Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Matrix
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: sexta jun 15, 2012 6:09 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por Matrix »

Boa tarde.

Eu sou bolseiro de Pós-Doutoramento da FCT e fiz, até Janeiro de 2014, descontos para o SSV. No entanto, uma vez que estou a dar 4 horas de aulas numa faculdade, tive que suspender o pagamento do SSV durante o período do contrato (segundo semestre).
Dei-me conta que o valor de desconto para a SS (que estou a fazer) é de apenas
Eur 15.78, o que é muito baixo.

Questão: existe algum modo de acumular este desconto com algum pagamento à Segurança Social de forma a perfazer o valor do SSV?

Obrigado pela vossa atenção.

Abraço,
Matrix ;)

sandraoliveira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: sexta set 24, 2010 7:03 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por sandraoliveira »

Olá! Tenho uma dúvida quanto à data de inscrição do SSV. O meu programa doutoral tem a data de 15 de Março 2014, mas só vão começar a pagar (com retroactivos) a partir de Setembro, posso só me inscrever a partir desse mês? Pelo que li, sim. Mas pela experiência dos colegas, vejo que depois a SegSocial só olha para a declaração da FCT com a indicação da data de início, o que me pode trazer graves problemas...

O meu problema é que entretanto durante esse tempo de espera da bolsa estive a viver com um subsidio de emprego (subsequente), por isso, para não ter de devolver, terei mesmo só de iniciar as contribuições do SSV depois de Agosto (terminus do subs. emprego).

Atentamente

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por spca »

sandraoliveira Escreveu:Olá! Tenho uma dúvida quanto à data de inscrição do SSV. O meu programa doutoral tem a data de 15 de Março 2014, mas só vão começar a pagar (com retroactivos) a partir de Setembro, posso só me inscrever a partir desse mês? Pelo que li, sim. Mas pela experiência dos colegas, vejo que depois a SegSocial só olha para a declaração da FCT com a indicação da data de início, o que me pode trazer graves problemas...

O meu problema é que entretanto durante esse tempo de espera da bolsa estive a viver com um subsidio de emprego (subsequente), por isso, para não ter de devolver, terei mesmo só de iniciar as contribuições do SSV depois de Agosto (terminus do subs. emprego).

Atentamente
Olá.
Se só começares a bolsa em Setembro (data de início dos trabalhos para efeitos de pagamento da bolsa) não tens problemas. Se começares antes (recebendo em Setembro com retroactivos) podes vir a ter problemas por causa dos meses em que houver sobreposição entre a bolsa e o subsídio de desemprego subsequente pois não podes receber qualquer outra bolsa ou subsídio durante a vigência da bolsa.
Assim, parece-me que de facto deves insistir para só iniciar o SSV em Setembro se queres tentar que isso passe despercebido...

Fonte: Regulamento das bolsas da FCT, http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt
Secção II · Regime e condições financeiras das bolsas
Artigo 22.º – Exclusividade

1. Cada bolseiro não pode ser simultaneamente beneficiário de qualquer outra bolsa, exceto quando expressamente acordado entre as entidades financiadoras.
2. As funções do bolseiro são exercidas em regime de dedicação exclusiva nos termos previstos no Estatuto do Bolseiro de Investigação devendo garantir-se a exequibilidade do plano de trabalhos sob pena de não atribuição ou cancelamento da bolsa.
3. O bolseiro tem a obrigação de informar a entidade financiadora da obtenção de qualquer outra bolsa ou subsídio, proveniente de qualquer instituição portuguesa, estrangeira ou internacional, do exercício de qualquer atividade remunerada, ou da inscrição em qualquer ciclo de estudos, desde que qualquer destes factos não estivesse inicialmente previsto na sua candidatura.

Boa sorte.

sandraoliveira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: sexta set 24, 2010 7:03 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por sandraoliveira »

Obrigado pela informação. Mas esperar 6 meses da bolsa sem auferir absolutamente nada é ridículo. Já dei voltas à cabeça a tentar compreender como outros fazem, como vivem do ar e vento.

A minha dúvida prendia-se como o SSV...Mas lá terá de ser, iniciar a bolsa só nesse mês.

Atentamente

jcmpoliveira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 18
Registado: quarta set 18, 2013 11:23 am
University/ Institute: INESC

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por jcmpoliveira »

Viva

Tenho uma BD com inicio em Março de 2014, mas a FCT só começou a pagar com retroativos este mês, e tambem só recebi o contrato assinado pela FCT há pouco tempo.

Agora quero inscrever-me no SSV.
Posso inscrever-me desde o início da bolsa (Março), ou devo só inscrever a partir de agora (Agosto)??
Pois li algures que há a possibilidade de pagar juros. Mas neste caso o atraso é culpa da FCT.

Cumprimentos

anageorge
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 78
Registado: segunda nov 27, 2006 8:04 pm
University/ Institute: UNL
Localização: Lisboa

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por anageorge »

jcmpoliveira Escreveu:Viva

Tenho uma BD com inicio em Março de 2014, mas a FCT só começou a pagar com retroativos este mês, e tambem só recebi o contrato assinado pela FCT há pouco tempo.

