Em que dia do m~es a FCT paga?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Maria Ramalho
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 24
Registado: quinta abr 10, 2014 1:49 am
University/ Institute: FEUP

Em que dia do m~es a FCT paga?

Mensagem por Maria Ramalho »

Olá a todos,

Sou bolseira FCT de um programa doutoral financiado. O meu contrato começou em fFevereiro deste ano, e recebi a primeira bolsa no último dia do mês de Fevereiro. No entanto, hoje é o último dia do mês de Março e ainda não recebi. abem me dizer em que dia do mês a FCT costuma pagar?
Sou ainda nova nestas andanças.

Obrigada
Maria

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 347
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Re: Em que dia do m~es a FCT paga?

Mensagem por DC »

Olá,

Se bem lembro a FCT paga ao dia 1. Confesso que já não me lembro se no caso dia 1 ser fim de semana ou feriado paga antes ou depois. No entanto, como estás num programa doutoral convém confirmar quem te paga, se a FCT directamente ou se universidade com dinheiros que recebe da FCT. É que se fôr a universidade os dias podem ser outros.

MarioPereira
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 52
Registado: domingo dez 21, 2014 2:41 pm
University/ Institute: Université Paris-Sud

Re: Em que dia do m~es a FCT paga?

Mensagem por MarioPereira »

Maria Ramalho, no teu caso o contrato de bolsa que assinaste foi com a FCT ou com outra entidade?

Maria Ramalho
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 24
Registado: quinta abr 10, 2014 1:49 am
University/ Institute: FEUP

Re: Em que dia do m~es a FCT paga?

Mensagem por Maria Ramalho »

o meu contrato é directamente com a FCT. Quando era bolseira de investigação e era paga pela faculdade, recebia ao 23.
Pois talvez o mês passado tenha recebido no último dia útil do mês, porque o primeiro calhou num fim-de-semana.

Só achei estranho porque um colega meu. de outro programa doutoral (com contrato diretamente pela FCT) já recebeu hoje..

Obrigada

MarioPereira
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 52
Registado: domingo dez 21, 2014 2:41 pm
University/ Institute: Université Paris-Sud

Re: Em que dia do m~es a FCT paga?

Mensagem por MarioPereira »

Maria Ramalho Escreveu:o meu contrato é directamente com a FCT. Quando era bolseira de investigação e era paga pela faculdade, recebia ao 23.
Pois talvez o mês passado tenha recebido no último dia útil do mês, porque o primeiro calhou num fim-de-semana.

Só achei estranho porque um colega meu. de outro programa doutoral (com contrato diretamente pela FCT) já recebeu hoje..

Obrigada
Isto de facto é uma situação pouco normal. As coisas estão definitivamente a correr mal com a FCT e os contratos este ano...

Maria, peço-te imensa desculpa pela insistência mas estas questões dos contratos com a FCT dizem-me particularmente respeito porque tenho a minha situação completamente bloqueada e creio mesmo que vou perder um ano de trabalho. Quando assinaste o teu contrato com a FCT tiveste de submeter alguns documentos na plataforma do FCT-SIG, tais como o parecer do teu orientador, comprovativo de inscrição no doutoramento e afins?

Tudo isto é no mínimo bizarro, a FCT estar já a pagar a alguns bolseiros quando a outros nem sequer lhes aprova os documentos...

Maria Ramalho
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 24
Registado: quinta abr 10, 2014 1:49 am
University/ Institute: FEUP

Re: Em que dia do m~es a FCT paga?

Mensagem por Maria Ramalho »

Olá MarioPereira,

Em relação à questão que coloquei aqui, já recebi hoje o meu pagamento referente a este mês.
Como a minha bolsa FCT foi-me atribuída no âmbito de um programa doutoral, os documentos que tive de entregar, foram entregues ao departamento de recursos humanos da minha faculdade, que posteriormente tratou do envio por correio para a FCT. Não tive de usar a plataforma online, penso que a plataforma é so no caso das bolsas individuais.

Os documentos que tive de enviar foram:
- Cópia do documento de identificação
- Cópia de certificados de habilitações e certificados de unidades curriculares realizadas
- Cópia do plano de trabalhos a desenvolver assinado pelos orientadores
- o meu CV
- Parecer dos orientadores,
- CV dos orientadores
- Certificado de matricula no programa doutoral
- Documento comprovativo de aceitação do candidato por parte da instituição onde decorrerão os trabalhos de investigação
- Documento comprovativo da situação profissional,

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Em que dia do m~es a FCT paga?

Mensagem por spca »

Maria Ramalho Escreveu:o meu contrato é directamente com a FCT. Quando era bolseira de investigação e era paga pela faculdade, recebia ao 23.
Pois talvez o mês passado tenha recebido no último dia útil do mês, porque o primeiro calhou num fim-de-semana.

Só achei estranho porque um colega meu. de outro programa doutoral (com contrato diretamente pela FCT) já recebeu hoje..

Obrigada
Olá, Maria.

É "normal" haver um desfasamento de umas horas ou um dia ou dois entre o pagamento a pessoas diferentes, ou entre a altura que recebes o email e que te é feita efectivamente a transferência (e pode acontecer já teres sido paga mas não recebido ainda a notificação por email). Creio que isto provavelmente se deve a parte do processo ser feita de forma manual, e que a pessoa que envia o email não é a mesma que faz a transferência. O mais "normal" é os pagamentos serem feitos no primeiro dia útil do mês a que dizem respeito ou no último dia útil do mês anterior - por exemplo, o mês de Abril pode ser pago no início de Abril ou fim de Março.

Boa sorte para que tudo se esclareça rapidamente e recebas o teu dinheiro.

Responder