Concurso BD, BDE e BPD 2014

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
theotrst
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 12
Registado: sexta ago 01, 2014 10:46 am
University/ Institute: UNL - FCSH

Concurso BD, BDE e BPD 2014

Mensagem por theotrst »

Alguem disse que há noticia que desaparece a penalização de 0,5 por o projeto não se inserir em projeto financiado... onde está escrito?

boa sorte a todos!
:lol:

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 283
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Re: Concurso BD, BDE e BPD 2014 - Abriu!

Mensagem por sandra.r.santos »

theotrst Escreveu:Alguem disse que há noticia que desaparece a penalização de 0,5 por o projeto não se inserir em projeto financiado... onde está escrito?

boa sorte a todos!
:lol:
Olá :) no ano passado estava no guião de avaliação na secção do Mérito do Programa de Trabalhos onde se lia:"Os planos de trabalhos que objetivamente não se enquadrem no âmbito de projetos aprovados para financiamento em concursos competitivos (nacionais ou internacionais) serão penalizados com 0,5."

Este ano na mesma secção não é feita referência à penalização.
Boa sorte

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 283
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Re: Concurso BD, BDE e BPD 2014 - Abriu!

Mensagem por sandra.r.santos »

No Guião de Candidatura, página 4, lê-se

"É indispensável, sob pena de exclusão do concurso:
• A indicação do ORCID iD do candidato e do(s) orientador(es);

No ano passado não pediam - ORCID iD, será isto? http://orcid.org/?
Pelo que percebi Teremos que nos nos registar (nós e todos os orientadores)...

Boa sorte!

boudik
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: segunda set 29, 2014 7:40 am
University/ Institute: UAB

Re: Concurso BD, BDE e BPD 2014 - Abriu!

Mensagem por boudik »

Hola a todos,

Ya he seguido todos los pasos de la guía para solicitar esta beca pero ahora resulta que el orientador no puede asociarse al projecto porque, según el centro de acogida, el proyecto no está "inscrito" en la FCT. Eso sí, yo tengo mis claves, he rellenado el CV tengo el Orcid id ese, los numeritos de referencia etc etc. Incluso el propio sistema me dice que la aplicación no tiene ningún error antes de lacrarlo. Tenéis alguna idea de qué puede estar pasando?

Gracias!

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Concurso BD, BDE e BPD 2014 - Abriu!

Mensagem por spca »

[quote="boudik"]Hola a todos,

Ya he seguido todos los pasos de la guía para solicitar esta beca pero ahora resulta que el orientador no puede asociarse al projecto porque, según el centro de acogida, el proyecto no está "inscrito" en la FCT. Eso sí, yo tengo mis claves, he rellenado el CV tengo el Orcid id ese, los numeritos de referencia etc etc. Incluso el propio sistema me dice que la aplicación no tiene ningún error antes de lacrarlo. Tenéis alguna idea de qué puede estar pasando?

Gracias![/quote]
Hola.
Es mejor que pongas tu cuestión en el sub-fórum "Apoio ao Bolseiro", http://forum.bolseiros.org/viewforum.php?f=1
Este sub-fórum es más para poner anuncios.

Suerte!

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 283
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Re: Concurso BD, BDE e BPD 2014 - Abriu!

Mensagem por sandra.r.santos »

boudik Escreveu:Hola a todos,

Ya he seguido todos los pasos de la guía para solicitar esta beca pero ahora resulta que el orientador no puede asociarse al projecto porque, según el centro de acogida, el proyecto no está "inscrito" en la FCT. Eso sí, yo tengo mis claves, he rellenado el CV tengo el Orcid id ese, los numeritos de referencia etc etc. Incluso el propio sistema me dice que la aplicación no tiene ningún error antes de lacrarlo. Tenéis alguna idea de qué puede estar pasando?

Gracias!
Olá, não sei se entendi bem mas o teu projeto não tem que estar previamente integrado na FCT, passa a estar quando obtiveres a bolsa... o orientador pode associar-se sem qualquer relação anterior com a FCT... tem é que ter o registo no FCT-SIG e seguir todos os passos para a associação...
Talvez a instituição de acolhimento não tenha entendido isso...

Podes sempre ligar para a FCT: a melhor forma é ligares para o número geral 213924300, no menu que ouvires selecionas o "9" para falar com o operador e pedes para ligarem para as bolsas... (Há uma opção logo no início para seres atendido em inglês se não te sentires à vontade com o português)

Desculpa escrever em português mas ia demorar muito a tentar escrever em espanhol...

Boa sorte!

Sandra

docspo
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 36
Registado: quinta out 09, 2014 9:05 am
University/ Institute: IST

Re: Concurso BD, BDE e BPD 2014 - Abriu!

