Bolsa de Doutoramento em Empresa (BDE)

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
ivoaspereira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 15
Registado: terça dez 04, 2012 3:38 pm
University/ Institute: ISEP

Bolsa de Doutoramento em Empresa (BDE)

Mensagem por ivoaspereira »

Boa tarde,

Tenho uma questão que ainda não vi aqui respondida.

Este ano 2019 é possível fazer candidatura para Bolsa de Doutoramento em Empresa (BDE)?

Se não for possível, alguém sabe se é possível a instituição de acolhimento ser um centro de investigação e no plano de trabalhos contemplar um período de trabalho na empresa?

O projeto de doutoramento é em parceria instituto de I&D + empresa.

Obrigado desde já

ritasantos
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: sábado mar 09, 2019 4:27 pm
University/ Institute: CNC.IBILI

Re: Bolsa de Doutoramento em Empresa (BDE)

Mensagem por ritasantos »

Olá,

Estou com a mesma dúvida, continuo sem saber como alterar o tipo de bolsa para BDE uma vez que essa opção não aparece no formulário mas é mencionada em todos os documentos. No regulamento refere que o plano de trabalhos deve especificar “detalhadamente os objetivos, as condições de suporte à atividade de investigação do bolseiro na empresa e a interação prevista entre a empresa e a instituição universitária onde o bolseiro se inscreve para a obtenção do grau de doutor, devendo, em particular, ser prevista a forma de articulação entre a orientação científica do doutoramento por um professor universitário ou investigador e a correspondente supervisão empresarial, através de protocolo a celebrar entre as entidades envolvidas”. É apenas neste ponto que é feita a identificação deste tipo de bolsa?

ivoaspereira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 15
Registado: terça dez 04, 2012 3:38 pm
University/ Institute: ISEP

Re: Bolsa de Doutoramento em Empresa (BDE)

Mensagem por ivoaspereira »

Pois boa questão Rita.. Se alguém conseguir ajudar, ficamos muito agradecidos! :)

ivoaspereira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 15
Registado: terça dez 04, 2012 3:38 pm
University/ Institute: ISEP

Re: Bolsa de Doutoramento em Empresa (BDE)

Mensagem por ivoaspereira »

A FCT respondeu-me:

Informamos que tal como consta do Guião de Avaliação os trabalhos de investigação são desenvolvidos em ambientes intensivos em conhecimento, podendo estar previstas colaborações com empresas, no entanto as instituições de acolhimento do bolseiro são apenas: unidades de I&D; Laboratórios de Estado; Laboratórios Associados; Laboratórios Colaborativos; ou Centros de Interface.


Ou seja, podem ser feito em colaboração com empresa mas a instituição de acolhimento terá de ser sempre entidade de I&D

ritasantos
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: sábado mar 09, 2019 4:27 pm
University/ Institute: CNC.IBILI

Re: Bolsa de Doutoramento em Empresa (BDE)

Mensagem por ritasantos »

A mim também me responderam a dizer que este ano não existe mesmo a tipologia de bolsa de doutoramento em empresa. Portanto é bolsa normal, mas como disseste pode ser em colaboração com uma empresa :D

Responder