OBRIGATORIEDADE DE ARTIGO EM REVISTA ESTRANGEIRA ?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Rotiv
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 141
Registado: quarta mar 30, 2011 10:26 pm
University/ Institute: Paris

OBRIGATORIEDADE DE ARTIGO EM REVISTA ESTRANGEIRA ?

Mensagem por Rotiv »

Olá !
Peço o favor de me informarem se para concorrer a uma bolsa de pós-doutoramento é obrigatório ter publicado pelo menos um artigo numa revista científica, e se esse artigo tem que ter sido publicado, em cada ano, numa revista estrangeira.
No ano passado publiquei, mas este ano (que está quase a acabar), publiquei mas não numa revista estrangeira. Isso significa que não poderei candidatar-me à bolsa de pós-doutoramento ?

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 347
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Re: OBRIGATORIEDADE DE ARTIGO EM REVISTA ESTRANGEIRA ?

Mensagem por DC »

Foi (em 2015 foi assim, para o ano pode não ser) obrigatório um artigo com DOI, no entanto não era espeficado se era de revista ou não, por cada 3 anos.

Rotiv
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 141
Registado: quarta mar 30, 2011 10:26 pm
University/ Institute: Paris

Re: OBRIGATORIEDADE DE ARTIGO EM REVISTA ESTRANGEIRA ?

Mensagem por Rotiv »

1) -Mas é obrigatório ser numa revista estrangeira, ou pode ser também numa portuguesa ?
2) - É um artigo por cada 3 anos, ou por cada ano ?
3) - E se for um por cada ano, que ano é que se conta ? o ano civil, ou ano lectivo ?

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: OBRIGATORIEDADE DE ARTIGO EM REVISTA ESTRANGEIRA ?

Mensagem por spca »

Caro Rotiv,
Você é que conhece a sua área e sabe o que "é normal" as pessoas fazerem. Se estiver numa área em que as pessoas publicam muito em revistas portuguesas, provavelmente isso será contabilizado. Na minha área (química) creio que quase nem existem revistas verdadeiramente científicas em língua portuguesa (há o boletim da Soc Portuguesa de Química mas será quanto muito pedagógica...).
O que é indicado no regulamento do concurso de 2015 é:
Fonte: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... 5.phtml.pt - secção "Destinatários e Elegibilidade"
Para concorrer a uma bolsa de Pós-Doutoramento é necessário também: (...)
  • Ser autor de, pelo menos, um trabalho original com arbitragem por pares, já publicado ou aceite para publicação à data da candidatura, ou possuir um indicador de realização equivalente;
  • Ter pelo menos um indicador de produtividade científica por cada três anos após o grau de doutor;
Portanto tem de ter um trabalho publicado ou o equivalente na sua área e um por cada três anos depois de concluído o doutoramento (que se calhar podem ter sido produzidos durante o doutoramento, não tenho a certeza disto mas é o que eu entenderia do texto).
Na minha área o critério de ser considerado artigo científico creio ser o DOI - e a revista estar indexada pelo ISI - http://www.webofknowledge.com. Mas se na sua área as publicações não têm DOI talvez possa ser diferente.
E isto são indicadores mínimos, apenas para poder concorrer... A menos que de repente haja uma grande mudança, provavelmente quem só estiver no mínimo tem poucas hipóteses de ter bolsa.

Boa sorte.

Responder