Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
eze83
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 87
Registado: quinta mai 02, 2013 5:30 pm
University/ Institute: FCUL

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por eze83 »

eze83 Escreveu:BB em Geociências:
Nº candidatos: 41 (parece-me estranhamente baixo);
nº bolsas: 5;
linha de corte: 3.604

Felizmente tive bolsa, com coeficente de 4,066, mas no mérito dos orientadores/instituição de acolhimento tive 1.53 (num máximo de 5). Posso dizer-vos que em 2011 uma colega minha candidatou-se com os mesmos orientadores e instituição de acolhimento e foi-lhe atribuído um valor superior a 4. Estranho...
BD e não "BB"...

Duarte
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 12
Registado: sexta jun 21, 2013 1:12 am
University/ Institute: UPorto

Re: Bolsas 2013 - Resumo Estatístico

Mensagem por Duarte »

Tipo de bolsa: BD
-Área científica: Imunologia e Infeção & Neurociências, Envelhecimento e Doenças Degenerativas
-Linha de corte: 4.46
-Número de candidatos aprovados: 8
-Número total de candidatos: 92

turbonegro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: sexta dez 20, 2013 6:13 pm
University/ Institute: UMinho

Re: Bolsas 2013 - Resumo Estatístico

Mensagem por turbonegro »

HMAS Escreveu:-Tipo de bolsa: BD
-Área científica: Eng. Mecânica
-Linha de corte: 4,348
-Número de candidatos aprovados: 12
-Número total de candidatos: 102
Queria realçar, e como um post acima pode confirmar, que o número total de candidatos são 114. Acredito que estivesse a referir-se aos não aprovados mas o total é mesmo 114 (102+12).

rapajic
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: quarta dez 18, 2013 5:22 am
University/ Institute: Coimbra

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por rapajic »

Não há como evitar!? Não há investigação fora de Portugal? E ter um painel com pelo menos alguns estrangeiros?
A lista e as avaliações são discutidas por todo o painel. O orientador acaba sempre por avaliar o orientando, directa ou indirectamente.
O clientelismo é um problema a todos os níveis do Ensino Superior português e vai desde exemplo ao da mulher do ministro e respectivos amigos todos nomeados pelo senhor para isto e aquilo.
Mas são tudo coincidências e nunca há ninguém mais competente do que o amigo da esquina...

Obviamente não defendo os cortes e estou perfeitamente de acordo que o financiamento (ou a falta dele) são o problema maior mas o clientelismo que grassa na "academia" não deixa de ser um problema também. Só porque a fome em África é um problema maior do que o financiamento da FCT não significa que o último seja irrelevante.
sergiodiassilva Escreveu:
rapajic Escreveu:No mínimo no caso da união europeia é bastante claro que todos deveriam ser livres de se candidatarem a todas as bolsas de todos os países. Duvido que seja sequer legal limitar um europeu residente em Portugal de o fazer, por exemplo.

A mim revolta-me mais que das 5 bolsas de história pelo menos uma tenha ido para uma aluna que, com uma rápida pesquisa no google, ficamos a saber ter sido orientada por um dos membros do painel durante o respectivo mestrado.
Se o teu orientador tivesse sido convidado para o painel, aceitavas ficar excluído do concurso à partida por causa disso? Faz sentido exigir que só pessoas sem orientandos pertençam aos painéis de avaliação?

Mais uma vez, acho que estão a focar a verbalização, como lhe chamaram, na parte errada da questão. Não vejo ninguém a criticar os cortes cegos determinados pelas opções do Ministério das Finanças que levaram a que a FCT tivesse de reduzir o número de bolsas.

Claro que há gente com bolsa que tinha o orientador no painel. É sinal que as pessoas do painel têm atividade como orientadores, o que eu acho importante. Só não podem ser essas pessoas a avaliar a candidatura do próprio orientando, de resto não há como evitar...

alguém
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 42
Registado: terça jul 30, 2013 10:03 pm
University/ Institute: Porto

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por alguém »

alguém sabe o porque de não vir especificado as bonificações ao mérito do candidato??
Não consigo perceber que bonificações me deram ou não deram....

luisreino
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: segunda mai 09, 2011 12:19 pm
University/ Institute: Porto

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por luisreino »

Claramente (concurso BPD) os candidatos com doutoramento com mais de três anos ficaram quase impossibilitados de ter bolsa.

themegalaliz
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: quinta dez 05, 2013 11:39 am
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Bolsas 2013 - Resumo Estatístico

Mensagem por themegalaliz »

-Tipo de bolsa: BD
-Área científica:Ciências Biológicas I
-Linha de corte: 4,200
-Número de candidatos aprovados: 7
-Número total de candidatos: 44

