Bolsas - Celebração Contrato

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
alex.trindade
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: terça out 13, 2015 2:48 pm
University/ Institute: ULisboa

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por alex.trindade »

Agora ao telefone confirmaram-me que não pensam fazer pagamentos extraordinários em Dezembro porque é um mês complicado para eles. E não aceitam o argumento que na verdade é um problema ainda muito mais complicado para nós. Para eles é uma questão de caixa, para nós é uma questão de vida.

caraujo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 20
Registado: terça set 18, 2012 3:50 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por caraujo »

Dezembro é um mês complicado para toda a gente! Muito mais para quem precisa do dinheiro do que para quem tem muito trabalho...

Não compreendo porque é que eles falarem em Fevereiro. Se já têm lá os contratos e está tudo certo, não compreendo porque é que só pagam em Fevereiro...

t_catarina
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: terça jan 27, 2015 11:08 am
University/ Institute: U.Porto

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por t_catarina »

Estou a pensar enviar as minhas contas de Dezembro para a FCT. E pedir declarações em como, mesmo com contrato assinado com inicio a 1 de Outubro, só irei receber em Janeiro/Fevereiro.

alex.trindade
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: terça out 13, 2015 2:48 pm
University/ Institute: ULisboa

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por alex.trindade »

Não será possível fazer chegar esta situação à direcção da ABIC? Não há um moderador que fale directamente com eles? Talvez a direcção da ABIC pudesse intervir junto da FCT sobre esta situação. Sendo que eles fizeram um pagamento extraordinário a meio de Novembro para alguns bolseiros não há desculpa para não fazerem o mesmo no mês de Dezembro para os restantes.

Sempre que me pediram alguma coisa sobre este processo eu respondi no espaço de 2 horas. Quando me enviaram o contrato eu entreguei-o em mãos no próprio dia na FCT. Sou alheio a qualquer atraso que justifique eu não ter ficado no grupo que já começou a receber e por isso custa-me ser prejudicado pelo atraso do próprio serviço. Ficar mais um mês à espera do primeiro pagamento não é aceitável nem inócuo. Isto não é irrelevante para a vida dos bolseiros.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por spca »

alex.trindade Escreveu:Não será possível fazer chegar esta situação à direcção da ABIC? Não há um moderador que fale directamente com eles? Talvez a direcção da ABIC pudesse intervir junto da FCT sobre esta situação. Sendo que eles fizeram um pagamento extraordinário a meio de Novembro para alguns bolseiros não há desculpa para não fazerem o mesmo no mês de Dezembro para os restantes.

Sempre que me pediram alguma coisa sobre este processo eu respondi no espaço de 2 horas. Quando me enviaram o contrato eu entreguei-o em mãos no próprio dia na FCT. Sou alheio a qualquer atraso que justifique eu não ter ficado no grupo que já começou a receber e por isso custa-me ser prejudicado pelo atraso do próprio serviço. Ficar mais um mês à espera do primeiro pagamento não é aceitável nem inócuo. Isto não é irrelevante para a vida dos bolseiros.
Olá.

Podes encontrar os contactos da ABIC em: http://www.abic-online.org/index.php/contactos

Em princípio vêm pessoas da ABIC de tempos a tempos a este fórum, mas pode demorar ou a tua mensagem passar despercebida no meio das outras, pelo que não fará mal enviares-lhes um email.

Boa sorte.

alex.trindade
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: terça out 13, 2015 2:48 pm
University/ Institute: ULisboa

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por alex.trindade »

Enviei email na semana passada, voltei a enviar hoje... Até ao momento não recebi qualquer resposta da ABIC sobre este assunto. Os dias estão a passar e parece-me que nada será feito em tempo útil.

Alguém tem alguma ideia sobre quantas pessoas terão sido contempladas com um pagamento extraordinário em Novembro?

Olacnog
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 62
Registado: domingo set 18, 2011 7:27 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por Olacnog »

Já recebeste alguma resposta alex.trindade? Ou tens mais alguma novidade?

alex.trindade
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: terça out 13, 2015 2:48 pm
University/ Institute: ULisboa

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por alex.trindade »

Até ao momento nem a FCT nem a ABIC responderam a emails.

