Redução da bolsa durante licença parentalidade

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
hagc
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: segunda jun 29, 2015 7:01 pm
University/ Institute: Universidade de Nottingham

Redução da bolsa durante licença parentalidade

Mensagem por hagc »

Boa tarde,
sou bolseiro de doutoramento em Inglaterra e, portanto, o valor da bolsa é de €1710.

Recentemente fui pai e declarei à FCT que iria beneficiar de licença parental partilhada. Enviei os documentos necessários à FCT e tudo correu bem, mas tive uma grande surpresa: durante a licença o valor da bolsa é reduzido para €980. Ou seja, o valor será de €980 durante a licença inicial obrigatória e depois 980*0.83 durante os 30 dias de licença partilhada.

Não encontrei em lado nenhum uma justificação para a redução do valor da bolsa. Aliás, ao consultar a legislação parece-me que esta redução é ilegal visto que é expressamente dito que, no caso das licenças partilhadas, o valor a pagar é de 100% e 83% sobre a remuneração (que é de €1710 para bolseiros de doutoramento no estrangeiro).

Além disso, o valor de €980 para bolseiros de doutoramento no estrangeiro durante a licença é obviamente absurdo. Não é por estar de licença que tenho menos despesas no estrangeiro. Por exemplo, independentemente se estou ou não de licença de paternidade, terei de pagar a residência de estudantes em Inglaterra que são mais de £500/mês, o que dá mais de €700/mês com o cambio actual.

Gostaria então de saber se alguém está em condições de confirmar se a FCT está a pagar o valor devido ou se há algum engano.

Muito obrigado pela ajuda,
Hugo Costa

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 223
Registado: terça set 18, 2012 6:35 pm
University/ Institute: Lisboa

Re: Redução da bolsa durante licença parentalidade

Mensagem por mc86 »

Conseguiste resposta da FCT?

Responder