Puki
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: terça jan 14, 2014 11:01 pm
University/ Institute: UNL

Re: Bolsas 2013 - Resumo Estatístico

Mensagem por Puki »

-Tipo de bolsa: BD
-Área científica: Agricultura e Ciências Florestais
-Linha de corte: 4.320
-Número de candidatos aprovados: 9
-Número total de candidatos: 70

Puki
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: terça jan 14, 2014 11:01 pm
University/ Institute: UNL

Re: Bolsas 2013 - Resumo Estatístico

Mensagem por Puki »

Sarokita Escreveu:Alguém me sabe dizer alguma coisa sobre as bolsas na área da agricultura... A minha candidatura está ilegível e não consigo ver nada na minha página.

Obrigada.
-Tipo de bolsa: BD
-Área científica: Agricultura e Ciências Florestais
-Linha de corte: 4.320
-Número de candidatos aprovados: 9
-Número total de candidatos: 70

Zé Nano
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: sábado mar 22, 2008 7:37 pm

Re: Bolsas 2013 - Resumo Estatístico

Mensagem por Zé Nano »

-Tipo de bolsa: BD
-Área científica: Engenharia Química & Nanociência e Nanotecnologia
-Linha de corte: 4.440
-Número de candidatos aprovados: 8
-Número total de candidatos: 77

eze83
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 87
Registado: quinta mai 02, 2013 5:30 pm
University/ Institute: FCUL

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por eze83 »

alguém Escreveu:alguém sabe o porque de não vir especificado as bonificações ao mérito do candidato??
Não consigo perceber que bonificações me deram ou não deram....
No meu caso está especificado o porquê das bonificações. Havia instruções concretas para que isso fosse feito! No teu caso não escreveram nada de nada?

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Bolsas 2013 - Resumo Estatístico

Mensagem por el_Bosco »

-Tipo de bolsa: BD
-Área científica: Arqueologia & Património e Museologia
-Linha de corte: 4.408
-Número de candidatos aprovados: 4 (6%)
-Número total de candidatos: 60
sergiodiassilva Escreveu:Já se percebe que a percentagem ficou entre os 8% e os 10%, conforme anunciado.
Parece isso nas de BPD. Nas BD foi quase sempre entre 5% e 8%.

luisreino
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: segunda mai 09, 2011 12:19 pm
University/ Institute: Porto

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por luisreino »

Escreveram isto:

"Doutoramento há mais de 3 anos (2010). Nota base: 2,0. Muito boa produção cientifica, sendo 1º autor de várias publicações. Tem contribuições em livros/capítulos de livro. Coordenação de um projeto financiado em concurso competitivo."

eze83
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 87
Registado: quinta mai 02, 2013 5:30 pm
University/ Institute: FCUL

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por eze83 »

luisreino Escreveu:Escreveram isto:

"Doutoramento há mais de 3 anos (2010). Nota base: 2,0. Muito boa produção cientifica, sendo 1º autor de várias publicações. Tem contribuições em livros/capítulos de livro. Coordenação de um projeto financiado em concurso competitivo."
No meu caso foi algo semelhante. Espero que tenhas sido bem valorizado para além dos 2.0, caso contrário os comentários não fazem sentido.

Durham
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: domingo abr 29, 2012 1:09 am
University/ Institute: University of Durham

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por Durham »

Exactamente como eu: Eu tive um N/A mas ainda me deram classificações e num artigo que publiquei disseram que a revista não consta da Science citation index!
Sarisa Escreveu:Eu recebi um email a dizer que a minha candidatura foi considerada Não Elegível, pelo motivo de:

- Não cumprimento da regra regulamentar de nota de licenciatura inferior a
14 mas existência de publicações

No Sig diz "No results are available ...". Será que vai ficar assim? Que nem viram o projecto e negaram logo? Bom, eu sabia que não iria receber. Para o ano, se não conseguir outra bolsa que estou a tentar, volto a tentar. Já terei uma publicação. Talvez tenha hipoteses...

Parabéns a quem conseguiu e boa sorte para quem não conseguiu.

ASantana
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: terça jan 14, 2014 11:51 pm
University/ Institute: UCoimbra

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por ASantana »

Olá. Tenho uma dúvida na minha avaliação e gostava de saber se alguém me sabe esclarecer esta frase "Programa de trabalhos não inserido em projecto competitivo pelo que de acordo com regulamento da FCT sofre uma penalização (-0.5)." Alguém me sabe dizer do que se trata estes projectos competitivos?

themegalaliz
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: quinta dez 05, 2013 11:39 am
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por themegalaliz »

ASantana Escreveu:Olá. Tenho uma dúvida na minha avaliação e gostava de saber se alguém me sabe esclarecer esta frase "Programa de trabalhos não inserido em projecto competitivo pelo que de acordo com regulamento da FCT sofre uma penalização (-0.5)." Alguém me sabe dizer do que se trata estes projectos competitivos?
bem vindo ao clube!!! também não fizeram distinção entre ter artigos como 1o autor e outros como co-autor (simplesmente disseram co-author of 2 papers in peer-reviewed journals). Omitiram coisas importantes do meu CV.... Olha, palhaçada!