Catarinacampos
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 10
Registado: segunda dez 16, 2013 10:24 am
University/ Institute: Universidade de Évora

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por Catarinacampos »

Olá,

alguém sabe se é necessário enviar para a FCT os originais em papel dos documentos necessários para o contrato, tipo aceitação do orientador, etc.
Obrigada!

Catarina

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por spca »

Catarinacampos Escreveu:Olá,

alguém sabe se é necessário enviar para a FCT os originais em papel dos documentos necessários para o contrato, tipo aceitação do orientador, etc.
Obrigada!

Catarina
Olá.
Quando enviares o contrato com a tua assinatura (ou fores lá entregar), terás de enviar / entregar todos os originais ou cópias autenticadas dos documentos previamente submetido.
Se o quiseres, podes enviar por ex. os certificados e pedir que tos devolvam (claro que te sujeitas à pequena probabilidade de os perder por algum extravio).
Boa sorte.

Slavomira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 20
Registado: segunda jan 13, 2014 6:04 pm
University/ Institute: Nenhuma de momento// Home office :o)

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por Slavomira »

spca Escreveu:
Catarinacampos Escreveu:Olá,

alguém sabe se é necessário enviar para a FCT os originais em papel dos documentos necessários para o contrato, tipo aceitação do orientador, etc.
Obrigada!

Catarina
Olá.
Quando enviares o contrato com a tua assinatura (ou fores lá entregar), terás de enviar / entregar todos os originais ou cópias autenticadas dos documentos previamente submetido.
Se o quiseres, podes enviar por ex. os certificados e pedir que tos devolvam (claro que te sujeitas à pequena probabilidade de os perder por algum extravio).
Boa sorte.
No ano passado não era preciso. Bastava fazer novamente upload dos documentos no site. Antes de gastares dinheiro em cópias autenticadas, verifica junto á FCT como é este ano.

morticia
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: sábado dez 12, 2015 5:41 pm
University/ Institute: UALG

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por morticia »

alex.trindade Escreveu:Enviei email na semana passada, voltei a enviar hoje... Até ao momento não recebi qualquer resposta da ABIC sobre este assunto. Os dias estão a passar e parece-me que nada será feito em tempo útil.

Alguém tem alguma ideia sobre quantas pessoas terão sido contempladas com um pagamento extraordinário em Novembro?
Eu iniciei a minha bolsa em Novembro (enviei contrato assinada dia 17 de NOV) e até agora nada de pagamentos. Mas tenho colegas que receberam em novembro e dia 1 de dezembro...

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por el_Bosco »

Isso depende da altura em que submeteram os documentos de contrato finais.

Normalmente demoram 2-3 meses. Não desesperem...

t_catarina
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: terça jan 27, 2015 11:08 am
University/ Institute: U.Porto

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por t_catarina »

el_Bosco Escreveu:Isso depende da altura em que submeteram os documentos de contrato finais.

Normalmente demoram 2-3 meses. Não desesperem...
Não é bem assim, o que se está a discutir aqui são casos de pessoas que entregaram documentos e contratos com diferença de 1 semana e enquanto algumas receberam já as bolsas de Novembro e Dezembro, outras só em Janeiro e Fevereiro (segundo a FCT) irão receber a bolsa de Outubro. É certo que hão-de ser pagas as mensalidades em atraso mas é difícil não desesperar quando se tem contas para pagar e não se recebe há vários meses...

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por el_Bosco »

t_catarina Escreveu:
el_Bosco Escreveu:Isso depende da altura em que submeteram os documentos de contrato finais.

Normalmente demoram 2-3 meses. Não desesperem...
É certo que hão-de ser pagas as mensalidades em atraso mas é difícil não desesperar quando se tem contas para pagar e não se recebe há vários meses...
Então eu pergunto ao contrário: o que é que ganhas em desesperar quando sabes que mais semana menos semana a FCT vai pagar?