Agora quero inscrever-me no SSV.
Posso inscrever-me desde o início da bolsa (Março), ou devo só inscrever a partir de agora (Agosto)??
Pois li algures que há a possibilidade de pagar juros. Mas neste caso o atraso é culpa da FCT.

Cumprimentos
Quando fiz isso em 2008, a SS deixou que me inscrevesse com data anterior, mas os juros são sempre pagos por nós. O problema é que acho que agora a SS não permite isso, pelo menos tentei numa nova bolsa e não o fizeram.

anageorge
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 78
Registado: segunda nov 27, 2006 8:04 pm
University/ Institute: UNL
Localização: Lisboa

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por anageorge »

O email para enviar o pedido de reembolso com os comprovativos está em baixo,ou é pelo peso dos comprovativos anexados? Alguém consegue enviar emails para o id.bolsas?

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por spca »

anageorge Escreveu:O email para enviar o pedido de reembolso com os comprovativos está em baixo,ou é pelo peso dos comprovativos anexados? Alguém consegue enviar emails para o id.bolsas?
Olá.
O email id.bolsas@fct.pt foi substituído pelo bolsas@fct.pt

Boa sorte.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por spca »

anageorge Escreveu:
jcmpoliveira Escreveu:Viva

Tenho uma BD com inicio em Março de 2014, mas a FCT só começou a pagar com retroativos este mês, e tambem só recebi o contrato assinado pela FCT há pouco tempo.

Agora quero inscrever-me no SSV.
Posso inscrever-me desde o início da bolsa (Março), ou devo só inscrever a partir de agora (Agosto)??
Pois li algures que há a possibilidade de pagar juros. Mas neste caso o atraso é culpa da FCT.

Cumprimentos
Quando fiz isso em 2008, a SS deixou que me inscrevesse com data anterior, mas os juros são sempre pagos por nós. O problema é que acho que agora a SS não permite isso, pelo menos tentei numa nova bolsa e não o fizeram.
Olá.
Eu penso que podes, e és "obrigado", a inscrever-te desde o início da bolsa, conforme a declaração da FCT (penso que não és mesmo obrigado mas terás de insistir se não o quiseres), excepto se já fizer mais do que um ano desde o início da bolsa.
Desde que pagues os meses de SSV todos quando o processo de inscrição for concluído, através de Multibanco, creio que não pagas juros (ou banca online se for BD ou BPD, não uses banca online para outras bolsas que não sejam pagas directamente pela FCT, ex. de projecto, pois podes não ser reembolsado).
Não sei se terás de pagar juros caso faças o pagamento nas Tesourarias da Seg Social.

Boa sorte.

anageorge
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 78
Registado: segunda nov 27, 2006 8:04 pm
University/ Institute: UNL
Localização: Lisboa

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por anageorge »

spca Escreveu:
anageorge Escreveu:O email para enviar o pedido de reembolso com os comprovativos está em baixo,ou é pelo peso dos comprovativos anexados? Alguém consegue enviar emails para o id.bolsas?
Olá.
O email id.bolsas@fct.pt foi substituído pelo bolsas@fct.pt

Boa sorte.
Obrigada! Já foi! Estranho porque em Julho (acho) recebi email a partir do outro endereço...

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por spca »

anageorge Escreveu:
spca Escreveu:
anageorge Escreveu:O email para enviar o pedido de reembolso com os comprovativos está em baixo,ou é pelo peso dos comprovativos anexados? Alguém consegue enviar emails para o id.bolsas?
Olá.
O email id.bolsas@fct.pt foi substituído pelo bolsas@fct.pt

Boa sorte.
Obrigada! Já foi! Estranho porque em Julho (acho) recebi email a partir do outro endereço...
Eles mantiveram o email antigo activo durante algum tempo. Talvez o tenham desactivado entretanto.
Boa sorte para um rápido reembolso.

ARPE
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: quinta nov 24, 2011 12:11 pm
University/ Institute: Universidade de Vigo

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por ARPE »

Gostava de saber se a FCT re-embolsa o seguro social voluntario quando a bolsa está suspedida por licença de maternidade.

Muito Obrigada

FDFS
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 20
Registado: quarta jul 31, 2013 5:19 pm
University/ Institute: EUI

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por FDFS »

Boa noite.

Alguém tem uma ideia de quanto tempo estão a demorar os reembolsos, em média?

Obg.

apispa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 8
Registado: terça dez 30, 2014 6:54 pm
University/ Institute: ISPA

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por apispa »

ARPE Escreveu:Gostava de saber se a FCT re-embolsa o seguro social voluntario quando a bolsa está suspedida por licença de maternidade.

Muito Obrigada
Ola,

Reembolsa sim, igualzinho aos restantes meses de bolsa. Isto pelo menos s optar por informar a fct e nao a SS.

apispa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 8
Registado: terça dez 30, 2014 6:54 pm
University/ Institute: ISPA

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por apispa »

FDFS Escreveu:Boa noite.

