Classificação qualitativa/quantitativa do Doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
susanacatarino
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: quinta set 11, 2014 3:31 pm
University/ Institute: UMinho

Classificação qualitativa/quantitativa do Doutoramento

Mensagem por susanacatarino »

Olá a todos,

Estou a preparar candidatura a bolsa de pós-doutoramento. Terminei este ano o doutoramento na UMinho. Acontece que na UM o doutoramento apenas é Aprovado ou Recusado, não havendo associado a isso qualquer nota qualitativa ou quantitativa (nem na ata da defesa, nem no certificado)...
Acontece que a FCT no formulário de candidatura obriga à seleção de uma das opções, não havendo campos para resposta aberta para casos específicos como na UM.
Alguém tem esse problema (da UM ou de outra universidade onde não haja nota)? Alguma solução? Naturalmente que já tentei contactar a FCT mas até agora não consegui.

Obrigada!

userx
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: quinta jul 31, 2014 7:25 pm
University/ Institute: UMinho

Re: Classificação qualitativa/quantitativa do Doutoramento

Mensagem por userx »

Olá, tive precisamente a mesma dúvida, e a resposta que obtive da FCT através da "ajuda online" foi a seguinte: "Informamos que devera preencher com a classificação mais adequada ao grau que obeteve". Ou seja, a resposta sugere que se é livre de indicar um resultado (quantitativo ou qualitativo), aproximadamente correspondente à avaliação do grau que se completou. Boa sorte.

susanacatarino
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: quinta set 11, 2014 3:31 pm
University/ Institute: UMinho

Re: Classificação qualitativa/quantitativa do Doutoramento

Mensagem por susanacatarino »

Obrigada!
Pois, então nós é que temos de escolher se o Aprovado corresponderá a um suficiente, bom, muito bom ou excelente? Não ajuda muito... Nesse caso talvez me vá basear na média da parte curricular do doutoramento.

anaveloso
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: terça set 16, 2014 8:45 pm
University/ Institute: INET-MD - Polo IPP

Re: Classificação qualitativa/quantitativa do Doutoramento

Mensagem por anaveloso »

Boa tarde,

O meu caso é um pouco mais complicado, pois não tive parte curricular. Doutorei-me pela Universidade de Aveiro em 2012, "Aprovada por Unanimidade" embora no meu diploma só venha "Aprovado".
Pensei que o mais lógico seria passar para uma "nota" qualitativa mas lá pedem o diploma legal em que me baseei para fazer a conversão...

Alguém me pode ajudar?
QUe nota devo atribuir a mim próproa? Como faço isso? Já liguei à Unibersidade mas eles disseram-me para falar com a FCT porque nada sabiam...

Isto deixa-me um pouco indignada..

ALguém da ABIC poderá dizer alguma coisa?

Abraço,
Ana Luísa Veloso

susanacatarino
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: quinta set 11, 2014 3:31 pm
University/ Institute: UMinho

Re: Classificação qualitativa/quantitativa do Doutoramento

Mensagem por susanacatarino »

Pois, entretanto consegui contactar a FCT pela Ajuda Online e a resposta espectacular que me deram foi: Como consta do seu certificado, a sua classificação é qualitativa. Não ajudaram em nada, portanto...

anaveloso
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: terça set 16, 2014 8:45 pm
University/ Institute: INET-MD - Polo IPP

Re: Classificação qualitativa/quantitativa do Doutoramento

Mensagem por anaveloso »

A sério?

Então e o que vais por?

A FCT a mim não me responde....

Ana

anaveloso
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: terça set 16, 2014 8:45 pm
University/ Institute: INET-MD - Polo IPP

Re: Classificação qualitativa/quantitativa do Doutoramento

Mensagem por anaveloso »

Olá de novo,

Depois de falar ao telefone com a FCT, fiquei a perceber que até podemos por 0 valores no formulário. O que importa é o anexo. O diploma onde diz que és Doutorada...

brunojng
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: domingo set 21, 2014 1:11 pm
University/ Institute: IST

Re: Classificação qualitativa/quantitativa do Doutoramento

Mensagem por brunojng »

Olá a tod@s!

Eu telefonei para a FCT e disseram-me que o preenchimento do diploma legal usado para a conversão era apenas para graus obtidos no estrangeiro.

Em relação à nota, disseram que deveria colocar a que achasse a mais indicada, e na minha opinião, com base no regulamento da universidade/instituto, e que pudesse ser sustentada pelo certificado de conclusão do doutoramento.

No meu caso (IST) existem 4 menções para doutoramentos aprovados (Aprovado, Aprovado com Bom, Aprovado com Muito Bom, e Aprovado com Muito Bom com Distinção), pelo que foi fácil fazer a correspondência às notas qualitativas disponíveis no formulário.

Espero que tenha ajudado. Boa sorte!

Responder