Bolsas - Celebração Contrato

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
johnnashfcup
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 18
Registado: terça ago 25, 2015 10:10 am
University/ Institute: ISEG

Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por johnnashfcup »

Foi-me concedida uma bolsa de Pós Doutoramento (FCT).

Estive a ler o "Regulamento Bolsas" e parece-me que apenas fazem menção aos documentos a submeter aquando da candidatura (Artigo 16º) e não para a celebração de contrato:
- certificados de habilitações;
- cv resumido do orientador;
- cópia do documento identificação;
- documento comprovativo de aceitação do candidato por parte da instituição onde decorrerão os trabalhos de investigação ou as atividades de formação, garantindo as condições necessárias ao bom desenvolvimento do trabalho;

No artigo 20º fazem referência ("depois de recebidos todos os documentos necessários") mas não indicam quais.

Devo voltar a submeter estes documentos novamente?

Obrigado.

Cumprimentos

eduardo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 12
Registado: quinta jan 22, 2015 10:03 pm
University/ Institute: Univesidade de Santiago de Compostela

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por eduardo »

Eu tinha pensado submeter os documentos que están na lista, dentro do link "Submissão de documentos para celebração de contrato de bolsa". Há documentos no artigo 16º aos que não se faz referência nessa lista (por exemplo, o cv do orientador). Em princípio são necessários apenas os documentos dessa lista.
Por outro lado, alguém sabe com segurança o prazo para submeter tais documentos? Será que o prazo de 6 meses abrangue todo o processo (submissão dos documentos, análise por parte da FCT, assinatura do contrato, etc.)? Ou há un prazo para a submissão destes primeiros documentos?
Obrigado
Eduardo

Olacnog
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 62
Registado: domingo set 18, 2011 7:27 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por Olacnog »

Eu perguntei directamente na FCT e eles disseram que eram os 6 meses.

johnnashfcup
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 18
Registado: terça ago 25, 2015 10:10 am
University/ Institute: ISEG

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por johnnashfcup »

Boa tarde,

Parece-me que efetivamente existe esse prazo alargado (6 meses) para a submissão de documentos. Mas posso submeter de imediato toda a documentação (estou em condições de o fazer) mas só iniciar a bolsa bem mais à frente? Qual é a data limite para dar início à bolsa? (com que posso preencher o campo "data pretendida para o início da bolsa") Eu estava interessado em começa-la apenas em Março de 2016.

Em relação à documentação, tenho a seguinte dúvida: qual o documento a submeter que seja comprovativo de residência permanente?

Obrigado.

Cumprimentos

aifos
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 18
Registado: terça ago 25, 2015 7:14 pm
University/ Institute: UPP

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por aifos »

Boa tarde,

A bolsa foi-me concedida mas tenho uma dúvida. Pretendo começar a bolsa em setembro de 2016 mas é pedido um "Documento comprovativo de aceitação da instituição que confere o grau de Doutor" a entregar nestes 6 meses. Assim tenho de entregar esse documento antes da inscrição no ano letivo 2016/2017... já aconteceu a alguém? Como resolveram?

Obrigada

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por el_Bosco »

aifos Escreveu:retendo começar a bolsa em setembro de 2016 mas é pedido um "Documento comprovativo de aceitação da instituição que confere o grau de Doutor" a entregar nestes 6 meses. Assim tenho de entregar esse documento antes da inscrição no ano letivo 2016/2017... já aconteceu a alguém? Como resolveram?
Tive esse problema no concurso passado. Os resultados sairam no final de janeiro 2015, quis iniciar a bolsa em Setembro 2015 (ano lectivo 2015/2016) e a faculdade só me aceitava a inscrição em Agosto, fora dos 6 meses que a FCT exigia para a entrega do documento que referiste.

Não foi fácil, aviso já. Não houve forma oficial da faculdade me fornecer esse documento, não obstante todas as voltas que dei com a funcionária da secretaria, simplesmente porque o prazo de candidaturas a Doc e a inscrição efectiva só acontece em Setembro/Agosto e o doutoramento em causa não permite inscrições avulsas fora destes prazos. Cheguei inclusivamente a inquirir a reitoria sobre o assunto.

A situação acabou por se resolver in extremis (a 2 semanas do final do prazo) porque (por sorte) eu tinha já uma matricula em doutoramento no ano lectivo passado mas que congelei quando soube que não tinha tido bolsa. Ou seja, o que fiz não foi efectivamente uma inscrição mas sim um reingresso, evitando assim o demorado processo de inscrição fixados impreterivelmente dentro daquelas datas.

A faculdade acabou por me passar um documento em como declarava que eu tinha sido admitido a reingresso no doutoramento X no ano lectivo 2015/2016 mas que teria na mesma de fazer a inscrição em setembro.

A FCT aceitou o papel (já assinei o contrato) mas exige que quando tiver a inscrição efectivada que envie os papeis para fechar o processo.

Pelo que pude perceber por um colega na mesma situação mas noutra faculdade, isto depende efectivamente da faculdade. No caso dele, bastou pedir uma inscrição fora do prazo (não sei o nome processual concreto), foi aprovada pelo director, e pôde inscrever-se, pese embora ter sido um processo demorado (2-3meses).

Sugiro que vás assim que puderes à secretaria da tua instituição que confere o grau e vejas as hipoteses que tens e que comeces o processo (seja ele qual for) o mais rapidamente possivel.

johnnashfcup
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 18
Registado: terça ago 25, 2015 10:10 am
University/ Institute: ISEG

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por johnnashfcup »

Bom dia,

Tendo em conta que a minha bolsa é de Pós Doc e não tenho essa restrição (aceitação e estar inscrito para Doutoramento), alguém sabe qual é a data limite que posso pedir para o início da bolsa? Ou seja, com que data posso preencher o campo "data pretendida para o início da bolsa"...