Alguém tem uma ideia de quanto tempo estão a demorar os reembolsos, em média?

Obg.
Comigo tem sido: Se eu entrego ate dia 15 do mês os comprovativos, no mês seguinte recebo. Se so entrego depois, vem no mês a seguir, ou seja 1,5 meses depois +/-.

Acho q so uma vez tive atrasos. E aí foi de um mês. Eu tenho optado por pagar de 6 em 6 meses, junto tudo e pelo reembolso dos 6 meses juntos.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por spca »

apispa Escreveu:(...)Eu tenho optado por pagar de 6 em 6 meses, junto tudo e pelo reembolso dos 6 meses juntos.
Olá.
Notem que o que está na lei é que o pagamento deve ser feito até ao dia 20 do mês seguinte, e podem ser exigidos juros de mora devido aos atrasos. O sistema multibanco ou de banca on-line não detecta movimentos em atraso ou se já foram feitos, etc., simplesmente debita o mês que indicarem (mesmo se por ex. já pagaram esse mês). Assim, se deixarem acumular 6 meses (com pagamentos em atraso), talvez o sistema Multibanco não reclame mas algum dia vos venham a exigir o pagamento de juros de mora devido aos atrasos.
Eu prefiro pagar tudo "direitinho" até ao dia 20 do mês seguinte. Mesmo que eventualmente deixe acumular 2 ou 3 meses e depois os envie juntos.

Boa sorte.

apispa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 8
Registado: terça dez 30, 2014 6:54 pm
University/ Institute: ISPA

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por apispa »

spca Escreveu:
apispa Escreveu:(...)Eu tenho optado por pagar de 6 em 6 meses, junto tudo e pelo reembolso dos 6 meses juntos.
Olá.
Notem que o que está na lei é que o pagamento deve ser feito até ao dia 20 do mês seguinte, e podem ser exigidos juros de mora devido aos atrasos. O sistema multibanco ou de banca on-line não detecta movimentos em atraso ou se já foram feitos, etc., simplesmente debita o mês que indicarem (mesmo se por ex. já pagaram esse mês). Assim, se deixarem acumular 6 meses (com pagamentos em atraso), talvez o sistema Multibanco não reclame mas algum dia vos venham a exigir o pagamento de juros de mora devido aos atrasos.
Eu prefiro pagar tudo "direitinho" até ao dia 20 do mês seguinte. Mesmo que eventualmente deixe acumular 2 ou 3 meses e depois os envie juntos.

Boa sorte.
Ah! É isso que eu faço, ou mais ou menos! Eu pago 6 meses adiantados, tipo em Janeiro pago Janeiro e até Junho e peço logo o reembolso. guardo esse dinheiro e uso em Julho para pagar os 6 meses seguintes. E por aí em diante.

Que eu saiba a carta não vem para casa com os juros de mora (no início n pagava muitas vezes atempadamente), mas qd ia à SS resolver a coisa, lá vinha a dívida. é uma chatice. Acabei por me organizar desta forma e tem funcionado muito bem.

acsg
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: quinta jan 29, 2015 5:40 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por acsg »

ola

ja levantei esta questão noutro tópico sobre SSV. o que gostaria de saber é como fizeram agora o pagamento de janeiro deste ano visto que a fct disse que iria alterar a forma de reembolso, recebendo-se tdos os meses a partir de 2015 o valor do SSV juntamente com o valor da bolsa e no final do ano apresentar-se-iam os comprovativos de pagamento. achei esta ideia excecional o problema é que so sube desta alteração quando recebi a carta de renovação da bolsa ou seja já este ano e a comunicação de que queria pagar o SSV em 2015 deveria ter sido feita em 2014.

não sei como irei proceder ao pagamento do ssv de janeiro. já envie email a fct, ja tentei ligar mais do que uma vez mas sem sucesso.

o que acham que devo fazer? pago este mês de janeiro como sempre fiz até agora e apresento-lhes o comprovativo e fico à espera do reembolso? ate porque os meses de novembro e dezembro de 2014 só deverei ser reembolsada em março de 2015.

obrigada pela ajuda

acsg
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: quinta jan 29, 2015 5:40 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por acsg »

Afinal já consegui falar com a FCT. o meu caso foi um caso excecional pois renovei logo em janeiro de 2015 mais um ano de bolsa e este mês não recebi o valor respeitante ao SSV.

o que me disseram para fazer foi pagar o mes de janeiro e enviar-lhes o comprovativo de pagamento, como tenho feito até aqui.

a partir do próximo mês, provavelmente, as coisas já estarão acertadas.

obrigada

Maria Ramalho
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 24
Registado: quinta abr 10, 2014 1:49 am
University/ Institute: FEUP

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por Maria Ramalho »

Boa noite a todos,

Inscrevi-me este mês no seguro social voluntário, pelo que ainda não sei bem como funcionam algumas coisas. Se pagar por multibanco, onde obtenho os recibos para envio à FCT para pedido de reembolso?

Obrigada
Maria

Responder