Pagamento de propinas no estrangeiro - Bolsa mista

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 283
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Pagamento de propinas no estrangeiro - Bolsa mista

Mensagem por sandra.r.santos »

Olá a todos, já pesquisei aqui no fórum mas as respostas que encontrei são de 2013 e como os regulamentos poderão ter mudado achei melhor colocar aqui:

Então, a minha questão é a seguinte: no caso de bolsa mista, a FCT paga as propinas na Instituição de acolhimento estrangeira (neste caso do Reino Unido), mesmo que esta não confira o grau e seja apenas instituição de acolhimento (a que confere o grau é Portuguesa)?

Em abril vou para Inglaterra iniciar 6 meses de estadia no estrangeiro. Para ser aceite e ter um enquadramento na Universidade de lá tive que me candidatar e fui aceite num "visiting Student Program" que implica o pagamento de propinas (cujo valor é muito alto...). Já estive a ler o regulamento e falam de pagamento de propinas no estrangeiro mas não especificam se apenas se a instituição conferir o grau ou se for apenas Instituição de acolhimento...

Alguém sabe como a FCT procede nestes casos? Obrigada e um dia feliz! :)

Sandra

dnuk
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: terça abr 24, 2012 10:49 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Pagamento de propinas no estrangeiro - Bolsa mista

Mensagem por dnuk »

Eu também tenho bolsa mista com o grau a ser adquirido na universidade portuguesa, e tenho o mesmo problema. Numa das instituições estrangeiras, também exigem que me inscreva como estudante-visitante com pagamento de propinas. No entanto, essa instituição isenta-me de propinas caso eu vá fazer o semestre no âmbito de um protocolo de intercâmbio entre universidades. Neste momento, estou à espera que o protocolo seja concluído (tive de pedir às orientadoras, para pedirem nas respectivas universidades...muita burocracia) e espero que fique enquadrada... Eu coloquei esta questão na sede, e a FCT só paga propinas às instituições que conferem o grau. O funcionário até disse, meio a gozar, para pedir à instituição portuguesa que enviasse parte da propina para a estrangeira ... :x Tenta saber se na tua instituição estrangeira também existe essa solução do protocolo para te isentarem de propinas...

notsoedgy
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 40
Registado: quarta jul 25, 2018 11:19 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Pagamento de propinas no estrangeiro - Bolsa mista

Mensagem por notsoedgy »

sandra.r.santos Escreveu:Olá a todos, já pesquisei aqui no fórum mas as respostas que encontrei são de 2013 e como os regulamentos poderão ter mudado achei melhor colocar aqui:

Então, a minha questão é a seguinte: no caso de bolsa mista, a FCT paga as propinas na Instituição de acolhimento estrangeira (neste caso do Reino Unido), mesmo que esta não confira o grau e seja apenas instituição de acolhimento (a que confere o grau é Portuguesa)?

Em abril vou para Inglaterra iniciar 6 meses de estadia no estrangeiro. Para ser aceite e ter um enquadramento na Universidade de lá tive que me candidatar e fui aceite num "visiting Student Program" que implica o pagamento de propinas (cujo valor é muito alto...). Já estive a ler o regulamento e falam de pagamento de propinas no estrangeiro mas não especificam se apenas se a instituição conferir o grau ou se for apenas Instituição de acolhimento...

Alguém sabe como a FCT procede nestes casos? Obrigada e um dia feliz! :)

Sandra

Eu também preciso de saber isto...

Ana_Augusto
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 25
Registado: terça jul 18, 2017 12:00 pm
University/ Institute: MARe

Re: Pagamento de propinas no estrangeiro - Bolsa mista

Mensagem por Ana_Augusto »

Olá a todos,
talvez possa ajudar.
A FCT apenas paga propinas às instituições que conferem o grau, independentemente se a instituição é em portugal ou no estrangeiro (havendo sempre um limite máximo). Se a instituição que confere o grau é portuguesa a FCT irá pagar diretamente a propina e já não ajuda com nada para outras instituições. Não à muitos anos a FCT ainda dava dinheiro extra (bench fees) para estes casos mas agora já não dá nada.
No meu caso, a instituição que confere o grau é estrangeira (UK) e tinha de pagar bench fees, mas como a FCT não ajudava com os valores tive de pedir insenção alegando que a maioria do tempo iria estar em portugal e que todos os reagentes/materiais necessários à investigação na universidade seriam pagos pelo projeto onde estou inserida.

Não são boas noticias mas , mas infelizmente as regras do "jogo" são estas.
Tentem arranjar maneira de diminuir esses custos extra, pesquisem nas universidades se há algumas ajudas para o pagamento, sei que algumas prevêem ajudas mas não sei se inclui alunos de fora.

Espero ter ajudado,
Ana

notsoedgy
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 40
Registado: quarta jul 25, 2018 11:19 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Pagamento de propinas no estrangeiro - Bolsa mista

Mensagem por notsoedgy »

Ana_Augusto Escreveu:Olá a todos,
talvez possa ajudar.
A FCT apenas paga propinas às instituições que conferem o grau, independentemente se a instituição é em portugal ou no estrangeiro (havendo sempre um limite máximo). Se a instituição que confere o grau é portuguesa a FCT irá pagar diretamente a propina e já não ajuda com nada para outras instituições. Não à muitos anos a FCT ainda dava dinheiro extra (bench fees) para estes casos mas agora já não dá nada.
No meu caso, a instituição que confere o grau é estrangeira (UK) e tinha de pagar bench fees, mas como a FCT não ajudava com os valores tive de pedir insenção alegando que a maioria do tempo iria estar em portugal e que todos os reagentes/materiais necessários à investigação na universidade seriam pagos pelo projeto onde estou inserida.

Não são boas noticias mas , mas infelizmente as regras do "jogo" são estas.
Tentem arranjar maneira de diminuir esses custos extra, pesquisem nas universidades se há algumas ajudas para o pagamento, sei que algumas prevêem ajudas mas não sei se inclui alunos de fora.

Espero ter ajudado,
Ana
Olá Ana!

Obrigada pela resposta. Já percebi :) Contactei a universidade estrangeira para saber como poderei fazer. A propina em si que teria de pagar não é alta, mas vai ser uma confusão por causa dos documentos. Primeiro tenho de fazer application para obter um documento a comprovar a aprovação como instituição de acolhimento, e não sei bem como vai ser.

Responder