Prolongamento do doutoramento para alem da bolsa

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
sofy
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: sexta ago 17, 2012 5:32 pm
University/ Institute: reino unido

Prolongamento do doutoramento para alem da bolsa

Mensagem por sofy »

Olá!

Estou a fazer o meu doutoramento em Londres e tenho uma bolsa da FCT, que termina em Dezembro. Deveria ter entregue a minha tese em Setembro, mas devido a mudanças de orientador durante o doutoramento e ao facto de ser disléxica a escrita da tese atrasou-se e os meus orientadores aconselharam-me a pedir uma extensão. E foi o que fiz, pedi uma extensão do prazo de entrega de tese de 12 meses, ou seja, setembro de 2016.

Já escrevi uma primeira versão da tese que tive de entregar na minha universidade para a aprovação da extensão de prazo e para não ter um desconto nas propinas.

Preocupa-me um pouco a FCT. Não sei se me podia causar problemas o facto de entregar a tese 9 meses depois do fim da bolsa, se me pedem o dinheiro de volta. Li o regulamento e não encontrei nenhuma referencia especifica, apenas encontro que no caso dos objetivos não serem atingidos podem pedir o dinheiro de volta.

Pesquisei aqui no forum e parece-me que alguém mencionou que a FCT pode dar algum tempo de tolerância, mas não sei se isto é verdade.

Já alguém passou por uma situação semelhante?

Agradecia que alguém partilhasse a sua opinião ou o conhecimento de causa sobre o assunto.

Muito obrigada

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Prolongamento do doutoramento para alem da bolsa

Mensagem por spca »

Olá, Sofy.
À partida, não deves ter problemas com a FCT por causa desse prolongamento no PhD (além de que a FCT não te dará mais tempo de bolsa ou propinas para além de 4 anos - se porventura o teu PhD era de menos tempo e o prolongamento ainda estiver dentro dos 4 anos podes pedir prolongamento da bolsa).
Nota apenas que deve ser entregue um relatório no final das bolsas, que no caso dos PhD pode ser substituído pela tese. Se não houver prolongamento da tua bolsa, convém que envies esse relatório, que pode ser o que escreveste provisoriamente da tua tese com o título de relatório. E depois, quando tiveres entregue a versão definitiva e defendido a tese, envias então a versão definitiva da tese.

Boa sorte e continuação de um bom trabalho.

Responder