Cancelamento de bolsa de doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Janete
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta dez 04, 2013 3:09 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Cancelamento de bolsa de doutoramento

Mensagem por Janete »

Boa tarde,

Eu tenho uma bolsa de doutoramento mas quero proceder ao seu cancelamento. Perdi grande parte do trabalho recentemente, pois assaltaram-me a casa e levaram-me o PC e o disco externo onde mantinha a maioria da informação e estou realmente descontente com o doutoramento, pelo que quero mesmo proceder ao cancelamento da bolsa. Alguém já esteve numa posição semelhante que me saiba dizer como poder proceder ao cancelamento sem ter de devolver dinheiro à FCT?

Cumprimentos,
JA

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Cancelamento de bolsa de doutoramento

Mensagem por spca »

Olá.

Quanto ao procedimento em concreto, imagino que passe por comunicares por escrito essa decisão à FCT e desejavelmente por o teu orientador passar algum género de parecer aceitando essa situação. Mas creio que terás de perguntar directamente à FCT.

Quanto a possíveis sanções por desistir, se ainda não chegaste ao 3º ano de bolsa, creio que elas não existem. Se já chegaste ao 3º ano (mais de metade) aí pelo Estatuto do Bolseiro pode ser exigida a devolução do dinheiro, ainda que nunca tenha visto neste fórum ou conhecido nenhum caso onde isso tenha efectivamente acontecido - mas claro que é mais fácil a tua desistência ser aceite sem sansões se o teu orientador aceitar "a bem" e passar algum parecer a aceitar essa situação do que se ele/a passar um parecer negativo ao teu trabalho...

Nota que muita gente passa por períodos negros no doutoramento, e se desistires provavelmente não poderás repetir, pelo menos com financiamento da FCT. Assim, em minha opinião, acima de tudo não tomes uma decisão precipitada e de "cabeça quente" no seguimento de te ter sido roubado o PC. Deixa passar ao menos um ou dois meses a ver se essa ideia se mantém depois de "acalmares a cabeça".

A cláusula do Estatuto do Bolseiro quanto à devolução de dinheiro e desistência é:
Fonte: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatut ... o.phtml.pt
Artigo 18º
Sanções
(...)
2. No caso de incumprimento reiterado e grave por parte do bolseiro, a entidade financiadora tem direito a exigir a restituição das importâncias atribuídas.
3. (Revogado.)
4. A entidade financiadora tem ainda direito a exigir do bolseiro e ou da entidade de acolhimento a restituição das importâncias atribuídas, salvo motivos poderosos devidamente justificados, em caso de não entrega da tese para a obtenção do grau no período de três anos após a cessação do contrato de bolsa.
5. O disposto no número anterior é aplicável no caso de desistência de bolsa, por parte do bolseiro, depois de decorrido metade do período da duração da mesma e sem a entrega da tese para a obtenção do grau no período de três anos após a cessação do contrato de bolsa.
6. A decisão de aplicação das sanções a que se referem os n.os 1 e 2 compete ao membro do Governo responsável pela área da ciência, ouvido o provedor do bolseiro e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Boa sorte.

S. Peirabo
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta mar 28, 2014 9:38 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Mensagem por S. Peirabo »

Olá,

também quero cancelar a minha bolsa de doutoramento, e tenho uma pergunta adicional: a respeito do pagamento das mensalidades, estou no segundo ano da bolsa,
mas tive, antes deste pagamento das mensalidades, outra bolsa que me pagou as mensalidades, enquanto a FCT já me pagou automaticamente as propinas para este ano lectivo decorrente (antes de comeCar o pagamento das mensalidades).

Neste caso, podia ainda cancelar sem ter que devolver a bolsa, uma vez que estou no segundo ano do pagamento das mensalidades, e uma vez que eu, explìcitamente, pedi o inìcio da bolsa para o momento em que comeCaram as mensalidades?

AgradeCo desde jà a atenCAo,
S. Peirabo

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

S. Peirabo Escreveu:Olá,

também quero cancelar a minha bolsa de doutoramento, e tenho uma pergunta adicional: a respeito do pagamento das mensalidades, estou no segundo ano da bolsa,
mas tive, antes deste pagamento das mensalidades, outra bolsa que me pagou as mensalidades, enquanto a FCT já me pagou automaticamente as propinas para este ano lectivo decorrente (antes de comeCar o pagamento das mensalidades).

Neste caso, podia ainda cancelar sem ter que devolver a bolsa, uma vez que estou no segundo ano do pagamento das mensalidades, e uma vez que eu, explìcitamente, pedi o inìcio da bolsa para o momento em que comeCaram as mensalidades?

AgradeCo desde jà a atenCAo,
S. Peirabo
Olá.
Eu creio que não terás problemas se quiseres desistir, uma vez que estás no segundo ano. A única eventual "nuance" que vejo é se a "outra bolsa que me pagou as mensalidades" de que falas era outra BD, e como tal eventualmente contarem o tempo dessa bolsa como tempo de BD. Mas seja como for, era outra bolsa, para todos os efeitos, pelo que acho que isto não se passaria.
De qualquer modo, para ter certezas, se calhar o melhor é perguntares directamente à FCT.

Nota que é muito frequente um sentimento de desânimo durante os doutoramentos, que é na maior parte das vezes passageiro. Assim, o meu conselho é que não tomes decisões precipitadas e procures persistir algum tempo no teu trabalho, eventualmente conversando com o teu orientador relativamente a aspectos que te desagradem, de modo a procurar corrigir o que vai mal e levar o teu trabalho a um bom fim.

Boa sorte.

SN88
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta ago 01, 2014 3:45 pm
University/ Institute: ITQB

Mensagem por SN88 »

Boa tarde.

Vocês chegaram a conseguir cancelar a vossa bolsa? Necessitaram pagar alguma coisa?

O que enviaram?

Obrigada!!

Responder