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 283
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por sandra.r.santos »

ASantana Escreveu:Olá. Tenho uma dúvida na minha avaliação e gostava de saber se alguém me sabe esclarecer esta frase "Programa de trabalhos não inserido em projecto competitivo pelo que de acordo com regulamento da FCT sofre uma penalização (-0.5)." Alguém me sabe dizer do que se trata estes projectos competitivos?
Olá, passa-se o mesmo comigo. Essa questão estava no regulamento da avaliação que determina o seguinte:
Se a tua investigação não estiver integrada no âmbito de um projeto que já tenha financiamento da FCT tens uma penalização de 0.5 no programa de trabalhos...

enfim...
Boa sorte no teu projeto*

Sandra

uatu
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: quarta jan 15, 2014 12:33 am
University/ Institute: FLUL

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por uatu »

Olá,

Como outros, registei-me depois de saber os resultados.

Há algo podre no reino da Dinamarca e só a união de todos os bolseiros, vencedores e não vencedores, poderá trazer alguma justiça e transparência a este processo. É verdade que os cortes do Governo foram severos mas a crítica do processo não se faz apenas só num campo.

Cada um vive o seu caso pessoal e expande as suas considerações sobre o concurso FCT deste ano de acordo com a sua área científica. A pouco e pouco poderemos chegar a uma visão de conjunto.

No meu caso houve 60 candidatos, 4 bolsas (6,6%). O ano passado foram atribuídas doze.

Fui penalizado em 0,5 pontos por não pertencer a nenhum projecto financiado (nunca ouvi falar deste critério e não me lembro sequer de alguém o referir...adenda: vi agora a referência da Sandra...podes fornecer uma ligação para isso?) e o meu mestrado na área também não foi contabilizado (menos 0,5 pontos). Umas simples contas de algibeira colocavam-me acima da linha de corte.

Contestar e apresentar recurso? Claro que sim. Só que quando a resposta chegar já a raiva está mais mansa e os bolseiros mais dispersos. É agora a hora de agir. A ABIC deveria pressionar a FCT para uma reunião com o seu departamento de Recursos Humanos e levar as suas críticas até às últimas consequências.

Um abraço solidário a todos e votos para que não esmoreçam.

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 283
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por sandra.r.santos »

uatu Escreveu:Olá,

Como outros, registei-me depois de saber os resultados.

Há algo podre no reino da Dinamarca e só a união de todos os bolseiros, vencedores e não vencedores, poderá trazer alguma justiça e transparência a este processo. É verdade que os cortes do Governo foram severos mas a crítica do processo não se faz apenas só num campo.

Cada um vive o seu caso pessoal e expande as suas considerações sobre o concurso FCT deste ano de acordo com a sua área científica. A pouco e pouco poderemos chegar a uma visão de conjunto.

No meu caso houve 60 candidatos, 4 bolsas (6,6%). O ano passado foram atribuídas doze.

Fui penalizado em 0,5 pontos por não pertencer a nenhum projecto financiado (nunca ouvi falar deste critério e não me lembro sequer de alguém o referir...adenda: vi agora a referência da Sandra...podes fornecer uma ligação para isso?) e o meu mestrado na área também não foi contabilizado (menos 0,5 pontos). Umas simples contas de algibeira colocavam-me acima da linha de corte.

Contestar e apresentar recurso? Claro que sim. Só que quando a resposta chegar já a raiva está mais mansa e os bolseiros mais dispersos. É agora a hora de agir. A ABIC deveria pressionar a FCT para uma reunião com o seu departamento de Recursos Humanos e levar as suas críticas até às últimas consequências.

Um abraço solidário a todos e votos para que não esmoreçam.
Olá
A questão da penalização de 0.5 está na página 15 do Guião de Avaliação, é logo a primeira frase:

Mérito do Programa de Trabalhos (40%)
Os planos de trabalhos que objetivamente não se enquadrem no âmbito de projetos aprovados para financiamento em concursos competitivos (nacionais ou internacionais) serão penalizados com 0,5.


Estou a aperceber-me de que há imensas injustiças...
é triste...

Boa sorte

Sandra

Responder