Não podes fazer nada sem ser ter calma e aguardar. A FCT é assim, todos já sabemos. Temos que jogar com o que temos e esperar o que novo ministro da tutela dê uma volta nisto.

t_catarina
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: terça jan 27, 2015 11:08 am
University/ Institute: U.Porto

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por t_catarina »

Desculpa mas não acho que nos devamos conformar com o mau funcionamento das instituições.
Felizmente não me encontro em situação de desespero mas sei o que isso é. Experimenta dizer ao senhorio, à edp, às águas ou à creche para ter calma.
Não quero entrar num jogo de parada e resposta, e sei perfeitamente como funciona a FCT, apenas acho que toda a gente tem o direito de reclamar da desigualdade de tratamento em vez de encolher os ombros e dizer "paciência".

ukraxa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: quinta jan 22, 2015 5:31 pm
University/ Institute: Faculdade de Medicina, Universidade de COimbra

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por ukraxa »

Podem me esclarecer, quem já enviou o contrato este ano, se enviou todos os documentos originais que submetemos para a emissão do contrato?!Ou apenas o contrato?

caraujo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 20
Registado: terça set 18, 2012 3:50 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por caraujo »

ukraxa Escreveu:Podem me esclarecer, quem já enviou o contrato este ano, se enviou todos os documentos originais que submetemos para a emissão do contrato?!Ou apenas o contrato?
Enviei o contrato este ano sem os documentos originais.
Ontem telefonei à FCT porque, apesar de ter enviado o contrato, como ainda não tinha recebido nada de volta (para além da prova dos correios de que o documento tinha sido entregue) estava com receio de que em Janeiro, em vez de receber o salário, receber um email da FCT a pedir mais alguma correcção.

Aproveitei para perguntar se era necessário enviar os originais.

Responderam-me que não e que estava tudo certo para começar a receber em Janeiro.

Eu sei que é muito chato para eles estar a receber chamadas nossas a perguntar simplesmente se está tudo certo com o nosso processo. Contudo, acho que vale a pensa fazer isso pelo menos para que tenhamos uma garantia de que recebemos em Janeiro e não em Fevereiro.

Não vale a pena desesperar porque de facto sabemos que mais dia menos dia vamos receber.

Contudo, devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ver a nossa situação resolvida o quanto antes e para demonstrar perante a FCT a nossa insatisfação perante uma situação que não é correta.

Eu tenho um filho, creche para pagar, casa alugada, todas as despesas correntes que toda a gente tem e, apesar de não ter recebido nenhum pagamento, já iniciei os trabalhos e todos os dias tenho que me percorrer 80 km (ida e volta) para poder chegar à instituição de acolhimento.

Não é fácil. Desesperar não vale de nada, mas pelo menos deixem-me expressar a minha insatisfação onde for adequado, e isso inclui este fórum!

Slavomira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 20
Registado: segunda jan 13, 2014 6:04 pm
University/ Institute: Nenhuma de momento// Home office :o)

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por Slavomira »

caraujo Escreveu: ...
Eu sei que é muito chato para eles estar a receber chamadas nossas a perguntar simplesmente se está tudo certo com o nosso processo. Contudo, acho que vale a pensa fazer isso pelo menos para que tenhamos uma garantia de que recebemos em Janeiro e não em Fevereiro.
É esta ineficiência que me revolta. Se a FCT colocasse no SIG ou no site ou onde seja que for um curto manual ou FAQs sobre o que é preciso fazer, e destacar, o que é differente dos anos passados, eles próprios evitavam chamadas deste tipo. E nós ficariamso muito mais esclarecidos e logo seguros.

Também, um simples campo de estado de avaliação do proceso, seria tão difícil de colocar no SIG??? Algo tipo Documentação entregue-Em análie-Análise concluída-Análise concluida, falta de documentos-Contrato enviado-Contrato recebido? Acredito, que para os técnicos da FCT seria só mais um click no computador (ou até poderia ser automático, acredito que o pessoal da informática sabia fazer isso!), mas para quem estiver á espera ajudava IMENSO manter a calma. Seria bom para todos!!

saraR
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: quarta nov 04, 2015 4:22 pm
University/ Institute: U.Porto

Re: Bolsas - Celebração Contrato

Mensagem por saraR »

Olá a todos!

Relativamente a Bolsa de Doutoramento, pediram que enviasse mais alguns documentos, nomeadamente da Instituição estrangeira, mas já estou a tentar submete-los há 1 semana e a plataforma diz sempre "Em Manutenção".
Alguém em situação semelhante? Nas vossas também aparece a mesma mensagem?

Já enviei um e-mail para a FCT mas ainda não me responderam...

Responder