Mensagem por docspo »

Viva pessoal,

Sabem para quando podemos esperar algo a pipocar sobre os resultados das candidaturas deste ano? Sei que no ano passado o inverno foi longo, os resultados só apareceram em 14 Jan. Mas isto é regra em concursos anteriores ou este tempo todo foi justificado?

Abcs

aritagramos
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: domingo nov 09, 2014 5:55 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Concurso BD, BDE e BPD 2014 - Abriu!

Mensagem por aritagramos »

Olá a todos!

Não sei se este é o tópico mais apropriado para fazer esta questão, mas como é acerca dos concursos a bolsas individuais FCT 2014, achei que seria o mais adequado.

No presente ano concorri a uma bolsa de doutoramento e disseram-me que posso acompanhar o estado da minha candidatura através do FCT sig... Quando acedo a este portal, não encontro nada que me permita acompanhar a candidatura. Alguém sabe se isto é possível e caso afirmativo, em que sítio é que posso verificar tal coisa?

Uma segunda questão, os resultados (que pelo que li só devem sair em meados de Janeiro) são comunicados por e-mail? Ou mais uma vez temos que ir a algum site específico?

Obrigada :) e boa sorte a todos!

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 283
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Re: Concurso BD, BDE e BPD 2014 - Abriu!

Mensagem por sandra.r.santos »

aritagramos Escreveu:Olá a todos!

Não sei se este é o tópico mais apropriado para fazer esta questão, mas como é acerca dos concursos a bolsas individuais FCT 2014, achei que seria o mais adequado.

No presente ano concorri a uma bolsa de doutoramento e disseram-me que posso acompanhar o estado da minha candidatura através do FCT sig... Quando acedo a este portal, não encontro nada que me permita acompanhar a candidatura. Alguém sabe se isto é possível e caso afirmativo, em que sítio é que posso verificar tal coisa?

Uma segunda questão, os resultados (que pelo que li só devem sair em meados de Janeiro) são comunicados por e-mail? Ou mais uma vez temos que ir a algum site específico?

Obrigada :) e boa sorte a todos!
Olá :)
Podes acompanhar o estado mas só a partir do momento em que saem os resultados... durante o período de avaliação não tens nada no FCT-Sig que te dê mais informação.

Quando saírem os resultados receberás um mail informando se te foi ou não atribuída bolsa e vai aparecer-te um separador na tua área pessoal do FCT-Sig onde podes aceder à listagem de candidatos da tua área científica com as respetivas classificações e à tua ficha de avaliação. Nessa ficha individual (se se mantiver como no ano passado) terás descriminada a avaliação de cada um dos critérios de avaliação (este ano são apenas dois: mérito do candidato e mérito do programa de trabalhos) e a classificação final, tudo na escala 1-5. Terás também algumas observações do painel de avaliação mas variam muito de pessoa para pessoa. Aí terás também a informação da linha de corte, ou seja da classificação do último candidato a quem foi atribuída bolsa (no ano passado dizia o seguinte, no meu caso: Nesta área científica as candidaturas com classificação inferior a 4,5 estão propostas para recusa as linhas de corte variam de área para área, a minha era Estudos Artísticos e foi uma das linhas de corte mais altas...

Caso não consigas (espero que não seja o caso) podes recorrer em audiência prévia (quando saem os resultados aparece uma área para redigires um texto e submeteres para recorrer em audiência prévia)... muito tempo depois (não me lembro exatamente quanto) saem os resultados da audiência prévia sob a forma de uma nova ficha de avaliação individual, aí podes ver se a tua candidatura foi reavaliada e se conseguiste ultrapassar a linha de corte para te ser atribuída bolsa.

Teoricamente após a audiência prévia há também uma fase de recurso mas pelo que percebi ainda nem sequer saíram os resultados dessa fase do ano passado...

No ano passado os resultados saíram mesmo em cima do final do prazo, andava toda a gente em alvoroço, de vez em quando o site do FCT-SIG aparecia como "em manutenção" e pensava-se que saíam mas acabava por não sair... vamos ver se este ano corre melhor :)

Espero ter ajudado,
Boa sorte :)
Sandra

cpsilva
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 15
Registado: sexta nov 21, 2014 12:44 pm
University/ Institute: UAveiro

Re: Concurso BD, BDE e BPD 2014

Mensagem por cpsilva »

Olá a todos!

Concorri a BPD, mas só terminarei o doutoramento em Dezembro. Terei que, por isso, apresentar o certificado, à FCT, até 15 de Janeiro.

