / CNC.IBILI

Re: Dúvida Bolsa de Doutoramento.

Mensagem por inesatalmeida »

Desejamos sucesso na candidatura e boa sorte!

NRK7
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 56
Registado: quarta jan 13, 2016 6:50 pm
University/ Institute: Portugal

Re: Dúvida Bolsa de Doutoramento.

Mensagem por NRK7 »

Boa noite.
É possível interromper/ pausar/ congelar/ suspender uma Bolsa de Doutoramento (e respetivo Doutoramento)? Vamos supor que inicio o Doutoramento a tempo integral em setembro de 2017 e que em setembro de 2018 quero interromper "os estudos" (como muitos fazem nos cursos de Licenciatura e/ou de Mestrado). É possível fazê-lo? Eu sei que durante um ano lectivo teremos de pagar as propinas à Universidade, mas relativamente à Bolsa de Doutoramento? Se eu quiser retomar os estudos de Doutoramento em setembro de 2019, será possível retomar à normalidade (isto é, continuar a usufruir dos restantes 2 ou 3 anos de BD)? Suponho também que, anualmente, desde que, com um parecer favorável dos orientadores, a bolsa de doutoramento é renovada automaticamente.

inesatalmeida
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Mensagens: 244
Registado: sexta abr 10, 2015 2:37 pm
University/ Institute: Coimbra / CNC.IBILI

Re: Dúvida Bolsa de Doutoramento.

Mensagem por inesatalmeida »

Caro NRK7,

Penso que, a nível de instituições académicas (pelo menos penso que assim é na Universidade de Coimbra), é possível pedir suspensão de propinas e congelamento de matrícula.
Tens, no entanto, que te informar junto da FCT como é feito o congelamento do envio dos subsídio mensal, ou mesmo se é possível.

Cumprimentos.
A ABIC é uma associação sem fins lucrativos que visa melhorar o estatuto e as condições de trabalho dos profissionais de investigação científica que são bolseiros. O trabalho da ABIC é desenvolvido por voluntários, precisando da ajuda de todos. Junta-te a nós! Faz-te sócio da ABIC!

Imagem

AlunoUMa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 10
Registado: sábado fev 18, 2017 4:20 pm
University/ Institute: Universidade da Madeira

Re: Dúvida Bolsa de Doutoramento.

Mensagem por AlunoUMa »

Boa tarde Robespierre,

Como conseguiste ficar com uma bolsa de doutoramento da ULisboa do concurso de 2016 será que podias indicar em que dia saíram os resultados? Assim ficávamos com uma ideia de quando tempo demorou...

Cumprimentos!
Robespierre Escreveu:Boa Tarde,

Gostaria que me aconselhassem para uma dúvida que tenho.

Sou aluno do primeiro ano de Doutoramento e ganhei, muito recentemente, uma Bolsa de Doutoramento pela Universidade de Lisboa. A bolsa, porém, é de apenas três anos e não paga as propinas. Como sou aluno deslocado, vai acabar por fazer alguma diferença.
A minha dúvida/questão é: volto a candidatar-me à Bolsa FCT este ano(já me tinha candidatado à última sem êxito) ou espero pelo fim da Bolsa da Universidade de Lisboa e candidato-me à Bolsa FCT para o último ano de Doutoramento(posso fazer isso?)?

Depois ainda tenho o problema "moral" e "ético" porque, se me candidatar e ganhar a Bolsa FCT, neste espaço de tempo vou começar a receber a Bolsa da UL. A uma possível desistência estou, de certo modo, a "trair" a Instituição da qual sou aluno e apostou em mim.
Tenho, por outro lado, a questão monetária e temporal(afinal a Bolsa FCT preenche o tempo previsto para eu concluir o Doutoramento).

Qual é a vossa opinião?

Obrigado

Responder