Terminar BD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
jsilva54
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: quinta mar 19, 2015 11:23 pm
University/ Institute: U. Porto

Terminar BD

Mensagem por jsilva54 »

Olá, a minha BD termina a 31 de Dezembro deste ano. Surgiu-me a seguinte duvida

Se eu defender a tese nos primeiros dias de Dezembro, por exemplo dia 1, ainda recebo esse mês de bolsa? Mas se pelo contrário, defender nos ultimos dias de Novembro, por exemplo dia 30, aí já nao recebo o mês de Dezembro.

O regulamento não é claro nesta questão mas foi o que entendi. Alguem me pode clarificar se estou correcto? A minha questão não é só "receber" o dinheiro, mas sim se nao me pedem para devolver depois de ter recebido.

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 203
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Re: Terminar BD

Mensagem por mikex »

Se defenderes a 1 de Dezembro ja recebes o dinheiro de Dezembro e ficas com ele.
Se defenderes em Novembro ja nao tens direito a bolsa em Dezembro (a nao ser que alegues - com carta do orientador a apoiar - que precisas de mais tempo para fazer correçoes à tese/preparar artigos, mas a FCT pode nao ir na cantiga).
Sendo que a tua bolsa acaba logo em Dezembro, tenta marcar a defesa em Dezembro e nao precisas de te preocupar com mais nada.

jsilva54
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: quinta mar 19, 2015 11:23 pm
University/ Institute: U. Porto

Re: Terminar BD

Mensagem por jsilva54 »

Obrigado pela tua ajuda. Entretanto surgiram-me outras duvidas que o regulamento não esclarece e já pesquisei aqui mas ao que parece as respostas diferem consoante os anos:

1) há apoios para impressao da tese? Há algum subsidios por conclusao do doutoramento?

2) A UP cobra 550euros de taxa por entrega da tese de doutoramento e pedido de defesa. Não sei se isto acontece noutras universidades. Faz sentido fazer um requirimento á FCT a ver se contribuem para este pagamento?

hzoliveira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: quarta ago 26, 2015 1:12 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Terminar BD

Mensagem por hzoliveira »

Olá.

Havia uma verba extra destinada a custos de impressão dada pela FCT há alguns anos, mas penso que entretanto esse apoio deixou de existir.

Quanto à tua última questão, encontrei no fórum uma discussão sobre isso: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=6154

Desculpa não conseguir ajudar mais.

jsilva54
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: quinta mar 19, 2015 11:23 pm
University/ Institute: U. Porto

Re: Terminar BD

Mensagem por jsilva54 »

Ajudaste bastante :) Nao encontro o documento do senado na internet, mas vou a reitoria ver o que dizem. Se ja foi revogado ou nao.


Entretanto encontrei outro tipo de argumento sobre a taxa de defesa da tese, deixo aqui para referencia no caso de alguem se encontrar na mesma situaçao:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... lit=provas
Entretanto consegui uma resposta da FCT relativamente a esta questão. A informação que me prestaram é a de que o valor pago pela FCT a título de propina serve também para pagar esta despesa. O problema é que como a FCT está atrasada nos pagamentos e a Faculdade exige que seja o Bolseiro a pagar. Foi o que tive que fazer!

Responder