Obrigado.

Cumprimentos

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por el_Bosco »

No regulamento do ano passado, havia uma clausula que referia que a bolsa teria de ser iniciada no ano em que eram publicados os resultados. Mas pode ter sido incluida já com a previsão que os resultados sairiam em janeiro de 2015.

Desconheço como será este ano mas não há nada como ler o regulamento e em caso de omissão, telefonar para lá.

hzoliveira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: quarta ago 26, 2015 1:12 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por hzoliveira »

Olá!

Na altura da candidatura para BD, coloquei uma data prevista para início da bolsa diferente da que está prevista para o começo do Programa Doutoral a que estou associado. Há algum problema em colocarmos agora uma data diferente?

Outra questão: há algum impedimento em frequentar outro ciclo de estudos em simultâneo, estando esta frequência aprovada pelo meu orientador?

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por el_Bosco »

hzoliveira Escreveu:Na altura da candidatura para BD, coloquei uma data prevista para início da bolsa diferente da que está prevista para o começo do Programa Doutoral a que estou associado. Há algum problema em colocarmos agora uma data diferente?
Não há problema nenhum. A data que conta é a de agora.
hzoliveira Escreveu:Outra questão: há algum impedimento em frequentar outro ciclo de estudos em simultâneo, estando esta frequência aprovada pelo meu orientador?
Não percebi bem. Ou seja, vais fazer dois docs ao mesmo tempo ou um mestrado em simultaneo com o doc? Na mesma faculdade?

Convém esclareceres essa situação pois pode criar confusão quanto ao pagamento das propinas e até quanto ao tempo de afetação.

hzoliveira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: quarta ago 26, 2015 1:12 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por hzoliveira »

Obrigado pela rápida resposta.

Vou fazer um mestrado na mesma Universidade, mas em faculdades distintas. Ou seja, a instituição de acolhimento do doutoramento para a qual tenho bolsa é diferente da do mestrado.

aifos
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 18
Registado: terça ago 25, 2015 7:14 pm
University/ Institute: UPP

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por aifos »

Obrigada pela ajuda! Vou então tratar disso o mais depressa possível.

el_bosco, desculpa se me poderes responder, algum desses processos foi na Fcup?

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por el_Bosco »

O do outro meu colega sim, foi na FCUP. Biologia.

aifos
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 18
Registado: terça ago 25, 2015 7:14 pm
University/ Institute: UPP

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por aifos »

Obrigada pela ajuda mais uma vez!

beareme
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: segunda ago 31, 2015 5:17 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por beareme »

johnnashfcup Escreveu:Bom dia,

Tendo em conta que a minha bolsa é de Pós Doc e não tenho essa restrição (aceitação e estar inscrito para Doutoramento), alguém sabe qual é a data limite que posso pedir para o início da bolsa? Ou seja, com que data posso preencher o campo "data pretendida para o início da bolsa"...

Obrigado.

Cumprimentos

Segundo a FCT: "As bolsas não poderão ter início antes do dia 1 de outubro de 2015, nem
após o dia 1 de setembro de 2016" (ver Notice of Call).

johnnashfcup
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 18
Registado: terça ago 25, 2015 10:10 am
University/ Institute: ISEG

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por johnnashfcup »

Bom dia

Obrigado. Liguei para lá e foi a informação que me deram.

Em relação ao documento comprovativo de residência, sabem se é obrigatório coloca-lo?

Sou português e a investigação será desenvolvida em território nacional.

Cumprimentos

beareme
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: segunda ago 31, 2015 5:17 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por beareme »

No website dize: "Aplicável a todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa e aos cidadãos de nacionalidade estrangeira que tenham solicitado bolsa no estrangeiro ou mista"

Eu entendo que não, más non fica muito claro.

Cumprimentos

johnnashfcup
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 18
Registado: terça ago 25, 2015 10:10 am
University/ Institute: ISEG

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por johnnashfcup »

Boa tarde,

Obrigado pela resposta.

De facto, está muito vago. Acho que vou jogar pelo seguro e apresentar um documento comprovativo de residência (pedido na junta de freguesia).

Cumprimentos

Bolseira_UP
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: terça set 08, 2015 8:54 am
University/ Institute: UPorto

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por Bolseira_UP »

Boa noite a todos

Supostamente quando tivermos todos os documentos reunidos para a celebração do contrato, deveriamos lacrar a nossa documentação para que a FCT possa iniciar o processo.

No entanto na minha página não aparece nenhuma opção para lacrar os documentos.
Isto acontece com mais alguém?

Se tiverem essa opção, onde se encontra? Às vezes posso estar a ver mal!

Obrigada

ukraxa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: quinta jan 22, 2015 5:31 pm
University/ Institute: Faculdade de Medicina, Universidade de COimbra

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por ukraxa »

Alteração da Instituição que confere o grau.

Bom dia, Alguém me expor a minha situação e se possível alguém me ajude a resolver.
Na altura que submeti a minha candidatura, tinha concorrido a 2 Programas Doutorais de Faculdades Distintas.
No formulário da Candidatura, coloquei a informação de que a instituição que conferia o Grau seria 1, mas apenas tive conhecimento dos resultados em Agosto e entrei num 2º,na outra faculdade, e que passará afinal a ser essa Instituição que me conferirá o Grau. Como posso alterar isso? uma vez que o Documento de Instituição que confere o grau, que vou enviar para a preparaçao e finalizaçao do contrato será de uma faculdade diferente da que tinha colocado no formulario. Como poderei resolver a situação?

Obrigada

Responder