Alguém me sabe dizer como isso é feito?
Envia-se por mail; para o bolsas@fct.pt?

Muito obrigada!
:)

Flor
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 54
Registado: quarta nov 26, 2008 10:19 pm
University/ Institute: FEUP

Re: Concurso BD, BDE e BPD 2014

Mensagem por Flor »

Olá CpSilva,
Relativamente ao concurso, só terás de enviar o certificado se fores contemplado com a bolsa de postdoc! Caso consigas irá aparecer um item na tua página do (FCT-SIG) para envio electrónico (talvez posteriormente também tenhas de enviar por correio mas não tenho a certeza).

Caso não consigas a bolsa, terás de enviar o certificado somente por causa do término da bolsa de doutoramento. E isto podes enviar por email para o endereço que referiste. Eu no meu caso, quando terminei, optei por enviar por email e por correio, para fechar o processo da bolsa.
Boa sorte para o concurso!
Flor

cpsilva
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 15
Registado: sexta nov 21, 2014 12:44 pm
University/ Institute: UAveiro

Re: Concurso BD, BDE e BPD 2014

Mensagem por cpsilva »

Obrigada, Flor!
Pensei que tinha que o enviar assim que o tivesse...
Isso quer dizer que os resultados vão sair antes de 15 de Janeiro? :o
Sairão ainda este ano? :o
Obrigada mais uma vez!
Patricia

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Concurso BD, BDE e BPD 2014

Mensagem por spca »

cpsilva Escreveu:Obrigada, Flor!
Pensei que tinha que o enviar assim que o tivesse...
Isso quer dizer que os resultados vão sair antes de 15 de Janeiro? :o
Sairão ainda este ano? :o
Obrigada mais uma vez!
Patricia
Infelizmente creio que não obriga a nada disso, apenas te obriga a ter discutido até ao final do ano.
O que obriga à saída dos resultados é o prazo máximo de 90 dias úteis, que não sei quando termina - mas talvez seja também por Janeiro.

Boa sorte para uma rápida saída e muitas bolsas atribuídas.

renalves

Re: Concurso BD, BDE e BPD 2014

Mensagem por renalves »

Começam a ser divulgados os paineis de avaliação e sub-critérios para cada área científica
https://www.fct.pt/apoios/bolsas/concur ... s.phtml.pt

DuarteAlbuquerque
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 143
Registado: terça mar 24, 2009 1:32 pm
University/ Institute: IST

Re: Concurso BD, BDE e BPD 2014

Mensagem por DuarteAlbuquerque »

Olá a todos.

Alguém tem alguma ideia quando vai sair os resultados este ano? Ou vamos outra vez para o final de Janeiro?

Cumprimentos,

TMCS
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 55
Registado: quarta dez 04, 2013 5:40 pm
University/ Institute: ATT

Re: Concurso BD, BDE e BPD 2014

Mensagem por TMCS »

DuarteAlbuquerque Escreveu:Olá a todos.

Alguém tem alguma ideia quando vai sair os resultados este ano? Ou vamos outra vez para o final de Janeiro?

Cumprimentos,
Suspeito que só mesmo para o fim de Janeiro...

docspo
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 36
Registado: quinta out 09, 2014 9:05 am
University/ Institute: IST

Re: Concurso BD, BDE e BPD 2014

Mensagem por docspo »

Por esta altura no ano passado acho que as avaliações já tinham sido. Alguém tem info sobre se este ano já foram?

A verdade é que os sub-critérios de avaliação ainda nem sequer estão disponíveis para todas as áreas...

Maria Ramalho
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 24
Registado: quinta abr 10, 2014 1:49 am
University/ Institute: FEUP

Re: Concurso BD, BDE e BPD 2014

Mensagem por Maria Ramalho »

Olá

Sei que em pelo menos em alguns painéis, as avaliações realizaram-se na semana passada

docspo
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 36
Registado: quinta out 09, 2014 9:05 am
University/ Institute: IST

Re: Concurso BD, BDE e BPD 2014

Mensagem por docspo »

Maria Ramalho Escreveu:Olá

Sei que em pelo menos em alguns painéis, as avaliações realizaram-se na semana passada
Pois, deve estar ao mesmo ritmo do ano passado. Quando é que se sabe quantas bolsas estão para ser atribuidas? Isso não vem no OE?

TMCS
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 55
Registado: quarta dez 04, 2013 5:40 pm
University/ Institute: ATT

Re: Concurso BD, BDE e BPD 2014

Mensagem por TMCS »

suspeito que os resultados vão sair ainda mais tarde do que o ano passado :\ (os sub-critérios de avaliação da minha área só ontem é que foram colocados).

Responder